Por exemplo, no Cristianismo a expressão "proclamação do Evangelho" remete para o ato de anunciar o Evangelho, segundo a ordem expressa por Jesus em Marcos 16:15.
Nas Igrejas Ocidentais o sinal da cruz é feito tocando-se em sequência a testa, ao peito, o ombro esquerdo e o ombro direito, acompanhando o movimento com a fórmula verbal Em nome do Pai (toca-se a testa), e do Filho (toca-se o centro do peito ou o umbigo), e do Espirito (toca-se o ombro esquerdo) Santo (toca-se o ...
Pelo Sinal da Santa Cruz é uma oração da Igreja Católica. Mais do que um simples gesto ritualístico, trata-se de uma oração bem curtinha, que deve ser acompanhada dos gestos do sinal da cruz, feitos com a mão direita na testa, na boca e sobre o coração.
Aprendendo e compreendendo a oração do Sinal da Cruz
É um “desenho” rápido da cruz, que contém muito simbolismo. O gesto é uma imitação do que o diácono (ou sacerdote) faz antes de recitar as palavras do santo Evangelho. ... Se quiserem, podem rezar, interiormente, esta breve oração: “A Palavra do Senhor esteja na minha mente, nos meus lábios e no meu coração”.
O Evangelho é proclamado pelo diácono ou, na sua falta, por um presbítero ou bispo presente. ... Em todo o caso, quando não esteja presente mais ninguém que possa proclamar a leitura, ela deve ser feita por um sacerdote ou diácono, ou pelo próprio presidente da celebração.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” De maneira semelhante, quando o sacerdote é quem proclama o Evangelho, ele reza estas palavras silenciosamente: “Limpai o meu coração e meus lábios, Deus onipotente, para que eu possa proclamar dignamente o santo Evangelho.”
Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
(†) Pelo sinal da Santa Cruz: ao traçarmos a primeira cruz em nossa testa, nós estamos pedindo a Deus que proteja a nossa mente dos maus pensamentos, das ideologias malsãs e das heresias, que tanto nos tentam nos dias de hoje e mantendo a nossa inteligência alerta contra todos os embustes e ciladas do demônio.
Porém, se um diácono vai proclamar o Evangelho, o sacerdote lhe dará uma bênção, em que deve recitar a seguinte oração: “O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que tu anuncies dignamente o Seu Evangelho.Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
A Aclamação ao Evangelho acima referida é o canto previsto para acolhida do Livro e da Proclamação do Evangelho. A Liturgia Romana prevê para o final da proclamação do Evangelho uma outra aclamação, bem mais breve, em Latim Laus tibi, Christe! , em português Glória a vós, Senhor!
Não! É a Palavra de Deus que será proclamada. Deus falará por meio da voz do leitor. Ao ler, é preciso comunicar a Palavra de Deus, é uma leitura, um anúncio de salvação para quem ouve. Se você foi chamado para proclamar a Palavra, comece a se preparar uma semana antes, para que a Palavra saia do livro e entre no seu coração.
Os leigos que assistem à Missa são convidados a fazer uma oração e um gesto similar antes da leitura do Evangelho. Se quiserem, podem rezar, interiormente, esta breve oração: “A Palavra do Senhor esteja na minha mente, nos meus lábios e no meu coração”. É um gesto belíssimo e com profundas raízes bíblicas.
Como escrever uma receita médica?
Como ligar ventilador teto 220V?
Como fazer uma ficha de paciente?
Como preencher a viabilidade Jucesp?
Como colocar pregos na parede?
Tem como postar algo no Facebook só para algumas pessoas?
Quantas vezes o cheque pode ser endossado?
Como citar dois autores com o mesmo sobrenome no mesmo artigo?
Qual maquiagem usar para ensaio fotográfico?
Como fazer uma maquiagem fácil para o dia a dia?
Como instalar o Mac pelo pendrive?
Como abreviar aos cuidados no E-mail?
Como o poder se manifesta na sociedade?