A teoria do conhecimento, como o nome já diz, é uma teoria, isto é, uma interpretação e uma explicação fi- losóficas do conhecimento humano. Antes, porém, de filosofar sobre um objeto, é necessário examiná-lo com exatidão.
Deste modo, a Teoria do Conhecimento e/ou Epistemologia é a área da Filosofia que se preocupa em estudar quais as condições e possibilidades em que ocorre o conhecimento, isto é, em que grau e em que nível se processa o conhecimento de acordo com os diferentes pressupostos epistemológicos presentes nas diversas ...
Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. ... Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim. O filósofo escocês James Frederick Ferrier atribuiu a Epistemologia como parte da Gnosiologia, visando estudar somente o conhecimento científico.
Teoria do conhecimento. "Chama-se teoria do conhecimento a um conjunto de especulações que têm por fim determinar o valor e os limites dos nossos conhecimentos". Trata-se de explicar e interpretar os problemas que decorrem de uma análise fenomenológica do conhecimento.
É correto afirmar sobre a teoria do conhecimento cartesiana que: ... ao investigar uma base firme e indestrutível para o conhecimento, Descartes inicia rejeitando suas antigas opiniões e utiliza o método da dúvida até encontrar algo de firme e certo.
De modo geral, a Teoria do Conhecimento tende a priorizar temas ligados à origem, limites e natureza de temas considerados cognitivos, ou seja, ocupa-se em entender, estudar e validar o conhecimento, a possibilidade de existência do conhecimento e quais os fundamentos, origens e valores.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer.
Epistemologia: é a ciência da ciência. Filosofia da ciência. É o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências.
A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, pode ser compreendida como um ramo da filosofia que está interessada na investigação da natureza, das fontes e da validade do conhecimento e do saber. ... Em linhas gerais a epistemologia pode ser entendida como a ciência da ciência, a filosofia da ciência.
Como disciplina da filosofia, a teoria do conhecimento surgiu na Idade Moderna, tendo como fundador o filósofo inglês John Locke. Gnosiologia ou gnoseologia (do grego gnosis, "conhecimento", e logos, "discurso") está relacionada ao ato de conhecer, a partir da relação entre dois elementos: o SUJEITO - aquele que conhece (ser cognoscente)
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto. O conhecimento só é considerado possível quando o sujeito é capaz de representar mentalmente o objeto.
Já o Conhecimento é definido por Platão como o conjunto das informações que descrevem e explicam todas as esferas do mundo, sempre comprometido com a realidade e a verdade. Portanto, a epistemologia propõe o estudo da origem, da estrutura, dos métodos de conhecimento.
A relação com o conhecimento se dá a partir de verdades inquestionáveis (dogmas) orientadas pela razão. Tudo pode ser conhecido. Compreende que o sujeito não dá conta de apreender o objeto. Há limites para o conhecimento e para a razão humana. É impossível um conhecimento total.
Quanto ganha uma empregada doméstica na Europa?
Pode comer alimento com bolor?
Qual a cor do detergente para lavar roupa?
Qual o endereço físico do Nubank?
Quando sai o resultado da Puc-campinas 2022?
Qual o cargo mais alto da Polícia Civil?
O que pode substituir Atenciosamente?
Quais são os elementos culturais?
O que fazer para voltar à cor natural da pele?
Qual é o estado mais industrializado da Região Sul?
Quem faz o controle difuso de constitucionalidade?
Qual é a família mais famosa do mundo?