A legitimidade ordinária é quando os sujeitos vão em nome próprio, litigar em juízo, para defender seu direito.
Via de regra, ninguém pode ir a juízo, em nome próprio, para defender direito alheio, sob pena de carência da ação por ilegitimidade de parte. ... Trata-se, portanto, de legitimidade ordinária, em que os sujeitos vão a juízo, em nome próprio, para litigar sobre os seus direitos.
Há legitimação extraordinária (legitimação anômala ou substituição processual) quando não houver correspondência total entre a situação legitimante e as situações jurídicas submetidas à apreciação do magistrado. Legitimado extraordinário é aquele que defende em nome próprio interesse de outro sujeito de direito.
2.2 Legitimidade extraordinária. Na legitimidade extraordinária, temos aquele sujeito que está atuando em nome próprio, porém defende os direitos de outrem. Como forma de exemplificar temos o Sindicato, que vai atuar no processo em nome prórpio para defender os direitos de sua categoria.
A legitimidade será concorrente quando atribuída a mais de uma pessoa. Assim, pode se dar tanto no campo da legitimidade ordinária, como na ação de cobrança de dívida ajuizada por credor solidário; como na legitimidade extraordinária, que acontece no condomínio.
35 curiosidades que você vai gostar
Aqueles que se obrigam, por força da lei ou do contrato, solidariamente à satisfação de determinadas obrigações, apesar de não nominados no título, possuem legitimidade passiva extraordinária para a execução, como no caso dos arts. 1.643 e 1.644 do Código Civil .
Legitimidade ativa concorrente
Mais de uma parte está legalmente autorizada a ingressar com a ação, independentemente da valoração do outro. Aquele que ingressa primeiro com a ação afasta a legitimidade do outro. Exemplos no processo penal (03 casos):
A legitimidade extraordinária é também denominada substituição, já que ocorre em casos excepcionais, que decorrem de lei expressa ou do sistema jurídico, em que admite-se que alguém vá a juízo, em nome próprio, para defender interesses alheios.
Possui legitimidade passiva aquele que pode assumir o polo passivo do processo, ser réu.
Como dar polimento no meu carro?
Como usamos o número pi no dia a dia?
Como tirar risco de plástico transparente?
Como é a ferida da sífilis na boca?
Como identificar um morcego vampiro?
Como podemos identificar a cultura material de um povo?
Como dar brilho em plástico cromado?
Como conhecer a cultura organizacional de uma empresa?
Como dar brilho em peças cromadas?
Como saber qual é a cor natural do meu cabelo?
O que usar para polir plástico?
Como habilitar crédito trabalhista em processo de recuperação judicial?
Como usamos os recursos naturais no nosso dia a dia?
Como identificar uma metonímia?
Como descobrir a placa de um veículo pelo nome do proprietário?
Como é feito o monitoramento e a prevenção de furacões usando tecnologias?