A anaplasmose trombocitica canina é uma doença causada por uma bactéria gram negativa, pertencente à ordem Rickettssiales, família Anaplasmataceae e gênero Anaplasma (BAKER et al., 1987; DUMLER et al., 1995; HARRUS et al., 1997; FERREIRA et al., 2008).
O tratamento de escolha para anaplasmose granulocítica em cães é a doxiciclina (5 mg/ kg/BID ou 10 mg/kg/SID) por 14 dias 18 a 21 dias, porém o período de tratamento não está totalmente estabelecido. O prognóstico é ótimo, a maioria dos cães melhoram os sintomas em 24 a 48 horas.
Sintomas de ehrlichiose e anaplasmose Os sintomas geralmente começam cerca de 12 dias após a picada de um carrapato. Os sintomas começam de forma repentina. Eles incluem febre, calafrios, dores musculares, fraqueza, enjoo e/ou vômito, tosse, dor de cabeça e mal-estar.
A erliquiose é dividida em três fases: aguda, subclínica e crônica. Os principais sintomas clínicos observados nos cães são: apatia, falta de apetite, febre, vômitos, diarreia, sangue pelo nariz, respiração ofegante e mucosas pálidas (sinal de anemia).
No tratamento da erliquiose principalmente na fase aguda da doença a Doxiciclina na dose de10 mg/kg, via oral, uma vez ao dia, durante 28 dias, é o fármaco de eleição, com recuperação clínica em 24-72h (Neer & Harrus, 2006).
Anaplasma platys, anteriormente denominado de “Ehrlichia platys”, é um microorganismo com habilidade de parasitar as plaquetas, formando pequenas inclusões em seu interior. É um agente causador da trombocitopenia cíclica canina.
Os sinais clínicos causados pela infecção por Anaplasma são febre, perda do apetite, emagrecimento, pelos arrepiados, taquicardia, taquipnéia, redução dos movimentos de ruminação, anemia e icterícia (FARIAS, 2007).
Os sinais clínicos na anaplasmose e na babesiose por Babesia bigemina são apatia, anorexia, emagrecimento, pelos arrepiados, coração acelerado, respiração acelerada (batedeira), ausência de ruminação, quebra de leite (se for vaca), anemia (mucosa branca do olho, da boca, da vulva, mais frequente na babesiose), ...
Há duas espécies de anaplasma que podem causar a anaplasmose em cachorros, e são as seguintes: 1 Anaplasma phagocytophilum, que causa o que chamamos de anaplasmose canina ou anaplasmose granulocítica canina. 2 Anaplasma platys, responsável pela anaplasmose trombocítica ou trombocitopenia cíclica infecciosa. More ...
Também é possível observar microscopicamente, em esfregaços de sangue, as colônias formadas pelas anaplasmas, chamadas mórulas. Outros métodos diagnósticos para a anaplasmose canina são a sorologia e PCR. Anaplasmose canina tem cura. Para saber como curar a anaplasmose em cachorros, é necessário ir ao veterinário.
A anaplasmose e babesiose são doenças comumente associadas à este vetor. Causam grandes prejuízos aos animais, tanto de companhia como os de produção se estes não forem diagnosticados e tratados rapidamente (V IDOTTO; MARANA, 1999).
O que dói mais a dúvida ou a verdade?
O que significa chuva no dia do enterro?
Está viajando ou estar viajando?
Qual o enfermeiro que ganha mais?
Como bonita se classifica sintaticamente?
Qual é a medida do tijolo de 10?
Quais os continentes do Brasil?
Como faço para protestar uma pessoa?
Como relaxar e baixar a pressão?
Como funciona sobrenome nos EUA?
Qual a conclusão da primeira lei de Mendel?
Quanto tempo dura uma geladeira Brastemp?
Quantos tijolos gasta para fazer um quarto 3x3?
Quais as vacinas que devemos tomar para viajar?