Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Iorubá (língua nígero-congolesa) “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. É considerada a mãe de todos os adultos e a mãe dos orixás.
Iemanjá pertence às religiões de Candomblé e Umbanda e é um orixá feminino. Conhecida como Rainha do Mar, o seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.
Yemanjá seria a filha de Olokum, deus (em Benin e em Lagos) ou deusa (em Ifé) do mar. Foi casada pela primeira vez com Orunmyila, senhor das adivinhações, depois com Olofin-Oduduá, Rei de Ifé, com quem teve dez filhos, que se tornaram Orixás. De tanto amamentar seus filhos, seus seios ficaram enormes.
Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade (fazer o pedido). Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade.
O ponto culminante do culto ao orixá ocorre com os seus iaôs ou eleguns mediante a possessão, onde "Iemanjá manifesta-se em seu adoxu ou Olorixá (termos genéricos para todos os iniciados capazes de experimentar o transe da possessão; médiuns)".
38 curiosidades que você vai gostar
São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.
Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.
Quais são as oferendas para Iemanjá
A senhora dos oceanos gosta de velas brancas, rosas ou azuis, champanhe, calda de ameixa ou pêssego, arroz-doce, manjar, melão e rosas brancas (ela não aceita flores de outra cor). No Ano-Novo, muitas pessoas também oferecem perfumes, jóias e espelhos, já que Iemanjá é vaidosa.
Pegue uma nota de um real, coloque na mão direita e dirija-se ao mar. Entre na água e mergulhe a nota nas ondas pedindo: "Iemanjá, senhora das águas e rainha do mar, faça com que este dinheiro se multiplique, assim como se multiplicam os peixinhos do seu reino sagrado".
Compre duas chupetas: uma azul e uma rosa. Leve até a praia, entre no mar e peça a Iemanjá que lhe conceba um filho ou uma filha. Iemanjá é a Orixá da concepção e da geração. Faça uma oração do seu coração a ela enquanto molha as chupetas na água do mar.
Iemanjá é a Senhora das águas salgadas, a grande mãe e protetora dos seus filhos. No panteão africano, ela é a Deusa nascida da união entre o céu e a terra (Obatalá e Oduduá), sendo a mãe de vários Orixás importantes, como Ogum, Oxóssi, Iansã e muitos outros. Ela está relacionada à maternidade, proteção e fertilidade.
No sincretismo religioso - associação entre a cultura religiosa africana e os ritos católicos realizados no Brasil - Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Quais são as características dos filhos de Iemanjá? Majestosos, belos e calmos como a mãe. Os descendentes de Iemanjá apresentam características muito parecidas com as da deusa. Eles são imponentes, sensuais e cheios de dons fascinantes, assim como o canto da sereia.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Do seu ventre saíram vários outros orixás que são colocados como seus filhos. Entre tantos poderíamos citar Xangô, o deus do trovão; Ogum, deus do ferro e das guerras; Oiá, deusa do rio Níger; Oxóssi, o deus dos caçadores; e Omolu, o deus das doenças.
Os dizeres são: "Iemanjá, dona das águas, traga para mim meu amor… [faça seu pedido, peça seu amor e sua fertilidade]". Em seguida, ore dez vezes a Ave Maria para Iemanjá. Coe tudo e banhe-se do pescoço para baixo após seu banho higiênico.
A intenção precisa ser positiva de agradecimento ou de pedido, sempre focando a mente na cor azul claro e na vibração de amor e de criação. Se você não encontrar as velas nesta cor, pode acender velas brancas e usar uma fita azul claro, daquelas fininhas, para amarrar suavemente as velas, unindo-as, por exemplo.
Seus números para sorte: 6 e 15. Yemanjá é a Rainha do mar e mãe de vários Orixás. Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe.
Para agradar Yemanjá em casa:
Coloque num jarro, sete palmas ou sete rosas brancas. Abra uma pera em quatro partes e coloque num pires ao lado do jarro com as flores. Coloque também ao lado dois copos: um com sal grosso diluído em água e outro com água filtrada.
Oferenda com comidas e objetos para Iemanjá
Além de flores, velas e roupas, objetos marítimos como conchas e as comidas também são utilizados como oferendas para a Rainha do Mar. As comidas mais comuns são a canjica, manjar e alguns pratos feitos com peixe e leite de coco.
No caso de Iemanjá, o banho com o seu sal de banho significa uma imersão física e espiritual em seu campo de proteção, de psiquismo e do sistema nervoso. Ao se banhar com o Sal de Banho de Iemanjá ou mesmo com as ervas dessa orixá estamos pedindo a ela sua benção, sua purificação e o atendimento de nossos pedidos.
Oxum é a rainha das águas doces, sem ela ninguém vive”, conta a mãe de santo. ... Desta forma, a diferença seria entre o tipo de rio, sendo o de Oxum mais sinuoso e de regiões do interior, enquanto que os de Iemanjá são os que correm em regiões mais próximas do mar.
Yemanjá Asagba ou Sobá: Ligada a Airá, lufã e Orunmilá, fia algodão, usa corrente de prata no tornozelo, carrega abebé e sua energia é a espuma branca do mar e rio, veste branco com prata. Yemanjá Akurá: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lodo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa.
Para conquistar um filho de Iemanjá, o primeiro passo para isso é elogia-lo. Essas pessoas gostam muito de receber elogios e ser exaltadas, principalmente pelas pessoas que possuem interesses amorosos.
Tem alguém usando meu número no WhatsApp?
Como conseguir o Exp Share no Pokémon Heart Gold?
Como pegar o Larvitar no Pokémon GO?
Qual a importância de se trabalhar ciências na Educação Infantil?
Onde posso sacar o dinheiro do Mercado Pago?
Como colocar uma página na horizontal e outra na vertical?
Como tirar o zero da planilha do Excel?
Como colocar pulseira em si mesmo?
Como usar o controle de revisão do Word?
Como tirar uma prateleira da parede?
Tem como ligar 2 chuveiros na mesma rede 110v?
Como detectar qual o formato do arquivo?
Porque meu celular mudou o horário?
O que acontece com a água se ela tiver um grande excesso de nitratos?
Como tornar uma planilha do Excel online?
Como tirar a conta da Pichau do PC?