A humanização na enfermagem é um processo importante para os profissionais que atuam diretamente com o paciente, uma vez, que o enfermeiro(a) deve saber avaliar de maneira correta os sentimentos, perspectivas, dúvidas e percepções que estejam relacionados ao paciente.
O conceito de humanização na enfermagem deve ir além da assistência e das intervenções clínicas em si. Ele demanda uma visão holística do paciente e dos seus aspectos individuais, por meio de um tratamento globalizado e voltado à integralidade do indivíduo enquanto ser humano.
Portanto, o processo de humanização é essencial para garantir que os processos sejam feitos da melhor maneira possível. Para compreender melhor a importância de humanizar o atendimento, basta considerar que o paciente não busca apenas a solução de um problema de saúde, mas também alívio e conforto pessoal.
A humanização é descrita, no campo da saúde, como uma aposta ético-estético-política. É uma aposta ética porque envolve a atitude de usuários, gestores e profissionais de saúde comprometidos e co-responsáveis. É estética porque se refere ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas.
Na assistência humanizada, o trabalho em equipe interprofissional é uma estratégia de promoção da qualidade do serviço em saúde por meio do atendimento integral ao paciente e da articulação de conhecimentos e habilidades dos diversos profissionais envolvidos no cuidado do paciente e de seus familiares.
19 curiosidades que você vai gostar
“O tratamento humanizado é olhar para o paciente e para as suas necessidades. Como ele é tratado na recepção, quanto tempo ele fica esperando para ser atendido. Também é preciso valorizar o profissional da saúde, que muitas vezes está em um ambiente de extremo estresse.
Estudos mostram que os principais pontos de um atendimento humanizado, são: tratar cada paciente de forma individualizada e única; dispensar atenção e empatia com o caso, a situação; transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa ter melhor adesão ao tratamento proposto; esclarecer cada procedimento ...
A humanização é um processo que atua nos princípios do relacionamento pessoal, interpessoal e institucional do hospital ou clínica. Por isso, toda a criação do atendimento humanizado está relacionada com a valorização da saúde do paciente e comportamento ético do profissional da unidade de saúde.
A humanização deve existir em todas as nossas ações. Um exemplo de humanização na empresa é a assimilação de características mais amorosas e conscientes, como a união, a harmonização do grupo entre si e com o todo, afinal, a parceria estruturada no amor.
No setor de saúde, a humanização é essencial para aumentar a eficácia do tratamento e a satisfação dos pacientes que, por sua vez, passam a dar mais credibilidade à instituição e, consequentemente, indicá-la para outras pessoas.
Humanização na enfermagem é o efeito de olhar para um paciente em uma perspectiva mais integrada e completa e não apenas para as questões clínicas e assistenciais envolvidas no processo do adoecimento. Nesse sentido, cabe ao enfermeiro entender todas as queixas do paciente e intervir de forma gentil e acolhedora.
Os pacientes, pelo maior grau de dependência com relação à enfermagem, também sofrem profundamente com a falta de humanização dos membros da equipe. Essa ação reflexa contribui para elevar o nível de tensão àe ambas as partes.
Acredita-se que o principal objetivo da humanização em unidades de alta complexidade como as UTIs seja o de manter a dignidade do ser humano e o respeito por seus direitos, sendo importante dar voz aos profissionais para compreender como eles se percebem em meio a esta política e prática em saúde.
Os benefícios dos espaços humanizados estão focados na melhora psicológica da pessoa, que consequentemente pode contribuir para uma melhora física, ajudando, com isso, na repercussão positiva perante os familiares e amigos dos internados. “A ambientação é totalmente voltada para o conforto do hóspede e seu bem-estar.
Importante lembrar que a humanização deve estar presente em hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e demais espaços de saúde públicos e privados.
Tenha empatia e foque na experiência do cliente
Ter empatia e focar na experiência do cliente são pontos-chave para desenvolver um atendimento humanizado. Mais do que simpatia, os atendentes precisam ter empatia para entender as dores do cliente, suas dificuldades e seus desejos.
Atendimento humanizado é o tratamento baseado no diálogo atencioso com o consumidor. Ele tem como foco fazer resolver os problemas do cliente por meio de respostas acolhedoras. Dessa forma, foge do esquema tradicional de muitos telemarketings que seguem um script rígido ao promover uma comunicação baseada na empatia.
5 passos de como fazer um atendimento humanizado em clínicas e hospitaisQualifique a equipe de trabalho. ... Conheça bem os pacientes. ... Trabalhe com o acolhimento. ... Saiba respeitar as diferenças. ... Priorize a empatia sempre.
O atendimento humanizado prioriza o diálogo e as necessidades do paciente. Isso significa que, durante as conversas e cuidados com o paciente, os profissionais identificam problemas muito mais rapidamente. A confiança gerada entre pacientes e profissionais contribui para a eficácia do tratamento.
Os equipamentos intimidam, a preocupação – tanto de familiares como dos próprios pacientes – é uma realidade inevitável, mas a forma humanizada de manifestar o cuidado transforma a vida de pacientes que necessitam do monitoramento constante que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) oferece.
Deve-se fazer higiene oral, dar banho no leito, higiene capilar dentre outros cuidados. Pois isso contribui na recuperação e previne complicações (CAETANO, ANDRADE, SOARES, PONTE, 2008).
A humanização também pode tornar o atendimento mais eficaz, pois um paciente bem informado responde mais rapidamente e de forma mais correta às solicitações médicas. Portanto, a prática favorece a diminuição da concentração de pacientes nos hospitais, reduzindo a transmissão de doenças em casos de pandemia.
Desafios da implementaçãoMá remuneração de servidores e falta de políticas remuneratórias por desempenho;Ausência de programas de capacitação e ascensão na carreira — muito devido à rigidez dos estatutos dos servidores públicos;
A importância de se humanizar o cuidado
Em relação às situações desumanizastes relacionadas ao paciente podemos citar como foco falta de privacidade, despreparo psicológico, falta de informações, aglomeração, anonimato e a falta de ética de alguns profissionais.
O significado da humanização, para os profissionais entrevistados, compreende olhar ampliado, respeito aos princípios éticos e facilitação ao acesso. As dificuldades se referem à falta de profissionais preparados, excessiva demanda e deficiências na organização do serviço.
Como que se escreve alfabeto em inglês?
Como acessar o aplicativo da Disney na TV?
Qual o plural de metade em inglês?
Quais os tipos de laranja que existe no Brasil?
Como é que se escreve a letra E?
O que é que significa kamikaze?
Como instalar Attack on Titan PC?
Onde ver o extrato do Tesouro Direto?
Como consultar saldo do caixa tem por telefone?
Como tirar ferrugem de halteres?
Como aplicar filtros na planilha do Google?
Como atualizar Certificado de Regularidade IBAMA?
Como tirar ferrugem rolamento?
Como podemos perceber que ocorreu uma reação química no processo de ferrugem?
O que é Certidão de Regularidade CRF?