O regaliz ou alcaçuz é uma espécie de planta com flor pertencente à família Fabaceae.
Possui raízes adocicadas, ricas em glicirrizina e das quais se extrai um xarope usado em confeitaria, em medicamentos para tosse e na produção de alguns tipos de cerveja.
O alcaçuz é uma planta medicinal, também conhecida como glicirriza, regaliz ou raiz-doce, que é conhecida como uma das plantas medicinais mais antigas do mundo, sendo utilizada desde a antiguidade para tratar vários problemas de saúde, especialmente problemas de estômago, inflamação e doenças respiratórias.
Caramelos de alcaçuz (ou de regaliz) é um doce com textura similar à bala de goma feito com extratos das raízes da planta alcaçuz, com adição de anis. Existe uma grande variedade desses doces mundo afora, e na Europa a forma mais comum é o “alcaçuz negro”, que se comercializa em forma de tubos, espirais ou pastilhas.
O alcaçuz natural, que tem um sabor muito doce, é extraído da raiz de um arbusto (Glycyrrhiza glabra) e utilizado medicinalmente na forma de cápsula, comprimido ou extrato líquido.
O alcaçuz é uma planta medicinal também chamada de regaliz cuja parte mais utilizada é sua raiz, de sabor adocicado. Usada para tratamento de problemas respiratórios, ela pode ser encontrada à venda em lojas de produtos naturais, feiras e farmácias de manipulação.
28 curiosidades que você vai gostar
De nome científico Glycyrrhiza glabra, pertence à família dos legumes. ... A planta medicinal alcaçuz mede até um metro de altura e tem folhas curtas ovaladas e folhas pequenas, rosadas ou azuladas.
Os efeitos colaterais do alcaçuz incluem retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea, diminuição da concentração de potássio no organismo, dor abdominal, dor de cabeça e dificuldade respiratória.
Para evitar esses problemas, pode-se substituir o Alcaçuz por Anis.
Também conhecida como cheiro-de-cavalo, a Ashwagandha (ou Ashvgandha) é amplamente utilizada para melhorar a vida sexual de homens e mulheres pois reduz a ansiedade, revitaliza, combate o estresse e promove um sono de qualidade.
Também conhecido como alcaçuz, o licorice, ou liquorice, é uma planta cujo extrato de sua raíz é usado para diversas finalidades e traz muitos benefícios à saúde, assim como alguns riscos. É utilizado a muitos anos na culinária e na medicina tradicional. ... Ajuda na saúde cardiovascular. Auxilia na ação do cortisol.
A massa de fora é feita com açúcar, farinha de amido, gelatina e glucose, além do corante e do sabor. Ela é levada até uma máquina, que a unirá à massa interna do doce. A massa interna é feita também de gelatina, açúcar e glucose, em diferentes proporções.
A parte mais utilizada do alcaçuz é a raiz. Este alimento ajuda a diminuir a tosse, pois tem ação expectorante. Além disso, a raiz de alcaçuz possui flavonoides que se destacam pelas ações antioxidante e anti-inflamatória. A planta também protege o fígado e por isso é boa para quem tem hepatite.
O chá de alcaçuz
Tomar o chá da raiz de alcaçuz emagrece; ele tem preparo é simples e deve ser utilizado junto a uma dieta equilibrada e funcional para o objetivo almejado. Você pode misturar em torno de 30 gramas da raiz da planta junto com 1 litro de água. Recomenda-se ferver a planta em torno de 10 minutos.
O mulungu, também conhecido pelo nome científico de Erythrina Mulungu, é uma planta medicinal encontrada no Brasil com ações calmante e de relaxamento. Assim, o chá de mulungu torna-se eficaz para o alívio de quadros leves de insônia, ansiedade e estresse.
Ela é rica em compostos ativos, como ácido cafeico, alcamidas, ácidos fenólicos, ácido rosmarínico e muitos outros. Por causa desses compostos benéficos à saúde, o chá de equinácea pode ser usado para fins medicinais, tais como fortalecer a imunidade e reduzir a ansiedade.
Para que serve o fedegoso
Ajudar no tratamento da anemia; Melhorar a saúde do fígado e prevenir a ocorrência de doenças hepáticas; Aliviar dores de cabeça; Auxiliar no tratamento de infecções, principalmente urinárias.
Para consumir, basta preparar em forma de infusão fervendo a raíz durante 15 minutos. Se quiser amenizar o gosto amargo característico, misture com frutas ou ervas. É possível ainda tomar através de cápsulas ou sua versão em pó. Tome a noite para dormir melhor e pela manhã para ter mais energia.
Este medicamento é indicado para distúrbios das funções do Sistema Nervoso Central (SNC) Vertigens e zumbidos (tinidos) resultantes de distúrbios circulatórios, distúrbios circulatórios periféricos (claudicação intermitente) e insuficiência vascular cerebral (MILLS & BONES, 2000; 2005).
Ashwagandha pode ser utilizado numa variedade de condições músculo-esqueléticas como, por exemplo, artrite e reumatismo. Também pode ser indicado como um tônico para aumento da energia com consequente melhora da saúde e aumento da longevidade. É indicado para atletas e idosos.
7 substitutos para o açucar refinadoMel. Além de natural e saboroso, o mel é muito saudável, pois é rico em nutrientes, como cálcio, ferro, potássio e magnésio, e apresenta um grande potencial antioxidante. ... Açúcar mascavo. ... Melado de cana-de-açúcar. ... Açúcar demerara. ... Açúcar de coco. ... Stevia. ... Xilitol.
Como dito anteriormente, existem outros tipos de adoçante que podem substituir o açúcar e que contêm edulcorantes naturais, como o xilitol e o stévia ou estévia.Estévia contra diabetes. ... Xilitol previne cáries, osteoporose e outras doenças. ... Agave, antioxidante natural. ... Açúcar de coco. ... Farinha de coco. ... Xarope de bordo.
Veja a seguir 10 alternativas naturais para trocar o açúcar e ter mais saúde sem perder o sabor doce dos alimentos.Mel. ... Stevia. ... Açúcar de Coco. ... Xilitol. ... Maple Syrup. ... Taumatina. ... Geleia de fruta sem açúcar. ... Açúcar Mascavo.
Quem não deve usar. Apesar de apresentar muitos benefícios, a equinácea está contraindicada no caso de alergia a plantas da família Asteraceae, assim como para pacientes com HIV, tuberculose, colagenose e esclerose múltipla.
Quem não deve usar. A espinheira-santa não deve ser usada durante a gravidez, pois pode causar contrações uterinas e aborto, e também não deve ser usada por mulheres em amamentação, porque pode provocar redução da quantidade de leite materno.
A alcachofra, é uma planta medicinal rica em água, fibras e flavonoides, além de ter boas quantidades de vitamina C e minerais, como o potássio e fósforo, tendo ação antioxidante, anti-inflamatória, diurética, probiótica e antidispéptica (combate a má digestão).
Como paginar no word por secçoes?
Quanto dura o efeito da cocaina?
Como foi marcada a primeira fase do Romantismo no Brasil?
Qual óleo usar no Sandero Stepway 1.6 16v?
O que são tecidos do corpo humano?
Qual o tipo de comércio que mais vende?
Quanto custa o curso tecnico de segurança do trabalho?
Qual o alimento da planta que é resultado do processo de fotossíntese?
Como acabar com as bolinhas da candidíase?
Pode o profissional de enfermagem se recusar a exercer alguma atividade?
Quantas calorias tem 80 gramas de arroz cozido?
Quais os feriados no mês de novembro?