A Citocromo Oxidase P450 3A4 (CYP3A4) é a mais comum e versátil das enzimas do grupo das CYP, que atua no fígado catalisando a oxidação de compostos xenobióticos como fármacos e toxinas, possibilitando assim a sua eliminação do organismo.
A enzima citocromo c oxidase ou complexo IV é um complexo proteico transmembranar que pode ser encontrado em bactérias e nas mitocôndrias, presente na cadeia transportadora de elétrons. A cadeia transportadora de elétrons é formada por quatro complexos, sendo o complexo IV o último.
O citocromo c é uma pequena proteína heme que está associada à membrana interna da mitocôndria. É uma proteína solúvel, ao contrário de outros citocromos, e é um componente essencial da cadeia transportadora de eletrons. É capaz de realizar oxidações e reduções, mas não se liga a oxigénio.
O caminho dos elétrons através do complexo III é sinuoso e complexo: o citocromo c que os recebe está localizado no lado do espaço intermembranas da mitocôndria.
Os citocromos P450 são heme-proteínas envolvidas nas biotransformações de vários compostos de origem endógena e exógena. Biologicamente estas enzimas promovem a modificação química de várias moléculas exógenas lipofílicas, que após isso se tornam mais solúveis e de fácil excreção pelo organismo humano.
43 curiosidades que você vai gostar
A cadeia transportadora de elétrons é uma série de proteínas e moléculas orgânicas encontradas na membrana interna da mitocôndria.
Citocromos ou citocromas são proteínas, geralmente ligadas a uma membrana, que contêm grupos heme e que efectuam o transporte de elétrons. São encontradas sob a forma de proteínas monoméricas (i.e. citocromos c) ou como subunidades de complexos enzimáticos maiores catalisadores de reações redox.
Além desta função muito importante, o citocromo c é também um importante ativador da morte celular programada, ou apoptose; mais concretamente, é um ativador da via intrínseca da apoptose. ... Apesar de a apoptose ser uma forma de morte celular, trata-se de um mecanismo fundamental para a homeostasia do nosso organismo.
O citocromo c é uma hemoproteína localizada na membrana mitocondrial, tem papel importante em eventos biológicos como o transporte de elétrons na cadeia respiratória mitocondrial e no desencadeamento da apoptose.
A succinato desidrogenase actua separando os átomos de hidrogénio que se acham na posição trans dos átomos de carbono metilénicos do succinato.
Função. É a última proteína da cadeia transportadora de elétrons. ... O complexo IV passa os elétrons para o O2 que se divide em dois átomos de oxigênio que aceitam prótons da matriz, formando água. São necessários quatro elétrons para reduzir cada molécula de O2, e duas moléculas de água são formadas no processo.
Fosforilação oxidativa é o nome de um dos processos que ocorrem nas mitocôndrias durante a respiração celular. ... Quando ocorre a fosforilação oxidativa há a oxidação de nutrientes do alimento que, como consequência, libera energia química que posteriormente é produzida no transporte de elétrons na cadeia respiratória.
A apoptose é um processo organizado, no qual o conteúdo da célula é processado e compactado em pequenos pacotes de membrana para "coleta de lixo" por células do sistema imunológico. Ao contrário da necrose (morte por lesão), no qual o conteúdo da célula é expelido e causa inflamação.
Ela pode ser inibida pela proteína c-FLIP, que se liga ao FADD e à caspase-8, intativando-as e impedindo que a cascata siga para a via de execução. Outra proteína, chamada Toso, também bloqueia a apoptose induzida por Fas em células T ao inibir a caspase-8.
O apoptossomo, então, ativa as caspases iniciadoras ou ativadoras de morte celular, sendo que, dessas caspases, a principal é a caspase 9. ... As caspases executoras ativam a endonuclease, que é uma enzima que promove a fragmentação do DNA. Promovem também a degradação do citoesqueleto celular.
A apoptose é um processo altamente regulado. Entre os sinais que regulam a apoptose, promovendo-a ou suprimindo-a, estão: informação da linhagem, dano celular por radiação ou infecção viral, fatores de sobrevivência extracelulares, interações celulares, e hormônios ( citocinas, esteróides e peptídios).
Mecanismos envolvidos no processo apoptótico
A apoptose tem como principal mecanismo a ativação das caspases, que possuem cisteína no seu sítio ativo e são responsáveis por clivar proteínas com resíduos de ácido aspártico.
A apoptose pode ser descrita em uma seqüência de etapas facilmente identificadas ao microscópio de luz: 1ª Etapa: A cromatina, inicialmente esparsa e em transcrição, começa um processo rápido de condensação e inativação.
Tanto NADH como FADH2 estão envolvidos no processo de respiração celular. A glicólise e o ciclo de Krebs são dois caminhos metabólicos que levam a fabricação de ATP. O NADH é um produto desses dois processos, enquanto o FADH2 é produto do ciclo de Krebs apenas.
Podem ser encontrados em todos os seres vivos. Nos animais vertebrados se encontra principalmente nas células do fígado e do intestino delgado.
As outras três etapas da respiração celular — oxidação de piruvato, o ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa — requerem oxigênio para ocorrer.
...
Glicólise. ... Oxidação do piruvato. ... Ciclo do ácido cítrico. ... Oxidação fosforilativa.
Os complexos que constituem a cadeia de.transferência de elétrons nas mitocôndrias são.constituídos por proteínas e moléculas.transportadoras de elétrons (quinonas, FAD, FMN,citocromos, proteínas ferro-enxofre)
A membrana mitocondrial interna possui invaginações (cristas), alta permeabilidade seletiva e associa-se a proteínas do sistema de transporte específico, a proteínas e enzimas da cadeia respiratória e a subunidades protéicas da ATP sintetase (corpúsculos elementares). ...
Cadeia respiratória é a etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias, precisamente em sua membrana interna pregueada.
São características da apoptose, EXCETO: a) morte celular passiva, sem gasto de energia. b) afeta células isoladas. c) ocorre por estímulo fisiológico ou patológico. d) formação de corpos apoptóticos.
O que uma infecção uterina pode causar?
Como desativar o Menu Claro do celular?
Como eliminar o excesso de cafeína?
Como se pega a bactéria Pseudomonas?
Qual o princípio da liofilização na conservação dos alimentos?
Tem como gerar um feto nas trompas?
Como tirar o cloro da água da torneira?
Qual o tratamento para metaplasia escamosa?
Como tirar o cadeado do meu celular?
Por que o processo de metástase é tão difícil?
Como tirar o espinho do tambaqui?
Como ocorre o processo de quebra de gordura?
Como limpar borrado de esmalte sem esmalte?
Como é o processo de metamorfose da borboleta?
Como ocorre choque hemorrágico?
Como colocar o endpoint no AutoCAD?