A linguagem neutra, ou também conhecida como linguagem não-binária tem sido cada vez mais discutida entre as pessoas e dentro das academias no Brasil. Ela consiste em não determinar gênero masculino ou feminino para incluir pessoas que não se identificam como homens ou mulheres.
São aquelas que não se identificam com nenhum dos dois únicos gêneros previstos na legislação brasileira – ou se reconhecem em ambos. Também chamada de linguagem neutra ou inclusiva, ela abrange uma série de formas para designar o gênero das pessoas sem identificá-las no feminino ou masculino.
Uma das formas mais simples de alfabeto possível para se codificar informação é o alfabeto binário, ou seja, um alfabeto que contém cardinalidade igual a 2 (apenas dois símbolos no conjunto).
Ela cita como exemplo a palavra "homem" usada para se referir à humanidade. Para a doutoranda, o uso do pronome neutro ajuda a respeitar o fato de uma pessoa não se identificar com o gênero que está vendo, mesmo que apresente características biológicas dele.
Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.
28 curiosidades que você vai gostar
Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.
(Elu, delu, nelu, aquelu).
O pronome “elu” pretende representar, e incluir, na língua portuguesa as pessoas não-binárias ou cujo género é desconhecido ou indeterminado, assim como grupos com diferentes géneros, sem recorrer ao uso do “masculino genérico”.
Por exemplo: você pode ter 10 mulheres e um homem numa sala, mas para fazer menção ao conjunto de pessoas, vai optar por um pronome masculino – eles . Na linguagem neutra, usada para se referir a pessoas sem delimitar o gênero, amigues substitui amigos , por exemplo.
O sueco foi a primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa por uma autoridade institucional. "Hen" pode ser usado para descrever qualquer pessoa, independentemente da identificação de sexo ou de gênero.
Como é que se escreve bem-estar?
Quando trocar as velas do fogão?
Como tirar gordura de armário em MDF?
Como limpar a patinha do cachorro depois do passeio?
Como se faz polidor de alumínio?
Como colocar azulejo em parede que já foi pintada?
Como limpar armário de cozinha MDF?
Como fazer balão de fala no Power Point?
Como limpar os brincos que ficam verdes?
Quando a Alemanha foi unificada?
Como fazer a limpeza da autoclave Stermax?
Como dar brilho em pia de resina?
O que é bom para desentupir as veias artérias?
Como inserir nota de rodapé com asterisco Word?