Também denominada modulação discreta ou codificada. Utilizada em casos em que se está interessado em transmitir uma forma de onda ou mensagem, que faz parte de um conjunto finito de valores discretos representando um código.
➢ Existem diferentes tipos de modulações digitais: ➢ ASK - Modulação em Amplitude; ➢ FSK - Modulação em Frequência; ➢ PSK - Modulação em Fase; ➢ DPSK - Modulação em Fase Diferencial; ➢ QAM - Modulação em Amplitude e fase. ➢ É uma das modulações mais simples.
Modulação é o processo no qual a informação transmitida numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas. O transmissor adiciona a informação numa onda especial de tal forma que poderá ser recuperada na outra parte através de um processo reverso chamado demodulação.
Assim, os sistemas de transmissão em que é necessária uma maior qualidade do sinal (relação sinal-ruído) é utilizada normalmente a modulação em frequência. Nos sistemas de transmissão digital, os sinais podem ser transmitidos utilizando técnicas de modulação em banda base ou técnicas baseadas em portadoras.
A taxa de modulação (medida em bauds) é o número de possíveis variações da onda portadora por segundo, ou seja, o número de vezes que se imprime a informação digital na onda portadora por segundo (a cada possível variação na onda portadora está se imprimindo uma informação digital).
43 curiosidades que você vai gostar
A modulação QPSK é uma técnica de modulação derivada do PSK, porém neste caso, são utilizados parâmetros de fase e quadratura da onda portadora para modular o sinal de informação. ... Isto significa que as informações são inseridas nos parâmetros de amplitude e quadratura da onda portadora.
A modulação ASK (Amplitude Shift Keying) consiste na modificação do nível de amplitude da onda portadora em função do sinal digital de entrada a ser transmitido. O sinal modulante assume um dos dois níveis discretos da fonte de informação (nível lógico 0 ou 1).
A maioria dos sinais, da forma como são fornecidos pelo transdutor, não podem ser enviados diretamente através dos canais de transmissão. Consequentemente, uma onda portadora cujas propriedades são mais convenientes aos meios de transmissão, é modificada para representar a mensagem a ser enviada.
Em física, a modulação consiste num processo utilizado em telecomunicações para a transmissão eficaz de sinais de baixa frequência. O princípio da modulação baseia-se na associação ao sinal que contém a informação outro que lhe servirá de suporte (onda portadora).
lógica (AND) de um sinal NRZ-L com seu sinal de relógio. Códigos Binários –RZ Unipolar: O bit 1 é representado por um pulso retangular com duração igual à metade do intervalo significativo de bit. O bit 0 é representado pela ausência de pulso.
A palavra Modem vem da junção das palavras modulador e demodulador. Ele é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original.
São duas as técnicas de multiplexação adotadas para a transmissão de dados e aplicadas para a tecnologia LMDS. ... A tecnologia LMDS pode usar dois tipos de modulação digital: QPSK (Quadriphase-Shift Keying) e QAM (Quadrature Amplitude Modulation).
Foi a primeira forma de modulação criada e foi utilizada para transmitir som, através das frequências de rádio AM, as quais estão à beira da extinção hoje em dia. Trata-se de variar a amplitude de um sinal de alta frequência em função do sinal que se quer transmitir, chamado de sinal modulador.
O sinal modulante é o próprio sinal que se deseja transmitir, mas, que devido a suas caraterísticas de baixa frequência, deve ser superposto a uma onda portadora de frequência mais alta de tal forma que possa se propagar através dos meios físicos de transmissão.
1. Acto ou efeito de modular. 2. Passagem de um modo ou tom para outro.
A modulação QAM pode ser: 4 QAM, 16 QAM, 32 QAM, 64 QAM, 128 QAM, 256 QAM, 512 QAM, 1024 QAM, 2048 QAM, 4096 QAM ou mais densas. No Brasil é utilizado a modulação QAM 256 pela NET, nas transmissões de sinal digital para TV, internet 4G e conexões via radio-satélite.
Para facilitar a transmissão do sinal através dos meios físicos, e adequar as frequências aos sistemas de comunicação, se utiliza a chamada onda portadora, em cima da qual viaja o sinal a ser transmitido. A onda portadora é um sinal senoidal caraterizado por três variáveis: Amplitude, Frequência e Fase.
A modulação em frequência (FM) transmite a informação através da variação da frequência instantânea da portadora. Como vimos, na modulação AM a frequência era mantida fixa e a amplitude variava conforme o sinal a ser enviado, já na modulação FM a amplitude é mantida fixa e a frequência é alterada.
A modulação AM, que significa modulação em amplitude, consiste na modulação onde a amplitude do sinal senoidal, chamado de portadora, varia em função do sinal a ser transmitido, ou seja, o sinal modulador. Nessa modulação a frequência e fase da portadora são mantidas constantes, variando a amplitude.
Modulação vocal é a mudança de tonalidade entre um trecho de uma fala e outro. Na modulação, a pessoa varia as características da sua voz, alterando a tonalidade, a altura, a frequência, o volume e até mesmo o timbre.
A multiplexação é uma função que transmite 2 ou mais sinais individuais, de forma simultânea, por meio de um único cabo ou via wireless. É uma técnica que abre mais canais de comunicação e amplia a capacidade de transmissão de dados.
Quadrature = 90 graus fora de fase. é a modificação de um sinal eletromagnético inicialmente gerado, antes de ser irradiado, de forma que este transporte informação sobre uma onda portadora. Modulação é o processo no qual a informação a transmitir numa comunicação é adicionada a ondas eletromagnéticas.
Também classificada como modulação de onda contínua (CW), na qual a portadora é uma onda cosenoidal, e o sinal modulante é um sinal analógico ou contínuo. Tratando-se de um processo contínuo, a modulação CW é conveniente para este tipo de sinal. ...
O CAP (Carrierless Amplitude and Phase) é um esquema de modulação matematicamente muito similar ao QAM. Deste modo, obtemos a mesma forma de espectro que com QAM, sendo CAP mais eficiente que QAM em implementações digitais. ... Os símbolos no esquema CAP são transmitidos em uma alta taxa de bits.
A modulação BPSK consiste de 2 pontos em sua constelação; portanto, menor será a taxa de erro de bit em relação aos outros esquemas de modulação. As constelações da modulação PSK, estão sobre um rotacional, de forma que independente do número de constelações, o raio unitário define a potência do sinal igual a 1.
Como conseguir segunda via Nota Fiscal pelo CPF?
O que é bom para rinite infantil?
O que fazer para curar fungo na unha?
Como testar uma API no Postman?
Como saber se o financiamento vai ser aprovado?
Como fazer a transferência de uma escola para outra rs?
Qual acontecimento colocou fim ao período democrático?
Como saber se meu filho vai ser canhoto?
Quais são os sintomas da sífilis no homem?
Quais os tipos de sonda lambda?
Quais os celulares que têm giroscópio?
É normal ter espinhas no começo da gravidez?
Como sei que meu cadastro na Uber foi aprovado?
Onde testar a qualidade da água de poço?
O que acontece se não converter o fogão?
Como faço para pedir um Uber XL?