Microbiologia do Leite O leite é um líquido muito nutritivo, com proteínas de alto valor biológico, carboidratos, triglicerídeos importantes e vitaminas, tornando-se um meio de cultura ideal para o crescimento de microrganismos, principalmente as bactérias.
A microbiota contaminante do leite nor- malmente é composta por bactérias, em especial pelas psicrotróficas, que se multiplicam no leite refrigerado, enquanto que leveduras e fungos são raramente encontrados (JAY, 2005).
A confirmação da presença de Coliformes Termotolerantes foi feita por meio da incubação em caldo EC, com incubação em temperatura 45+ 0,2 ºC em banho-maria com agitação por 24 a 48 horas.
A microbiota inicial de carnes apresenta característica como ter um perfil heterogêneo da microbiota com predominância de bactérias mesófilas. Estas, com origem do trato intestinal e superfícies externa (solo, água, ar, alimentos, excretas) e que sinalizam o grau de sanitização no processo de abate.
As enterobactérias que fermentam a lactose, são constituídas pelos gêneros Escherichia, Enterobacter, Klebsiella, Citrobacter, Salmonella e Shigella sp em sua maioria hóspedes normais do intestino dos mamíferos, e sua presença na água ou no leite pode ser atribuída à contaminação de origem fecal.
39 curiosidades que você vai gostar
Depois de secretado no do úbere, o leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três principais fontes: de dentro da glândula mamária, da superfície exterior do úbere e tetos, e da superfície do equipamento e utensílios de ordenha e tanque (SANTOS e FONSECA, 2001).
Existe um grande número de agentes de doenças infecciosas que podem ser transmitidas ao homem pelo leite. Os patógenos mais importantes atualmente são Salmonella sp., Escherichia coli patogênica, Listeria monocytogenes, Campylobacter jejuni, Yersinia enterocolitica e Staphylococcus aureus.
A contaminação da carne ocorre por contato com a pele, pêlo, patas, conteúdo gastrintestinal, leite do úbere, equipamentos, mãos e roupas de operários, água utilizada para lavagem das carcaças, equipamentos e ar dos locais de abate e armazenamento.
Direta ou indiretamente, os dejetos humanos e de outros animais, seus organismos e os tecidos das plantas são depositados ou enterrados no solo. De alguma maneira todos desaparecem, transformados em substâncias que constituem o solo.
Como fica o seguro desemprego na nova lei?
O que é a doutrina do Destino Manifesto?
Quem tem diabete pode comer pastel frito?
Quem é o parente do Tiranossauro Rex?
Como saber o grau da esquizofrenia?
Porque o plágio é um problema?
É possível ficar cego com astigmatismo?
Como inibir o reflexo de Moro?
Para que serve o Wi-fi da GoPro?
Qual a diferença do Pilates para academia?
Para que serve o giroscópio no celular?
Qual o tempo máximo para concluir a São Silvestre?