Quando ativado por um estímulo externo, que é o aroma, o cérebro desencadeia uma reação neurológica na memória associando tal cheiro a fatos importantes da nossa vida. ... Basta sentir um cheiro familiar para que a cena do passado venha para nossa memória com uma incrível riqueza de detalhes.
O nosso olfato é diretamente ligado ao sistema límbico do cérebro - parte do cérebro onde se concentram nossas memórias e local onde surgem as emoções. Por isso que, ao sentirmos certos cheiros, eles nos despertam memórias, tanto boas quanto ruins.
O córtex olfativo está envolvido com o sistema límbico do cérebro e com a amígdala, onde as emoções nascem e as memórias são registradas. É por isso que cheiros, sentimentos e memórias ficam próximos.
A relação de trazer-nos lembranças. Por exemplo, um perfume qualquer, sentido ao caminhar na rua, que te lembre aquele que um parente usava, ou até o cheiro de uma boneca nova. Isto ocorre por causa de uma zona cerebral - chamada hipocampo - assimilar aquele cheiro marcante como se fosse vivenciado hoje.
A intensa conexão entre o cérebro e o olfato gera recordações imediatas. O nosso olfato está diretamente ligado ao sistema límbico – parte do cérebro onde se concentram as memórias e local de onde surgem as emoções. Por isso, ao sentir um determinado cheiro, as lembranças são ativadas.
O olfato está tão ligado à memória porque é o único dos sentidos que tem uma ligação direta com o sistema límbico dentro do cérebro, que é o sistema das emoções e das memórias. Por isso, é muito comum a pessoa sentir o cheiro e se lembrar de algum momento específico que viveu ou de uma pessoa específica.
A memória olfativa não apenas evoca memórias precisas, mas também atua em um nível inconsciente despertando emoções. Nesse sentido, investir em um bom aroma pode ser uma estratégia de marketing multissensorial eficaz.
O psicólogo William James, um dos fundadores da psicologia moderna, já sublinhava a importância das emoções para o bom funcionamento da memória.
Essas sensações parecem que por alguns instantes estamos vivendo novamente um momento do passado. Pois é, isso se chama memória afetiva. Acredito que você já tenha passado por isso, pois todos nós, em algum momento, ativamos nossas memórias afetivas, envolvendo família, amigos e acontecimentos felizes e de prazer.
Os exercícios cerebrais, conhecidos como ginástica cerebral, melhoram o funcionamento da memória. O SUPERA tem muitas técnicas e dicas para melhorar sua memória, para você viver com mais autonomia, uma boa rede de relacionamentos e qualidade de vida. Mantenha-se atualizado.
Para que seja gerado uma memória, é preciso que a pessoa preste bastante atenção nos acontecimentos, e quando os esses acontecimentos envolvem afeto, o ser humano tende a prestar mais atenção. Família Tóxica: saiba como se afastar da forma CERTA!
Como excluir um pixel no Facebook?
Como tirar reboco de parede rápido?
Como tirar resina acrilica da parede?
Como remover linhas duplicadas no Power Query?
Como deixar uma imagem com fundo transparente no LibreOffice?
Como transformar várias linhas do Excel em uma só?
Como funciona o óculos que corrige daltonismo?
Como fazer leitura da borra de café?
Como vai funcionar o Enem 2021?
Como justificar minha ausência no trabalho?
Quem fica com o buquê da noiva no altar?
Quantos dias de atraso o nome vai para o SPC?
Como o nitrogênio entra nas teias alimentares até chegar nos animais?
Pode fritar croquete congelado?
O que produz o calor do corpo?
Como funciona a comissão em caso de permuta?