A Radioterapia Superficial e Ortovoltagem é uma modalidade radioterápica, realizada através de raios-X de baixa e média energia, com intuito de tratar lesões malígnas e benígnas superficiais com excelente reprodutibilidade e precisão.
O acelerador linear utiliza raios x de alta energia aplicados sobre o tumor a fim de destruir células cancerígenas e, com sua tecnologia, preserva o máximo de tecidos saudáveis ao redor. O equipamento é o mais usado para tratamentos de radiação de feixe externo para limitar os efeitos colaterais.
O que é radioterapia? É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada.
Ele faz a ponte entre o planejamento e a execução técnica. Assim, orienta os procedimentos que serão realizados. Ao profissional técnico caberá operar os equipamentos de radioterapia e posicionar os pacientes. Ele deverá realizar ainda imagens de verificação a cada semana para enviar ao médico radioterapeuta.
O kV (quilovoltagem) é o que mais afeta a qualidade e em menor grau, na quantidade de radiação. Na imagem, é responsável pela escala de contraste (a diferença entre tons de cinza). O mA (miliamperagem), é responsável pela corrente do tubo, ou seja, pela quantidade de radiação.
Os equipamentos utilizados na teleterapia podem ser quilovoltagem, de megavoltagem e de teleisotopoterapia. São tubos convencionais de raios X. A voltagem aplicada entre os eletrodos é no máximo de 250 kV. Por essa razão, esses equipamentos são usados principalmente no tratamento de câncer de pele.
Os aceleradores lineares modernos podem ser separados em dois tipos: para partículas pesadas (prótons ou íons) e para partículas leves (elétrons).
As vantagens do uso do acelerador linear para radiocirurgia incluem a possibilidade de uso de equipamento instalado para radioterapia convencional, a grande flexibilidade para modificar a geometria do campo e conformá-la à da lesão a ser tratada, a ausência de limites para o tamanho do campo e a possibilidade de ...
A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.
A radioterapia pode ser utilizada para o tratamento do câncer com diferentes objetivos. Quando há a possibilidade de cura da doença a radioterapia tem importante papel tanto isoladamente, como no caso de tumores iniciais sensíveis ao tratamento, quanto associada a outros tratamentos.
O que vale mais a dama ou valete?
Quem engorda mais tapioca ou pão?
Quais são as etapas da análise organizacional?
Porque entre as formas farmacêuticas de uso oral a Dragea?
Quais são as melhores marcas de TV?
Qual a importância da estrada de ferro para Araçoiaba?
Quantos km a XRE 300 2022 faz com 1 litro?
Quais são as causas e as consequências do trabalho infantil?
Como foi a Segunda Guerra Mundial no Brasil?
Quantos sertralina posso tomar por dia?
Porque o alarme fica apitando?
Qual o perigo de comer peixe cru?
O que é a teoria limitada da culpabilidade?
Como faço para ver mensagens antigas no Facebook?
Por que meu gato me acorda de manhã?
Quanto tempo dura o anestésico local?