Sendo a subjetividade social e a individual momentos diferentes de um mesmo sistema. Segundo Mitjáns Martinez e González Rey (2012), durante o processo de aprendizagem tanto são expressos sentidos subjetivos produzidos em momentos anteriores que se configuram na ação do aprender, quanto são produzidos outros sentidos.
Nesse processo são produzidos sentidos subjetivos tanto do participante quanto do pesquisador. Desse modo, a comunicação direta entre o pesquisador e o participante da pesquisa torna-se a via principal para que o participante mantenha-se implicado com a investigação.
Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.
Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.
Do ponto de vista da sociologia, a subjetividade se refere ao campo de ação e representação dos sujeitos – sempre condicionados a circunstâncias históricas, políticas e culturais. ... Este relacionamento nos insere dentro de esferas de representação social em que cada sujeito ocupa seu papel de agente dentro da sociedade.
27 curiosidades que você vai gostar
O que eu defino como realidade subjetiva é a realidade totalmente dependente do sujeito, como se a mente deste produzisse a realidade (tipo o solipsismo) e não houvesse referencial concreto, uma vez que a própria mente do indivíduo cria a realidade.
A subjetividade, portanto, é constituída por fatores internos e externos, na qual a forma de o indivíduo se perceber está relacionada com o modo como os homens estabelecem as relações sociais em um contexto específico, decorrente de condições histórico-sociais.
Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador. Ele entrou na sala, conversou com todos de uma forma muito simpática e conquistou o cargo.”
Distingue-se a interpretação subjetiva e objetiva. A interpretação subjetiva tem por fim a verificação da vontade real dos contraentes, enquanto a interpretação objetiva visa a esclarecer o sentido das declarações que continuem dúbias ou ambíguas por não ter sido possível precisar a efetiva intenção das partes.
Como começar na correspondência jurídica?
Pode tomar vitamina D sem prescricao médica?
O que significa a palavra Tupperware em português?
Qual é o certo salmão ou Salmon?
Quem tem deficiência consegue aprender algo novo?
Como se escreve o nome Vitória em coreano?
Quais são os movimentos feitos com a bola na ginástica rítmica?
Como escrever por extenso o primeiro dia do mês?
Qual a forma de fração de 1 1?
Como identificar as coisas do bebê para creche?
Como o fabricante de tênis sabe que seus produtos são de qualidade?
Como a faculdade pode transformar a sua vida por meio da educação?
Quais as expectativas de Rutherford quanto ao experimento?