A perda de biodiversidade se refere à redução ou desaparecimento da diversidade biológica, ou seja, a variedade de seres vivos que habitam o planeta, seus diferentes níveis de organização biológica e sua respectiva variabilidade genética, assim como os padrões naturais presentes nos ecossistemas.
Dentre as principais causas da perda de biodiversidade, destacam-se a destruição de habitat, a introdução de espécies exóticas e uso exagerado de recursos naturais. Denominamos de biodiversidade a variedade de espécies de seres vivos existentes em nosso planeta, bem como o papel desses seres na natureza.
Em geral, o crescimento populacional e o nosso consumo são os motivos para essa enorme perda. Em termos específicos, a destruição do habitat e o comércio da fauna silvestre são as principais causas da queda da população das espécies.
Como consequência dessa perda, as populações humanas sofrerão uma queda significativa da qualidade de vida, que refletirá diretamente em pontos como o suprimento de alimentos e manutenção da saúde, a vulnerabilidade a desastres naturais, redução e restrição do uso de energia, diminuição da oferta e distribuição ...
O termo biodiversidade - ou diversidade biológica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano. ... As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.
35 curiosidades que você vai gostar
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região. A biodiversidade varia de acordo com o ecossistema terrestre, sendo bem maior em regiões tropicais do que em regiões temperadas.
O termo biodiversidade é amplamente conhecido e divulgado, principalmente quando o assunto é preservação ambiental. Esse termo foi criado em 1985 a partir da junção das palavras “diversidade” e “biológica” e, posteriormente, em 1986, foi utilizado em um relatório apresentado pelo entomologista E.O. Wilson.
Consequências do desmatamentoDegradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção.Erosão: a retirada da vegetação também deixa o solo mais exposto à ação do Sol, dos ventos e das chuvas, o que pode desencadear o seu processo de degradação.
Segundo Mendonça et al. (2009), a consequência mais nefasta das ameaças à biodiversidade é, sem sombra de dúvida, a extinção de uma espécie. Com a perda da espécie, perde-se o patrimônio genético, podendo afetar a dinâmica das relações tróficas entre os seres vivos que compõe a teia alimentar em que a espécie insere.
O principal impacto da perda da biodiversidade é a extinção das espécies, que são irrecuperáveis. A interferência desordenada humana no Meio Ambiente é a grande causadora da perda da biodiversidade mundial. Plantas e animais têm sido exterminados de maneira muito rápida pela ação humana.
Reduza seu consumo de papel e use papel reciclado. O uso de papel 100% reciclado poupa 24 árvores por tonelada de papel. Comprar madeira certificada é uma das formas de proteger as nossas florestas. Comprar madeira certificada é uma das formas de proteger as nossas florestas.
Principais causas da extinção de animais
poluição de águas, ambientes e outras consequências da poluição, como as mudanças climáticas; destruição de ecossistemas com incêndios, construções de hidrelétricas e urbanização; introdução de espécies exóticas (aquelas que não são nativas); caça ilegal e tráfico de animais.
A interferência humana é a principal causa da diminuição da biodiversidade mundial. Isso porque o crescimento desenfreado das cidades e indústrias causam graves impactos ambientais, levando à destruição de habitats e extinção de animais e plantas.
A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção.
Assim como outros países tropicais que sofrem com um grande desmatamento, no Brasil tem como causas principais: Atividades agropecuárias, responsáveis por 80% do desmatamento em todo o mundo; Avanço da urbanização; Exploração comercial de madeira.
Além de provocar desequilíbrio ambiental, a extinção de espécies pode impactar atividades econômicas, como a agricultura, a pesca e a pecuária. O desmatamento da Amazônia contribui para o aumento do aquecimento global.
A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.
O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do mundo, estima-se que em território nacional estejam de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. ... Entre os principais fatores responsáveis por essa variedade biológica no Brasil estão a sua extensão territorial e os diferentes climas.
De uma maneira simplificada, podemos dizer que a biodiversidade é a variedade de espécies de uma área. Ela se refere, portanto, a todas as espécies de plantas, animais, micro-organismos e outros seres vivos de uma determinada região. Além disso, inclui também o papel dos organismos nos ecossistemas.
POR QUE A BIODIVERSIDADE É IMPORTANTE? A biodiversidade é a base que sustenta toda a vida na terra e na água. Ela afeta todos os aspectos da saúde humana ao fornecer ar e água limpos, alimentos nutritivos, medicamentos e resistência natural a doenças.
A biodiversidade pode ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies de um ecossistema. Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local mas também com a variação entre organismos da mesma espécie e sua abundância.
Animais em Extinção no BrasilArarajuba. A ararajuba (Guaruba guarouba), também conhecida como Guaruba, é uma ave verde e amarela, que existe somente na Amazônia e vem sofrendo com o tráfico e o desmatamento do bioma. ... Ariranha. ... Baleia-franca-do-sul. ... Boto cor-de-rosa. ... Cervo-do-Pantanal. ... Cuxiú-preto. ... Gato-maracajá ... Jacutinga.
Conheça tudo sobre cada animal em extinção1 Ararajuba. Arajuba (Foto: ICMBio ) ... 2 Ariranha. Ariranha (Foto: ICMBio ) ... 3 Baleia-franca-austral. Baleia-franca-do-sul (Foto: ICMBio ) ... 4 Boto cor-de-rosa. Boto cor-de-rosa (Foto: ICMBio ) ... 5 Cervo-do-Pantanal. ... 6 Cuxiú-preto. ... 7 Macaco-aranha-de-cara-preta. ... 8 Lobo-guará
Animais extintos no BrasilRato-de-noronha. O rato-de-noronha extinto ainda durante a colonização do Brasil. ... Caburé-de-pernambuco. ... Gritador-do-nordeste. ... Limpa-folha-do-nordeste. ... Perereca-verde-da-fímbria. ... Maçarico-esquimó ... Arara-azul-pequena. ... Peito-vermelho-grande.
Ações como fragmentação de habitats e destruição dos mesmos têm causado o declínio de várias espécies, colocando-as em risco de extinção. A manutenção de refúgios para a biodiversidade é a melhor opção para auxiliar o combate à perda da biodiversidade.
O que quer dizer procrastinação?
Quais são os diferentes tipos de quimioterapia?
Quantos títulos tem o Sérgio Ramos?
Qual o maior problema dos brasileiros?
Quanto tempo leva para uma mulher esquecer o homem que ela ama?
O que é o direito à Assistência Social?
O que é lactobacilos vivos do Yakult?
Como deixar a massa corrida lisa?
O que faz um profissional de UX Designer?
O que pode colocar no Bexigão de aniversário?
Quanto custa para fazer o motor de um gol?
Como elaborar uma estratégia de marketing?