Para Platão, a realidade por nós percebida (Mundo Sensível) é uma expressão ilusória e imperfeita, é apenas fenômeno, expressão rudimentar das coisas perfeitas que estão no Mundo Inteligível. A partir da idéia pode-se "deduzir" o fenômeno.
Para Platão, existem dois mundos, ou seja, a realidade estava dividida em duas partes: O mundo sensível (mundo material), mediados pelas formas autônomas que encontramos na natureza, percebido pelos cinco sentidos.
Platão é o filosofo das idéias
“Idealismo platônico, espiritualismo, e realismo das essências” filosofia e dialética se identificam como processo na busca dos valores absolutos. Para Platão o mundo é cópia, aparência e imitação de um mundo perfeito ou seja mundo realmente real.
A principal ideia de Platão envolve a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.
Segundo o filósofo, não só ele, mas todos nós sabemos que o mundo das ideias existe porque já estivemos lá. Para Platão, temos em nós duas partes: um corpo corruptível e uma alma imortal. Nossa alma imortal tem sua origem no mundo das ideias, onde contemplou as ideias de tudo o que existe.
32 curiosidades que você vai gostar
Para Platão, no mundo das ideias não existe mudança, pois tudo é eterno, assim como para Parmênides. E, no mundo dos sentidos de Platão tudo está mudando e sujeito ao erro, assim como para o pensamento de Heráclito.
Assim, a origem das cadeiras que existem no mundo sensível é a ideia de cadeira. O que existe realmente é a ideia, enquanto que a coisa material só existe enquanto participa de ideia dessa coisa. Essa é a teoria da participação em Platão: Uma coisa só existe na medida em que participa da ideia dessa mesma coisa.
O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.
O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.
Como tirar um sapo de dentro do vaso sanitário?
Como tirar um besouro do ouvido?
Que dia volta as visitas nos presídios?
Tem algum remédio caseiro para caspa?
Como são caracterizada As pessoas que nasceram nos anos 2000?
Como tirar riscos de talheres?
Como são as roupas do hip hop?
Como tirar arranhões da aliança de moeda antiga?
Como conseguir segunda via da carteira de trabalho de falecido?
Como tirar o registro do meu cachorro?
Como são caracterizados os personagens?
O que é quando a unha do pé fica preta?
Como são as raízes das árvores?
Quais os tipos de fibras do tecido conjuntivo?
Como é o modelo de aula híbrido?