Ludicidade é um termo que tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar. Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia.
A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.
Adivinhe com os sentidos
Essa é uma brincadeira muito divertida e que vai ensinar, na prática, sobre os sentidos. A ideia é que a professora prepare vários objetos e materiais sem revelar às crianças. Em seguida ela desafia os alunos a adivinharem o que é por meio dos sentidos.
Significado de Ludicidade
substantivo feminino Característica ou propriedade do que é lúdico, do que é feito por meio de jogos, brincadeiras, atividades criativas; ludismo: a ludicidade na educação infantil. Etimologia (origem da palavra ludicidade).
O que é Ludicidade:
A ludicidade permite que os exercícios de aprendizagem na educação infantil sejam adaptados à maneira como as crianças interpretam o mundo. Dessa forma, o conhecimento será absorvido de maneira leve e natural.
35 curiosidades que você vai gostar
Para VIGOTSKI (2007), o brinquedo tem um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, pois com ele, as crianças colocam em prática a sua imaginação, aprendem a respeitar regras e tem a capacidade até mesmo de elaborar uma. Na vida os desejos não são satisfeitos imediatamente.
Para Luckesi (2000, 2005a, b), ludicidade é um estado interno do sujeito que vivencia uma experiência de forma plena, é sinônimo de plenitude da experi- ência – considerando aqui “plenitude da experiência” como a máxima expressão possível da não divisão entre pensar/ sentir/ fazer.
O lúdico na aprendizagem é capaz de desenvolver habilidades importantes, como atenção, imitação, memória e até imaginação. O cérebro humano se desenvolve por estímulos recebidos nos primeiros sete anos de vida. Por isso, é necessário incentivar todos os aspectos: cognitivo, motor e afetivo.
O termo “lúdico”, do latim ludus, embora comumente usado na forma substantivada, é um adjetivo que indica algo que possua a natureza do brincar. O brincar é o conjunto de ações lúdicas desenvolvidas pelo homem, manifestada por meio do jogo ou da brincadeira, com o uso ou não do brinquedo como suporte.
Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento. Uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas.
Faça parte da brincadeira – A participação do adulto, principalmente do professor, em quem eles se espelham na fase de formação, é fundamental para estimular a entrada da criança no universo imaginário, além de permitir que você conduza a experiência para os seus objetivos pedagógicos.
Contação de histórias: essa é uma das atividades lúdicas para educação infantil mais aplicadas por seu poder de construção do conhecimento. Ao ler para uma criança, você ativa potencialidades cognitivas e mostra que ela também pode aprender um dia.
O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.
O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. (2010, p. 1). Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar.
A recreação deve ser escolhida livremente e praticada espontâneamente . Deve trazer prazer e proporcionar o exercício da criatividade, não havendo cobranças. Lúdico: Vem do Latim Ludus e significa brincar, mas ele inserido na vida do homem ajuda na concepção de seu conhecimento como homem em seu mundo.
Luckesi (2005) destaca que o papel da avaliação é diagnosticar a situação da aprendizagem, tendo em vista subsidiar a tomada de decisão para a melhoria da qualidade do desempenho do educando. Nesse contexto, a avaliação, segundo o autor, é processual e dinâmica.
É o estado interno que se processa enquanto o indivíduo realiza uma atividade lúdica. A atividade lúdica, como expressão externa, só será lúdica internamente se propiciar ao sujeito a sensação de plenitude, prazer, alegria. A ludicidade, como experiência interna, integra as dimensões emocional, física e mental.
Existem dois princípios apresentado por Luckesi: o formativo e organizativo. O princípio formativo é o eixo de autoconhecimento. ... No princípio organizativo o educador tem um papel principal.
Para Vygotsky, os jogos e brincadeiras têm funções efetivas no desenvolvimento da criança. No âmbito escolar o jogos é um vínculo para o desenvolvimento intelectual da criança. Portando é notório que a utilização dessa ferramenta no ensino de matemática é de suma importância.
Mencionamo-nos renomados autores como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Huizinga (1990), Marcelino (1990), Friedman (1992), Rego (2001), entre outros que de tal modo abordam a importância do lúdico no desenvolvimento infantil na Educação Infantil.
Uma proposta lúdico-educativa torna-se um desafio à prática do professor, pois além de selecionar, preparar, planejar e aplicar os jogos, ele precisa participar no decorrer do jogo, se necessário jogar, brincar com as crianças, mas sempre observando, no desenrolar, as interações e trocas de saberes entre eles.
Quando o professor passa a estruturar a brincadeira, organizando os espaços para o brincar e apresentando os materiais e brinquedos em que a criança é estimulada a usar está assumindo um papel-chave nesse processo ao estimular, desafiar e possibilitar às crianças o brincar de forma mais desenvolvida, ou seja, além de ...
No primeiro seguimento até na Educação Física Infantil, a gente tem que trabalhar visar muito esta parte lúdica. Porque você trabalhar até o 1º ano, você consegue desenvolver, encantar as crianças com a ludicidade. Então desde a Educação Infantil a gente trabalha a ludicidade.
Cantando e tocando de mentirinha. Utilizar instrumentos musicais de brinquedo é uma ótima forma de aprender brincando. Além de desenvolver melhor a coordenação motora dos seus filhos, eles podem aprender inglês com música — o que reforça o item anterior. Muitos pais preferem colocar as crianças em escolinhas de música.
Bolinha de gude, lego, pega-pega, desenho, mímica, trava-línguas e leitura. As brincadeiras lúdicas podem mudar com o passar dos anos, mas ainda continuam sendo a principal forma de aprendizado das crianças, seja em casa com os pais e irmãos, ou na escola, com os colegas de classe.
Como tirar manchas de mofo de couro sintético?
Como usar o Office Online grátis?
Como tirar mancha de molho de carne da roupa branca?
Como é utilizado o Microsoft Azure?
Como mudar as configurações do mouse no LoL?
Como mudar o cursor no celular?
Como mudar o céu no Lightroom?
Como tirar manchas de água sanitária do porcelanato?
Como alterar a conta de pagamento do INSS?
Como executar comandos no prompt como administrador?
Como tirar mancha de graxa seca?
Como mudar de 2.4 GHz para 5 GHz no celular?
O que é risco físico químico biológico e Ergonomico?