Pegada ecológica é uma expressão traduzida do inglês ecological footprint e refere-se à quantidade de terra e água que seria necessária para sustentar as gerações atuais, tendo em conta todos os recursos materiais e energéticos, gastos por uma determinada população.
A Pegada de Carbono é o cálculo da emissão total de gases de efeito estufa (GEEs), incluindo o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), associados atividades humanas no Planeta. A conta inclui as emissões que têm origem na produção, no uso e no descarte de produtos ou serviços.
A pegada de carbono pessoal se origina em atos da vida cotidiana, como deslocamento, alimentação, uso de energia e decisões de consumo. A ONG ambientalista The Nature Conservancy estima que cada habitante do planeta gere em média quase 4 toneladas anuais de CO2.
A Pegada Ecológica também mede a Pegada de carbono, a qual representa a área terrestre necessária para depósito das emissões de gás carbônico oriundas da queima de combustíveis fósseis e da produção de cimento.
O site Carbon Footprint disponibiliza uma calculadora que, após coletar algumas informações, apresenta o valor aproximado da sua pegada de carbono. Esta é uma forma bastante eficiente de você ter uma ideia do impacto que suas atividades causam na atmosfera. A ferramenta é gratuita, mas está em inglês.
18 curiosidades que você vai gostar
Desafie-se! Calcule a sua pegada de carbono e estabeleça uma meta de redução. ...
Reduza o uso de plástico descartável. O problema do plástico no mundo é grande. ...
Pense no que come. ...
Plante árvores. ...
Repense os meios de transporte. ...
Reduza o uso de produtos químicos. ...
Poupe energia. ...
Adote o minimalismo.
11 dicas para diminuir a pegada de carbono da despensa
Planeje suas compras.
Use sacolas reutilizáveis.
De olho na embalagem.
Evite desperdiçar alimentos.
Use uma composteira.
Prefira itens cultivados localmente.
Seja vegetariano uma vez por semana.
Use produtos de limpeza “verdes”
Pegada de carbono ou Carbon footprint é a nossa pegada ambiental no mundo, ou seja, é a quantidade de gás dióxido de carbono que produzimos. ... Esse e outros gases tem um efeito estufa – eles “seguram “ o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global.
É um instrumento para mensurar a quantidade de área produtiva fundamental para atender às necessidades das pessoas por recursos naturais e para a absorção de carbono. A pegada de carbono, por sua vez, é referente à atividade humana e à sua capacidade de gerar gases de efeito estufa.
Exemplo de cálculo: Vamos supor que para a produção de uma habitação são emitidas 1000 toneladas CO2, 10 toneladas de CH4 e 0,1 tonelada de N2O, isso resultaria em 1306,5 toneladas de CO2-eq (1000 x 1 + 10 x 28+ 0,1 x 265). Esse último valor que deve ser apresentado como resultado da pegada de carbono.
"Animais e plantas liberam gás carbônico, isso é normal. Porém, com o aumento de outras atividades que liberam muito mais gás carbônico e outros gases do efeito estufa, há um acúmulo desses gases e um aquecimento da temperatura do planeta.
Mas por que isso é tão preocupante? O dióxido de carbono, quando acumulado na atmosfera, acelera o efeito estufa que, apesar de ser necessário para manter a temperatura do planeta, pode provocar mudanças climáticas preocupantes, como o hiperaquecimento global, capaz de levar países à extinção.
Pegada é a união de vontade, feeling e timing. É aquele toque levemente firme, mas que arrepia a alma, é aquele beijo que de longe exala desejo, e se der para segurar na nuca e puxá-la para mais perto com a outra mão na cintura… ... Pegada se sente no toque, no beijo, no desejo, na determinação, ousadia e na atitude.
Criada pelos pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel na década de 1990, a pegada de carbono é um indicador crucial para salvarmos o planeta de um colapso ambiental.
“Em casa há dois grandes hábitos que contribuem para aumentar nossa pegada de carbono: consumir energia e alimentos processados”, afirma Ricardo Fujii, analista de conservação do WWF-Brasil. “Em nossas casas, as fontes de energia que usamos, em geral, são a eletricidade e o gás.
Escolher produtos que possuem embalagens recicláveis ou recicladas, preferir alimentos orgânicos, usar sacolas retornáveis, ser vegetariano pelo menos uma vez na semana (ou mais do que isso), fazer a compostagem dos resíduos orgânicos, reduzir o consumismo e deixar o carro em casa, substituindo-o por bicicleta ou por ...
A Pegada Ecológica é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais (gha), permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.
A Pegada Ecológica mede a quantidade de terra biologicamente produtiva e de área aquática necessárias para produzir os recursos que um indivíduo, população ou atividade consome para absorver os resíduos que gera, considerando a tecnologia e o gerenciamento de recursos prevalecentes.
O homem com pegada é o que sabe como tocar no corpo da mulher e sabe beijá-la com profundidade, deixando-a totalmente envolvida em seus braços. Para o homem mostrar que tem a pegada, não basta tocar de um jeito forte, precisa atrair as mulheres antes de qualquer contato físico.
O CO2 retêm calor nas camadas mais baixas da atmosfera, desequilibrando o clima e aumentando as médias de temperatura. Mas esse não é o único efeito. Outra consequência, que está sendo chamada por cientistas de "o outro problema do CO2", causa impacto direto no oceano, e torna a água do mar mais ácida.
Ações do governo para reduzir a emissão de CO2
Políticas governamentais mais rígidas para o controle da emissão de gás carbônico;
Implantação de energia renovável;
Incentivo a alternativas de transporte;
Incentivo a veículos menos poluentes;
Incentivo ao reflorestamento;
Redução do desmatamento e queima das florestas;
Manutenção e criação de áreas verdes nos espaços urbanos, como bosques, praças, parques e corredores verdes; Incentivar o uso de instrumentos que minimizem as emissões de poluentes, como catalisadores automotivos, filtros nas fábricas e usinas, tratamento de resíduos etc.
Efeito estufa
Economizar energia elétrica. ...
Evite utilizar carros como meios de transporte, dando preferência ao transporte coletivo e bicicletas, pois um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o automóvel.
Dê preferência a carros a álcool.
Há algumas sugestões que pode considerar se pretende melhorar a eficiência do seu carro e reduzir as emissões de CO2.
1) Limpar o depósito do motor do carro. ...
2) Mudar o óleo regularmente. ...
3) Repensar o tipo de condução. ...
4) Trocar os filtros de ar. ...
5) Verificar a pressão dos pneus.
A alta concentração de dióxido de carbono leva à poluição do ar, formação de chuva ácida e desequilíbrio do efeito estufa (com consequente elevação da temperatura da Terra), que traz consigo o derretimento de calotas de gelo e a elevação dos níveis oceânicos, resultando em uma grande degradação ambiental de ...
Como tirar o parafuso sem chave de boca?
Como colocar papel fotográfico em impressora HP?
Como faço para imprimir no AutoCAD?
Como imprimir o mapa do Google Maps?
Como esquentar a comida no fogão?
Como assistir vídeos em formato AVI no celular?
Como Abrir arquivo MP4 no Windows Media Player?
Como reproduzir filme do PC para Smart TV?
Como reproduzir Villagers Minecraft Bedrock?
Como rescindir um contrato de aluguel de 30 meses?
Como assistir um vídeo de trás pra frente?
Como dar entrada na aposentadoria online?
Como resetar a Alexa Echo DOT 3?
Como pedir citação por carta precatória?