A regra de três simples e composta é a proporção entre duas ou mais grandezas, que podem ser velocidades, tempos, áreas, distâncias, cumprimentos, entre outros. É o método para determinar o valor de uma incógnita quando são apresentados duas ou mais razões, sejam elas diretamente ou inversamente proporcionais.
A regra de três é uma técnica matemática usada para encontrar um valor não identificado a partir da relação entre duas ou mais grandezas.
1º passo – Identificar as grandezas e construção da tabela. 2º passo – Analisar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3º passo – Aplicar o método de resolução correto para cada um dos casos, e, por fim, resolver a equação.
Regra de três composta com três grandezas1º passo: Agrupar os valores e organizar os dados do enunciado.2º passo: Interpretar se a proporção entre as grandezas é direta ou inversa.3º passo: Igualar a grandeza C ao produto das grandezas A e B.Veja também: Razão e proporção.
Caso duas grandezas sejam proporcionais, variar a medida de uma delas faz com que a medida observada na segunda também varie. Se essa variação é direta, então essas grandezas são diretamente proporcionais; se essa variação for inversa, então as grandezas serão inversamente proporcionais.
34 curiosidades que você vai gostar
Uma maneira de verificar se as grandezas são diretamente proporcionais ou não é supor o crescimento (↑) de uma delas. Caso aconteça o crescimento da outra grandeza, elas são diretamente proporcionais; caso contrário, são inversamente proporcionais.
O cálculo da regra de 3 é feito separando-se os valores em duas colunas. Na primeira linha coloca-se o nome das grandezas em cada coluna. Na linha debaixo preenche-se os respectivos valores conhecidos das duas grandezas. Na terceira linha escreve-se o outro valor conhecido e na coluna do valor desconhecido coloca-se x.
Se as grandezas forem diretas, basta multiplicar os valores em forma de X, cruzando-as. Se as grandezas forem inversamente proporcionais, invertemos os valores para ficarem diretamente proporcional.
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é dividido por esse mesmo número positivo.
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando um aumento na medida da primeira gera um aumento na medida da segunda, ou quando uma diminuição da medida da primeira gera uma diminuição da medida da segunda. São exemplos de grandezas diretamente proporcionais: Velocidade e distância; Gravidade e peso.
Duas grandezas são diretamente proporcionais quando, aumentando uma delas, a outra também aumenta na mesma proporção, ou, diminuindo uma delas, a outra também diminui na mesma proporção.
Grandezas diretamente proporcionais
Se uma dobra a outra dobra, se uma triplica a outra triplica, se uma é divida em duas partes iguais a outra também é divida à metade.
Como acabou a corrida espacial?
Como saber se o relê da buzina está queimado?
Como higienizar copos plásticos?
Como se relacionar com uma pessoa fechada?
Como marcar pontos em um Gráfico Excel?
Como funciona Trigger SQL Server?
Como marcar todas as mensagens no WhatsApp como lidas?
Quem foi a última faraó na dinastia de Ptolomeu?
Como testar bobina de ignição do Honda Civic?
Como terminou o conflito da guerra civil?
Como fazer teste de audição em bebê?
Como terminou a Revolução de 1817?