A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. Poesia, segundo o modo comum de falar, quer dizer duas coisas.
O que é poesia:
Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos.
A poesia é comunicação, efetuada por meio de palavras ou não, geralmente permeada por conteúdos psíquicos, sejam eles de ordem afetiva, sensorial ou conceitual, sempre repletos de sensorialidade ou sentimentalidade.
Os 15 poemas mais lindos e marcantes da literatura brasileira
Soneto da Fidelidade (Vinicius de Moraes) ...
Via Láctea (Olavo Bilac) ...
Canção do Exílio (Gonçalves Dias) ...
José (Carlos Drummond de Andrade) ...
Amor (Álvares de Azevedo) ...
Timidez (Cecília Meireles) ...
Versos Íntimos (Augusto dos Anjos) ...
Amor (Hilda Hilst)
Como fazer um poema
Busque inspiração. ...
Explore todos os sentidos. ...
Escolha um tema para o poema. ...
Defina a estrutura externa do poema. ...
Fuja dos clichês. ...
Conheça as figuras de linguagem. ...
Comece a rascunhar. ...
Produza sua arte final.
34 curiosidades que você vai gostar
Poesia pode ser escrita em versos e estrofes, sendo longo ou curto, rimada ou livre. É um gênero movido a inspiração e a delicadeza das palavras. É uma escrita livre, sobrepondo em arte visual. A poesia é descrever através da linguagem adorável, palavras, conceitos, sentimentos.
A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica.
Os 10 melhores poemas de amor
Amor é fogo que arde sem se ver. (Luís Vaz de Camões) ...
Cantiga para não morrer. (Ferreira Gullar) ...
Casamento. (Adélia Prado) ...
Soneto LXVI. (Pablo Neruda) ...
Amar e ser amado. (Castro Alves) ...
Adultos. (Vladímir Maiakóvski) ...
Soneto da fidelidade. (Vinicius de Moraes) ...
Eu te amo. (Chico Buarque de Hollanda)
O maior poema do mundo é seguramente o Maabárata. Este poema Contém cerca de 7000 páginas: nelas estão perto de 220000 versos distribuidos em 18 cantos ou capítulos (parva).
Os 10 melhores poemas de Fernando Pessoa
Tabacaria. Não sou nada. ...
Poema em linha reta. Nunca conheci quem tivesse levado porrada. ...
O guardador de rebanhos. Eu nunca guardei rebanhos, ...
Ode marítima. Sozinho, no cais deserto, a esta manhã de Verão, ...
Autopsicografia. ...
Aniversário. ...
Presságio. ...
Não sei quantas almas tenho.
O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. ... Mas se engana quem acredita que todo poema é composto por versos e estrofes: há poemas em prosa, bem como poemas que aliam elementos visuais à linguagem verbal, contrariando assim a ideia de que o poema deve prender-se a regras como métrica ou rimas.
Entre os gêneros da poesia, o mais aplicado está o lírico. A subjetividade é a característica principal deste gênero poético. ... Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes.
É a arte de escrever em versos. Com a poesia expressamos nossas emoções e sentimentos, como amor, amizade, saudade, e também nossos pensamentos. Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.
A poesia tem uma importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor. Ela possibilita ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade circundante, além de propiciar-lhe ampla crítica dos valores vigentes na sociedade.
Já o poema também é uma obra de poesia, mas que usa palavras como matéria-prima. Na prática, porém, convencionou-se dizer que tanto o poema quanto a poesia são textos feitos em versos, que são as linhas que constituem uma obra desse gênero. Por fim, o soneto é um poema de forma fixa.
Sobre a poesia, é correto afirmar: a) A poesia é um gênero literário com características bem definidas, portanto, é facilmente possível identificá-la na literatura. ... Os moldes clássicos obedecem aos princípios hedonistas de que a poesia deve sempre contemplar aquilo que é belo e agradável.
Os 10 melhores poemas brasileiros de todos os tempos
A Máquina do Mundo. (Carlos Drummond de Andrade) ...
Vou-me Embora pra Pasárgada. (Manuel Bandeira) ...
Poema Sujo. (Ferreira Gullar) ...
Soneto da Fidelidade. (Vinícius de Moraes) ...
Via Láctea. (Olavo Bilac) ...
O Cão Sem Plumas. (João Cabral de Melo Neto) ...
Canção do Exílio. ...
As Pombas.
No site “o menor poema do mundo” (worldsshortestpoem.com), podemos encontrar um texto que é identificado como o menor poema documentado na história. O título é “Lines on the Antiquity of Microbes” (a tradução livre pode ser algo como “Linhas na Antiguidade dos Micróbios”) e não há um consenso sobre sua autoria.
“Os Lusíadas” é uma epopeia do escritor português Luís Vaz de Camões, que tem como assunto a viagem de Vasco da Gama às Índias. A Narrativa é dividida em dez cantos que são organizados em 1.102 estrofes, cada uma com oito versos, todos decassílabos heroicos, e com rima ABABABCC.
Amor é fogo que arde sem se ver, é ferida que dói, e não se sente; é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer.
O Amor é benigno e não sente ciúmes; o Amor não é orgulhoso e não recente do mal: o Amor perdoa, seja qual for o erro. O verdadeiro Amor está além da distância, do toque, do cheiro... Não busca-se razão para Amar, não se Ama porque alguém tem qualidades interessantes ao se ver ou porque é bonito.
Os 12 poemas mais famosos da literatura brasileira
Soneto de Fidelidade (1946), de Vinicius de Moraes. ...
Poema No Meio do Caminho (1928), de Carlos Drummond de Andrade. ...
Vou-me embora pra Pasárgada (1930), de Manuel Bandeira. ...
Poema sujo (1976), de Ferreira Gullar. ...
Saber viver (1965), de Cora Coralina.
A estrutura externa de um poema se refere a seus aspectos formais. Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente. A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso.
O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).
Como saber a data dos ciclos Natura 2021?
Como é o processo de vulcanismo?
Quais dívidas caducam após 5 anos?
Como ocorre a expulsão do feto durante o parto normal?
Como acontece a comunicação nervosa?
Como ocorre a fase clara e a fase escura da fotossíntese?
Quando a gente gosta da própria companhia?
Como ocorre a excreção por difusão?
O que é extinção da concessão?
Como calcular a tensão de um capacitor?
Qual é o objetivo do anarquismo?
O que causa discinesia escapular?
Como ocorre o processo de contração do músculo estriado cardíaco?
Como ver a quantidade de impressões no Instagram?
Como funciona a excreção da urina?
Como medir desenhos no Illustrator?