A Teoria Endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis e explica como as mitocôndrias e cloroplastos surgiram nas células eucarióticas. ... Essa teoria explica como os cloroplastos e as mitocôndrias surgiram nas células eucarióticas.
Evidência da Teoria da Endossimbiose Mitocôndrias e cloroplastos possuem em próprio DNA, diferente do existente no núcleo celular das células eucarióticas. O DNA das duas organelas é circular, com capacidade de se autoduplicar e não associado com histonas, semelhante ao padrão encontrado em bactérias.
Uma série de evidências apóia a teoria da origem endossimbiótica das mitocôndrias e dos cloroplastos. Em primeiro lugar, as mitocôndrias e os cloroplastos possuem seu próprio genoma e seu DNA é capaz de se autoduplicar. O genoma destas organelas é formado por uma molécula de DNA circular.
A teoria endossimbiótica explica como surgiram os cloroplastos e as mitocôndrias na célula eucariótica. A teoria endossimbiótica é utilizada para explicar a origem das mitocôndrias e cloroplastos nas células eucarióticas.
Segundo a teoria endossimbiótica, podemos considerar que os ancestrais das mitocôndrias e cloroplastos eram organismos endossimbiontes, ou seja, organismos que vivem dentro de outro organismo. Possivelmente, a célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico capaz de englobar partículas.
Um endossimbionte é qualquer organismo que vive no interior do corpo ou das células de outro organismo, realizando uma relação ecológica designada como endossimbiose (do grego: endo = interior, sin = ao mesmo tempo, e biosis = que vive).
O modelo autogénico defende que as células eucarióticas surgiram a partir de células procarióticas que desenvolveram sistemas endomembranares a partir de invaginações existentes na membrana plasmática. Trata-se de uma hipótese com pouca aceitação na comunidade científica.
A teoria endossimbiótica admite que cloroplastos e mitocôndrias tiveram sua origem a partir de um procarionte que viveu em simbiose com uma célula eucarionte.
→ Evidências da endossimbiose no surgimento das mitocôndrias:
Neste artigo do Perito Animal, vamos explicar tudo sobre simbiose na biologia: definição e exemplos. Não perca!
Simbiose humana: 1 O pássaro guia do mel e os massais: na África, existe um pássaro que guia os massais até as colmeias escondidas em... 2 Relação com as bactérias: tanto dentro do intestino humano quanto na pele, existem bactérias benéficas que nos protegem... More ...
O uso moderno do termo, geralmente, pressupõe que o significado de simbiose é a relação entre dois seres vivos em que os organismos se beneficiem, mesmo que em proporções distintas. A associação deve ser permanente entre esses indivíduos, eles nunca podem ser separados.
Os dois organismos, então, começaram a viver em simbiose e, posteriormente, ficaram incapacitados de viver isoladamente. O procarionte provavelmente beneficiou a célula hospedeira com o processo de respiração (mitocôndria) e fotossíntese (cloroplasto), e a célula hospedeira fornecia proteção e nutrientes.