Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
A precipitação se forma nas nuvens quando o vapor d água se condensa em gotas cada vez maiores. Quando as gotas ficam pesadas demais, elas caem na Terra. ... Esses cristais de gelo, então, caem na Terra como neve, granizo ou chuva, dependendo da temperatura na nuvem e na superfície da Terra.
Precipitação pluviométrica ou chuva → processo pelo qual a água condensada na atmosfera atinge gravitacionalmente a superfície terrestre. Importância e variabilidade temporal e espacial das chuvas.
A precipitação média é calculada pela média ponderada entre a precipitação Pi de cada estação e o peso a ela atribuído Ai que é a área de influência de Pi.
31 curiosidades que você vai gostar
As grandezas que caracterizam as precipitações são a altura pluviométrica, a intensidade, a duração e a freqüência da precipitação. A altura pluviométrica, normalmente representada pelas letras h ou P, é a medida da altura da lâmina de água de chuva acumulada sobre uma superfície plana, horizontal e impermeável.
Dizer que em uma região choveu 100 mm significa dizer que em uma área de 1 m2, a lâmina de água formada pela chuva que caiu apresenta uma altura de 100 milímetros. Esse volume pode ser obtido calculando o volume do paralelepípedo de 1 m2 de área da base e altura de 100 mm = 0,1 metros.
Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho e geada, sendo que os dois últimos ocorrem por deposição na superfície terrestre. Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram. As chuvas podem ser orográficas, ciclônicas ou convectivas.
A quantidade de chuva que cai em um determinado lugar é medida por dois quipamentos, o pluviômetro e o pluviógrafo, sendo o primeiro mais comum. ... A quantidade de precipitação que se encontra no recipiente é medida em intervalos regulares. Convencionou-se que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 m2.
Precipitação. Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Engana-se quem acredita que somente se refere à chuva, pois esta informação pode ser também neve, chuva e chuva de granizo.
Formação da chuva
O calor faz a água evaporar, ou seja, virar vapor, que se eleva no ar. À medida que esfria, o vapor de água volta ao estado líquido em forma de gotículas. As gotículas se formam em torno da poeira e de outras partículas por meio de um processo chamado condensação.
Precipitação. É a quantidade de chuva em determinado espaço da superfície terrestre. A precipitação varia, principalmente em função da latitude, da maritimidade e da continentalidade.
Para a formação de chuva ocorra é necessário que se formem nuvens carregadas de vapor d água. Nestes casos, a chuva ocorre de maneira frequente em ambientes em que há muita umidade do ar. Já em lugares mais secos, como nos desertos, a ocorrência de chuva é menor.
A umidade do ar, também chamada de umidade atmosférica, representa a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. Trata-se de um fator que influencia na temperatura, na sensação térmica e na precipitação. ... Ou seja, a diferença entre a maior e a menor temperatura atingida em determinado período.
Pois a água na fase gasosa que existe no ar ao redor desses objetos, ao encontrar-se com tais superfícies que estão a uma temperatura mais baixa, se condensa, formando gotículas de água líquida, que podem então ser percebidas. ...
Condensação ou liquefação é o processo químico de transformação da matéria em estado gasoso para o líquido. Em suma, consiste no inverso da vaporização, quando a matéria do estado líquido é transformada em gasoso. A condensação ocorre quando o vapor ou gás atinge uma temperatura inferior ao do seu ponto de ebulição.
Chuva forte
Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.
Chuva fraca: menos de 2,5mm. Chuva moderada: de 2,5mm a 10mm. Chuva forte: de 10mm e 50mm. Chuva muito forte: acima de 50mm.
PrecipitaçõesGranizo.Neve.Chuva.
A precipitação pode assumir diversas formas, incluindo: chuva, neve e granizo . Com relação à hidrologia, apenas chuva e neve são importantes. A chuva é o principal elemento da maioria dos projetos hidrológicos.
De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:Chuvas Orográficas. ... Chuvas Convectivas. ... Chuvas Frontais.
A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.
A mais simples é usando um pluviômetro convencional. Um milímetro de chuva significa um litro de água acumulado em um metro quadrado. Quando a gente diz que teve uma chuva de 200 milímetros, em 24h, significa que 200 litros d água caíram num metro quadrado.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Quantas pessoas são 1 ponto de audiência?
Como mudar o formato de várias fotos de uma vez?
Como mudar idioma de um jogo no Xbox 360?
Como mudar o idioma da galeria?
Como mudar o formato de um arquivo no PC?
Como mudar a versão de 64 bits para 32 bits?
Como mudar chip micro para nano Claro?
Como está funcionando a auto escola?
Como conferir minha Tele Sena Digital?
O que faz o bebê ganhar peso na barriga?
Como receber meus Precatórios?
Como descobrir se seu amigo é um psicopata?
Como saber se o computador é bom ou ruim?
Como verificar o desempenho do HD?
Como faço para rejeitar o aditamento do FIES?
Como saber pra onde foi meu Auxílio Emergencial?