A rapidez, ou velocidade, de uma reação química indica a variação da quantidade de reagentes e produtos com o passar do tempo.
A velocidade das reações pode ser influenciada por diversos fatores, entre os principais estão: temperatura, concentração, superfície de contato e catalisadores.
Velocidade de uma reação: a rapidez com que os reagentes são consumidos ou a rapidez com que os produtos são formados. ... No instante inicial, a concentração ou a quantidade do reagente A é máxima e vai diminuindo com o decorrer do tempo.
A velocidade de uma reação química sempre independe da concentração dos reagentes. ... Para os sólidos, quanto maior a superfície de contato, menor será a velocidade da reação química. Assinale a alternativa que indica somente as afirmações corretas.
Reações rápidas ocorrem instantaneamente, com duração de microssegundos. Um exemplo é a queima do gás de cozinha. Reações moderadas levam de minutos a horas para serem finalizadas. Um exemplo é a queima do papel.
Se colocarmos o comprimido efervescente em água fria e outro em água quente, observaremos que com a água quente a reação ocorre mais rápida. Então, o aumento da temperatura faz com que a velocidade da reação química aumente.
k = constante que só depende do valor da temperatura; α e β = expoentes determinados experimentalmente. Apenas quando a reação é elementar, ou seja, ocorre numa única etapa, é que os expoentes são exatamente iguais aos coeficientes da equação química balanceada: v = k . [A]a .
A expressão da velocidade de uma reação química utiliza as concentrações e os coeficientes (ordens) dos reagentes. A expressão da velocidade de uma reação química, também chamada de lei da ação das massas de Guldberg e Waage, é, simplesmente, uma fórmula criada por dois químicos noruegueses (Cato Maximilian Guldberg e Peter Wasge) ...
Observações relevantes: 1 A maioria das reações químicas é reversível, ao contrário do que se imagina. 2 Uma vez atingido o equilíbrio, as propriedades macroscópicas (cor, volume) do sistema em equilíbrio não se alteram mais. 3 Nas reações em que há substâncias gasosas, o equilíbrio químico somente será alcançado se o sistema for fechado.
Há reações que se podem considerar rápidas como, por exemplo, a reação de um ácido com uma base ou a combustão do gás butano do fogão e, outras, podem ser consideradas lentas, como é o caso da corrosão dos metais ou a combustão de uma vela.
Conheça os fatores que alteram a velocidade das reações estudados em Cinética Química e veja como eles atuam. Aprenda como ocorrem e quais são os produtos formados nas reações com óxidos anfóteros. Cinética Química: ramo da ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam.