A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.
A partir dos anos 2000, a internet discada foi cedendo espaço para a banda larga e, atualmente, para a fibra óptica, o que agilizou os processos de navegabilidade do usuário. A conexão de dados também ganha destaque, a exemplo da rede 3G e, mais recentemente, já podemos contar com a rede 4G e 5G.
A Revolução Digital, também conhecida como a Terceira Revolução Industrial, refere-se aos processos associados à passagem da evolução tecnológica industrial iniciada entre o final dos anos 1950 e o final dos anos 1970, com o desenvolvimento da eletrônica digital, expansão do uso de computadores digitais além dos ...
Basicamente, a internet é uma rede de conexões globais que permite o compartilhamento instantâneo de dados entre dispositivos. Apesar dessa tecnologia parecer antiga, ela só existe há 50 anos. Em alguns países, como o Brasil, essa conexão só chegou nos anos 90.
Ela surgiu em plena Guerra Fria e foi criada com objetivos estritamente militares. Ela foi criada para interligar as bases militares dos Estados Unidos e com isso garantir as comunicações norte americanas seriam mantidas mesmo em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações.
34 curiosidades que você vai gostar
Hoje em dia, calcula-se que 44% da população mundial, ou 3,2 bilhões de pessoas, estão conectadas à internet1. Em 2013, o diretor executivo do Google, Eric Schmidt, fez a previsão de que dali a 5 anos, todos no mundo teriam acesso à internet.
O espaço virtual que está sendo criado na internet, o ciberespaço, está rompendo barreira na comunicação humana. Portanto, o acesso e a difusão da informação mediada pelo computador possibilitam a diversidade, e amplia o conhecimento no âmbito social, econômico, cultural e político de uma sociedade.
Por meio da internet das coisas, conseguimos mesclar o mundo real e o mundo virtual. Ela possibilita cumprirmos diversas tarefas sem sair de onde estamos, conecta pessoas, máquinas e equipamentos, favorecendo a interação e tornando a vida muito mais dinâmica.
Devido ao conflito, os Estados Unidos estavam interessados em encontrar uma maneira de proteger suas informações e comunicações no caso de um ataque nuclear soviético. As inovações que tentaram resolver esse problema levaram ao que conhecemos hoje como Internet.
As redes sociais se multiplicaram e evoluíram muito nos últimos dez anos, com o avanço de apps e das soluções de comunicação à distância. Algumas plataformas, como Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Twitter, cresceram exponencialmente com a incorporação de novos recursos.
Com um número tão grande de objetos conectados, é importante saber os benefícios proporcionados pela Internet das Coisas.Segurança do automóvel. ... Automação residencial. ... Melhorias na saúde. ... Locais de trabalho mais seguros e melhores. ... Aeroportos mais rápidos.
Vantagens da internet em casaAmplo acesso a informação: Uma receita de bolo, uma informação médica, uma consulta a um serviço público, uma matéria escolar e assim por diante. ... Comodidade: ... Segurança: ... Entretenimento: ... Trabalho: ... Estudos: ... Comunicação com a família: ... Entre outros motivos.
Já o E significa EDGE, do inglês Enhanced Data rates for GSM Evolution (Taxas de Dados Aprimoradas para a Evolução do GSM, em tradução livre), considerada uma evolução da tecnologia GPRS. Ambas, por sua vez, são resultado da resultado da evolução da rede 2G, sendo a primeira considerada 2,5G, e a segunda, 2,75G.
Revoluções tecnológicas ou industriais
Foi o que aconteceu desde o advento da primeira revolução industrial, quando o mundo do trabalho foi transformado pelas máquinas a vapor. Do século XVIII aos dias de hoje, muita coisa se transformou completamente.
O conceito de revolução é entendido, comumente, como uma transformação radical de determinada estrutura política, social, econômica, cultural ou tecnológica, isto é, tudo o que diz respeito à vida humana. Tal conceito é fundamental para se entender os períodos históricos moderno e contemporâneo.
Mas a grande popularização da internet se deu apenas em 1988 onde houve a abertura das redes para fins comerciais. No final dos anos 80 começou a surgir a conexão via dial-up. Porém a grande explosão na internet no mundo foi apenas em 1989 quando os Estados Unidos resolveram comercializar a internet.
Em 1994, a internet finalmente sai do nicho acadêmico e passa a ser comercializada para o público em geral. No Brasil, a EMBRATEL lança o Serviço Internet Comercial, em caráter experimental e com conexão internacional de 256 Kbps. Cinco mil usuários foram escolhidos para testar o serviço.
Em 20 de dezembro de 1994, a Embratel lança o serviço experimental de internet comercial no Brasil. Só cinco mil usuários foram escolhidos pra esses testes. Em maio de 95, ele começaria a operar de forma definitiva.
A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", pois foi quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browsers ou navegadores — Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx — e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
A internet surgiu lá na época da Guerra Fria (1947 – 1991). Foi desenvolvida pelos norte-americanos com o intuito de se comunicarem com seu exército durante a guerra caso os meios de comunicação tradicionais da época fossem destruídos em ataques.
A verdadeira origem da Internet é com a ARPANet (Rede de Agencias de Projetos de Pesquisa Avançada ou Rede da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada dos Estados Unidos). No ano de seu nascimento, em 1969, quando nasceu a ARPANET, surgiu a primeira conexão entre os computadores da Stanford e da UCLA.
Anos 70-80: Surge o termo Internet
O uso do termo “Internet” para uma rede TCP/IP global se deu em dezembro de 1974, com a publicação da primeira especificação completa do TCP, assinada por Vinton Cerf, Yogen Dalal e Carl Sunshine, na Universidade de Stanford.
Saúde, educação e segurança são diretamente beneficiadas pela tecnologia. Com sistemas mais eficientes de gestão da informação, é possível observar a ascensão das cidades inteligentes, ou smart cities, que integram plataformas e diferentes recursos para promover o bem-estar social.
Além de aumentar a visibilidade, as redes sociais são ótimos canais de relacionamento com o público. Elas possibilitam conhecer a opinião real dos seus clientes para construir uma relação de proximidade.
Estes símbolos significam que o computador está ligado à rede por cabo. São cabos Ethernet, que é uma arquitetura de interconexão para redes locais – Rede de Área Local (LAN). Por outro lado, estes símbolos significam que o computador está ligado à Internet por wi-fi/wireless, ou seja, Internet sem fios.
Como desenvolver o controle inibitório?
Por que é importante treinar a resistência aeróbica?
Como conseguir a Galactus em Marvel vs Capcom 3?
Quanto custa trazer um Tesla para o Brasil?
Como treinar redação para vestibular?
Como melhorar a sua caligrafia?
Qual o objetivo do ditado mudo?
Como desenvolver a técnica para escrever Como arquiteto?
Como malhar costas com o peso do corpo?
O que se manifesta jogos e brincadeiras populares?
Como jogar cartas de Tarot de Marselha?
Como rezar o Terço da Libertação passo a passo?
Como fazer uma consagração a Nossa Senhora?
O que fazer depois de receber a hóstia?
Qual o objetivo do abate humanitário?
Como rezar o terço em um velório?