A aposentadoria por idade é o benefício concedido ao segurado da Previdência Social que atingir a idade considerada risco social. A matéria é regulamentada pela Lei 8.213/91, arts. 48 a 51; e pelo Regulamento da Previdência Social, Decreto 3048/99, arts. 51 a 55.
No geral, o valor da Aposentadoria Por Idade corresponde a 70% do salário de benefício, somado a 1% para cada ano completo de trabalho, limitando-se ao percentual de 100% do salário de benefício.
Para fazer a solicitação do benefício de aposentadoria por idade, o contribuinte deve ter realizado, pelo menos, 20 anos de contribuição se homem, e 15, se mulher. Ou seja, o solicitante precisa pagar ao INSS por 180 / 240 meses ou mais para ter direito de se aposentar por essa categoria.
A Aposentadoria por Idade é a mais vantajosa para quem começou a contribuir mais tarde para o INSS. Quem começou a trabalhar muito jovem, normalmente tem aposentadorias mais vantajosas que a por idade, por isso, é muito importante que você conheça seu histórico de trabalho.
tiver 15 anos de tempo de contribuição; tiver a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 60 anos, se mulher.
42 curiosidades que você vai gostar
Esses limites mais recentes fazem com que o tempo de espera para a liberação da aposentadoria/pensão/auxílio fique entre 30 e 90 dias, de acordo com o tipo de benefício requerido.
Em 2021, a idade aumentou novamente mais seis meses e passou a ser de 57 anos para mulheres e 62 anos para os homens. A cada ano essa idade mínima vai aumentar em seis meses, quando, em 2031, ela será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
Antes da reforma, a grande vantagem da aposentadoria por tempo de contribuição era a possibilidade de se aposentar sem idade mínima. Além disso, o antigo cálculo do benefício exclui os 20% menores salários, o que pode aumentar o valor final do salário – se o fator previdenciário não reduzi-lo.
Em regra, é necessário ter, no mínimo, 15 anos de tempo de contribuição para conseguir se aposentar. Porém, como eu te disse, temos uma exceção. Antes de 1991, o requisito da carência era de 60 meses (5 anos). Tivemos uma alteração e esse requisito triplicou ao longo dos anos, chegando a 180 meses, como é até hoje.
O que é a energia nuclear e como funciona?
Como ocorre o aumento da força muscular?
Como utilizar remendo Vulcaflex?
Como ocorre o processo de carregamento e descarregamento do floema?
Como usar a fórmula se no LibreOffice?
Como ocorre o aumento da frequência cardíaca?
Como usar Saiao para diabetes?
Como utilizar a função ordem no Excel?
Quantos quilos aguenta a fita dupla face 3M?
Como usar a fita veda trinca 3M?
Para que serve as folhas de uva?
Como utilizar 2 monitores ao mesmo tempo?
Onde acontece o ciclo da alanina?
Como congelar churros caseiro?
Como solicitar Fomento Paraná?
Como dar Cálcio para Ampularia?