A homeostase de cálcio é regulada, principalmente, pelo hormônio paratireoidiano (PTH) e pela 1,25-dihidroxi vitamina D [1,25(OH)2D], que é a forma ativa da vitamina D. A principal fonte de vitamina D está na exposição da pele à luz solar e até 20% provêm da ingestão dietética.
O organismo move o cálcio dos ossos para o sangue quando necessário para manter um nível estável de cálcio no sangue. Se a pessoa não consumir uma quantidade suficiente de cálcio, o cálcio em excesso é movido dos ossos, o que causa seu enfraquecimento. Pode ocorrer osteoporose.
Homeostase é a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente.
O metabolismo do cálcio e do fosfato (ver Visão geral das doenças da concentração de fosfato ) está intimamente relacionado. A regulação do equilíbrio de ambos é significativamente influenciada pelas concentrações de PTH circulante, vitamina D e, em menor grau, calcitonina.
Desses dois íons, o cálcio é controlado com muito maior precisão do que o fosfato e o controle metabólico do cálcio será o principal assunto deste tópico. O metabolismo desse último íon é regulado por três hormônios: hormônio paratireóideo (PTH), calcitonina (CT) e vitamina D.
Basicamente três tecidos são responsáveis pela homeostase do cálcio no organismo, além das glândulas que secretam os hormônios que controlam a concentração sérica. Os ossos, na condição de principal reservatório deste íon, estão em constante mudança sofrendo reabsorção e mineralização.
Apesar destes importantes papéis fisiológicos e bioquímicos intracelulares, o principal reservatório de cálcio no organismo são os ossos (cerca de 99% do cálcio corporal). No plasma, o cálcio é encontrado em três formas: ionizado (50%), ligado a proteínas (40%) e em complexos solúveis (10%).
OS RINS E A HOMEOSTASIA 1 - Descrever o papel dos rins nas homeostase. Os rins são órgão excretores e reguladores que eliminam o excesso de água e metabólitos do organismo e controlam o volume de líquidos corporais, contribuindo assim para a manutenção da homeostase.
Os níveis de cálcio no sangue são regulados principalmente por dois hormônios: O hormônio da paratireoide é produzido pelas quatro glândulas paratireoides localizadas ao redor da tireoide no pescoço.