O sigilo fiscal consiste no dever do agente público manter em segredo as informações do contribuinte. ... Conforme previsto no CTN, a quebra de sigilo fiscal pode ocorrer quando “houver requisição de autoridade judiciária no interesse da Justiça ou de autoridade administrativa no interesse da Administração Pública.
- A proteção ao sigilo fiscal não é direito absoluto, podendo ser quebrado quando houver a prevalência do direito público sobre o privado, na apuração de fatos delituosos, desde que a decisão esteja adequadamente fundamentada na necessidade da medida.
Mesmo diante de severas críticas, o STF reconheceu a constitucionalidade da questão. A mencionada lei prevê a quebra do sigilo bancário por meio de ordem judicial, determinação de Comissão Parlamentar de Inquérito ou por agentes fiscais tributários.
Supremo libera quebra de sigilo bancário pelo Fisco sem autorização judicial. Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal decidiu ser constitucional a Lei complementar 105/2001, que permite aos órgãos da administração tributária quebrar o sigilo fiscal de contribuintes sem autorização judicial.
Sem prejuízo do disposto na legislação criminal, é vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado dos seus negócios ou atividades.
34 curiosidades que você vai gostar
A doutrina entende que são seis os requisitos para a decretação da quebra de sigilo bancário: - ordem judicial fundamentada. - indispensabilidade dos dados constantes da instituição financeira. - existência de fundados elementos de suspeita.
Para que haja acesso aos dados bancários (“quebra do sigilo bancário”), é necessária autorização judicial? Em regra, sim. Em regra, para que se tenha acesso aos dados bancários de uma pessoa, é necessário prévia autorização judicial por se tratar de verdadeira cláusula de reserva de jurisdição.
(A) É legítima a quebra de sigilo bancário, por determinação de Comissão Parlamentar de Inquérito, desde que demonstrado o interesse público relevante, individualizado o investigado e o objeto da investigação, mantido o sigilo em relação às pessoas estranhas à causa e limitada a utilização de dados obtidos somente para ...
No Brasil, o sigilo bancário nada mais é que um direito da pessoa, seja física ou jurídica, e uma obrigação da instituição financeira. Desse modo, a LC 105, que dita as regras do sigilo bancário, dispõe que: ... 1o As instituições financeiras conservarão sigilo em suas operações ativas e passivas e serviços prestados.
Como pesquisar no Google a palavra exata?
Qual a finalidade do teste de 2.400 metros?
Como instalar Google Chrome na Philco?
Qual foi o primeiro plástico feito?
O que é poder de barganha dos fornecedores?
Como o Governo obtém os valores para financiar a Previdência Social?
Como o plástico pode ser reaproveitado?
Como o plano inclinado pode ser utilizado no nosso Dia-a-dia?
Quais são os três pontos fundamentais do plano de resposta a emergências?
Como o polietileno é classificado?
Como lidar com o poder de barganha dos clientes?
Qual a cobertura do corpo do polvo?
Como o gás carbônico é eliminado do nosso corpo?
Qual o perigo do ouriço-do-mar?
Qual a responsabilidade do Estado frente à preservação do meio ambiente?