O que é a teoria minimalista?

Pergunta de Yasmin Mota Garcia em 30-05-2022
(36 votos)

Esta Teoria, é nada mais que o campo de aplicação no qual dá-se uma restrição ao campo de conceituação do Consumidor, Minimalizando sua extensão, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Em outras palavras, o Consumidor é o possuidor final do produto/ bem de destino.

Qual o conceito de Teoria Finalista?

A teoria finalista aprofundada ou mitigada amplia o conceito de consumidor para alcançar a pessoa física ou jurídica que, embora não seja a destinatária final do produto ou serviço, esteja em situação de vulnerabilidade técnica, jurídica ou econômica em relação ao fornecedor.


Qual a teoria adotada pelo Código do consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor adota a Teoria Finalista, segundo a qual somente pode ser considerado consumidor, para fins de aplicação do CDC, o destinatário fático e econômico do bem ou serviço, seja ele pessoa física ou jurídica.

Qual teoria adotada pelo STJ?

Para o STJ, que adota a teoria finalista na definição de consumidor, a pessoa física ou jurídica que não é destinatária fática ou econômica do bem ou serviço não ostenta essa qualidade, salvo se caracterizada a sua vulnerabilidade frente ao fornecedor.

O que defende a corrente dos finalistas?

A corrente finalista defende a teoria que o consumidor – destinatário final seria apenas aquela pessoa física ou jurídica que adquire o produto ou contrata o serviço para utilizar para si ou para outrem de forma que satisfaça uma necessidade privada, e que não haja, de maneira alguma, a utilização deste bem ou deste ...

MENTE MINIMALISTA: um documentário sobre minimalismo [portuguese, english and spanish subtitles]


23 curiosidades que você vai gostar

Qual a posição atual do STJ para definir quem é consumidor?

A doutrina brasileira estabelece que é consumidor o destinatário final, a exemplo da redação do art. 2º do CDC: Art. 2º Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Parágrafo único.

Qual a diferença entre a Teoria Finalista e maximalista?

2º da lei consumeirista: a teoria finalista, a maximalista e a finalista mitigada. Os finalistas defendem uma aplicação restritiva das normas de proteção do consumidor, enquanto os maximalistas defendem uma aplicação ampliativa do CDC. Já a terceira corrente, a finalista mitigada, é intermediária.

Qual a teoria da ação adotada pelo STJ e pelo novo CPC?

O sistema processual civil brasileiro adotou a teoria eclética da ação, segundo a qual o direito de ação constitui direito autônomo reconhecido pelo preenchimento das condições da ação, quais sejam, legitimidade, interesse processual e possibilidade jurídica do pedido.

Qual é o entendimento majoritário do STJ sobre consumidor?

A Terceira Turma considerou que, excepcionalmente, o profissional pode ser considerado consumidor “quando a vulnerabilidade estiver caracterizada por alguma hipossuficiência, quer fática, técnica ou econômica”. O caso era de Minas Gerais.



Outras questões

Como proteger a tatuagem da roupa?

Como prevenir infecção urinária recorrente em idosos?

Como justificar notas?

Como reiniciar a numeração das notas de rodapé Word?

Onde ler gibis Turma da Mônica online?

Como regularizar um carro comprado no leilão?

Como regularizar o CPF estando no exterior?

Como destravar iPhone 7 na tela da maçã?

Como reiniciar uma máquina virtual?

Quando o Simples Nacional gera crédito de ICMS?

O que é preciso para tirar o CNPJ de uma associação?

Como reiniciar o navegador do celular?

Como resetar uma Minizinha NFC?

Como esticar a corrente da motosserra brudden?

Como reiniciar MacBook Air travado?

Qual a temperatura ideal para geladeira Electrolux Side by Side?

Como colocar o Autocad em 2D?

Porque lavar cobertores?

Como reiniciar partida CS GO comando?

Como converter polegada fracionária para polegada Milesimal?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com