Atualmente, a hipótese científica mais aceita é de que a espécie humana moderna (Homo sapiens) surgiu na África, há cerca de 200 mil anos e de lá se dispersou para outras regiões em várias ondas migratórias.
O estudo das origens humanas busca determinar como e quando os seres humanos começaram a existir. Há muitas teorias científicas sobre isso, mas todas concordam em que a espécie humana se desenvolveu ao longo de muitos milhões de anos, partindo de ancestrais longínquos que eram semelhantes aos antropoides atuais.
Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.
Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África. Um novo estudo genético entrou na discussão sobre as raízes da humanidade, fortalecendo a versão de que o ser humano moderno surgiu no sul da África e não no leste do continente, como indicam pesquisas e descobertas anteriores.
Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar. Do homo habilis teria descendido o homo erectus.
18 curiosidades que você vai gostar
A hipótese mais aceita, atualmente, sobre a origem da vida é a hipótese de Oparin e Haldane. Segundo essa ideia, a Terra primitiva seria constituída por amônia, hidrogênio, metano e vapor d água, os quais são expelidos constantemente pelas atividades vulcânicas.
A real origem da linguagem verbal pode ser rastreada em um período que vai a até pelo menos 50 mil anos atrás. Mas a maioria dos linguistas acha que a origem é bem mais antiga que isso. "Muitos de nós acreditam que começou há mais de meio milhão de anos", diz Tallerman.
habilis é a espécie mais antiga do gênero Homo, viveu no leste Africano há aproximadamente 2.2 a 1.6 milhões de anos atrás. Foram descobertos só alguns restos fósseis, porém estes espécimes exibem uma tendência clara no aumento do tamanho do cérebro. Cérebros de H. habilis são aproximadamente 30% maior que os dos A.
Nossa espécie surgiu há cerca de 300 mil anos
"Nossa espécie, Homo sapiens, surgiu na África há pouco mais de 200 mil anos. Alguns pesquisadores acreditam que certos fósseis de um sítio arqueológico no Marrocos (Jebel Irhoud) já pertenciam à nossa espécie. Esses fósseis têm 315 mil anos", explica Bermúdez de Castro.
São agonistas muscarínicos indicados no tratamento do glaucoma?
Qual a importância da cultura popular para a nossa vida?
Qual é o peixe mais venenoso do mundo?
Quantos dólares um brasileiro pode entrar no Brasil?
Como usar ivermectina para pulgas?
Tem como desfazer um acordo na Justiça do Trabalho?
Como fazer a reservista pela internet?
Qual é o nome do primeiro jornal impresso no Brasil?
Como Stefan e Caroline tem filhos?
Quanto ganha no Exército feminino?
O que acontece quando o cupim perde as asas?
O que um biomédico geneticista faz?