De acordo com a Lei 13.431/17, a violência física, pode ser entendida como a ação infligida à criança ou ao adolescente que ofenda sua integridade ou saúde corporal ou que lhe cause sofrimento físico.
Ocorrem a partir da utilização de força física ou poder sobre si mesmo, pessoa ou grupo, causando algum tipo de dano. Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a violência2 como o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.
violência física: qualquer forma de violência física que um agressor(a) inflige ao companheiro(a). Pode traduzir-se em comportamentos como: esmurrar, pontapear, estrangular, queimar, induzir ou impedir que o(a) companheiro(a) obtenha medicação ou tratamentos.
VIOLÊNCIA FÍSICA
Tipos de Violência
A violência psicológica acontece pela manipulação realizada pelo agressor, que faz a vítima questionar a sua própria sanidade e inteligência. Não existe um perfil da vítima de violência psicológica, ela independe de tipo ou condição da pessoa.
Além dessas classificações, a violência pode ser definida considerando a qual grupo ou pessoa ela é direcionada: mulheres, crianças, idosos, indígenas, deficientes, população LGBT, etc. O termo violência entre parceiros íntimos refere-se a todo e qualquer comportamento em uma relação íntima.
A OMS divide as tipologias de violência conforme se é interpessoal -ou seja, atos cometidos por um indivíduo ou grupo de indivíduos-, suicídio e violência auto infligida e, por último, violência coletiva (membros de um grupo diante de outro grupo ou conjunto de sujeitos).
Já a expressão o uso de força física ou poder inclui negligência e todos os tipos de abuso físico, sexual ou psicológico, bem como suicídio e outras ações autoabusivas. Os resultados possíveis da violência são abrangentes e a razão disso é que não consideremos como violência apenas aquilo que leve a ferimentos ou morte.
A grande variedade de códigos éticos nos diferentes países do mundo faz com que o conceito de violência não tenha uma definição clara. A ideia do que é ou não um comportamento aceito ou um comportamento violento, bem como a ideia do que causa dano, varia de acordo com as diferentes culturas e permanece submetida a uma constante revisão.
O que ajuda o pâncreas a produzir mais insulina?
O que fazer para clarear as pontas do cabelo?
O que fazer para ganhar massa muscular nas pernas?
Quais são os momentos da prova?
Qual o valor de hemoglobina para transfusão?
Tinha doença do couro cabeludo?
O que é proibido no ambiente escolar?
O que é e quais os benefícios da ferramenta de gestão 6-sigma?
Como ver quem está conectado à sua rede?
Como saber a natureza da operação?
Quanto custa um alvará sanitario?
Qual é a arma de fogo mais poderosa?
O que acontece com a igreja após o fim do Império Romano?
Como dar um choque na piscina com cloro?