Pela definição da Organização Mundial da Saúde, obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2.
Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30. O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas. A obesidade é fator de risco para uma série de doenças.
A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, geralmente, causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar.
Obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo, capaz de causar alteração funcional, estrutural ou até mesmo comportamental, que prejudica a saúde de crianças, adolescentes e adultos.
Principais tipos de obesidade e como identificar
A obesidade mórbida é uma forma de acúmulo excessivo de gordura no corpo, caracterizada pelo IMC maior ou igual a 40 kg/m². Esta forma de obesidade é também classificada como grau 3, que é a mais grave, pois, neste nível, o excesso de peso coloca em risco a saúde e tende a diminuir o tempo de vida.
Em casos extremos, como aqueles de obesidade mórbida e grau III, o médico especialista pode indicar uma cirurgia bariátrica (ou gastroplastia) como tratamento para o excesso de peso.
Silhuetas e cintura de um corpo saudável, outro com excesso de peso e um terceiro obeso. Obesidade é uma condição médica em que se verifica acumulação excessiva de tecido adiposo ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde. Considera-se que uma pessoa tem excesso de peso quando o seu índice de massa corporal (IMC) é de 30 kg / m 2.
Por exemplo, o Japão define obesidade como qualquer IMC superior a 25 kg/m 2, enquanto que a China usa um IMC superior a 28 kg/m 2. Algumas entidades de saúde também realizam alterações à definição da OMS. Por exemplo, a literatura cirúrgica divide a obesidade de classe III em mais categorias, cujos valores precisos ainda se encontram em discussão.
O tratamento da obesidade é feito através de uma dieta alimentar equilibrada e da prática regular de exercício físico. Em casos de obesidade mórbida pode ser recomendada uma cirurgia para redução do estômago (cirurgia bariátrica ou gastroplastia).
A obesidade pode ser avaliada com recurso ao valor do índice de massa corporal (IMC) que permite obter a razão entre o peso e o quadrado da estatura, ou seja, permite saber se o peso de adequa à altura: O que é o risco metabólico? O risco metabólico indica o risco de vir a desenvolver doenças associadas à obesidade.
Como consumir o cogumelo Amanita?
Quem é o autor da letra do Hino da Independência?
Para que serve fentanil na intubação?
Como e quando a Espanha foi criada?
Como preparar o chá de coentro para emagrecer?
Como diluir o bórax para slime?
Como foi descoberta a diabete?
Como construíram o farol de Kéréon na França?
Para que serve Cloreto de Magnésio PA 33g?
O que passar no forro de gesso?
Quando surgiu o jogo do Banco Imobiliário?
Como preparar o Mucilon para bebê de 6 meses?
Como é bom reencontrar os amigos?
Quem criou o desenho Meu Amigãozão?
Qual é a origem dos jogos populares?
Como e quando surgiu o Estado de São Paulo?
Como foi descoberta a lei da gravidade?