Energia térmica é uma forma de energia que está relacionada com as altas temperaturas e o calor. A energia térmica é formada como consequência da energia cinética (movimentação) das moléculas e partículas de um determinado corpo. ... O calor consiste justamente na transmissão da energia térmica de um corpo para outro.
Quando queimados, os combustíveis como gasolina, álcool e carvão adquirem uma grande quantidade de energia térmica, essa energia, por sua vez, é transferida para as vizinhanças e pode ser usada para mover grandes máquinas, como os motores de combustão interna, usados em automóveis de todos os tipos.
Isso porque as partículas dos dois exemplos estão bem agitadas. Mas saiba que apenas o movimento de translação é que determina o quão quente ou frio está um corpo. Isso pode ser percebido na forma com que o forno de micro-ondas esquenta ou cozinha a comida.
Energia térmica é a resultado da soma da energia cinética e potencial de todas as partículas constituintes de um corpo.
Todo objeto que possui uma temperatura acima do zero absoluto tem energia térmica. Portanto, essa energia é gerada a partir do movimento, sendo a soma da energia cinética de todos os elementos, como íons, moléculas e átomos. Dessa forma, se gera calor, que pode ser transmitido por condução, radiação ou convecção.
A energia térmica e o calor medem-se em unidades de energia: o Joule no sistema SI, ou de forma alternativa a caloria, esta última certamente mais adequada à medida de calor e não da energia térmica propriamente dita.
Relacionada ao calor e às altas temperaturas, a energia térmica é originada a partir da energia cinética, tendo em vista a movimentação das partículas e moléculas de um determinado corpo.
Conseguimos perceber o quanto um objeto está quente ou frio através do simples contato com o objeto e, dependendo do caso, basta nos aproximarmos dele. Esta sensação de frio e quente está relacionada com o que denominamos temperatura.
O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
Aumentando a energia térmica de um corpo, suas moléculas se movem mais rápido. A energia é medida em Joules (J) de acordo com o SI das medidas. No entanto, quando se trata de energia térmica, as calorias (cal) também são usadas com frequência.
Podemos concluir que a energia térmica de um corpo se transferiu para outro, no caso do fogo para a água. Ou, da água para o gelo. Quando a água esquentou, ela recebeu energia ao passo que, quando esfriou, ela cedeu energia para o gelo.
A energia interna é proporcional à sua temperatura absoluta e aumenta ou diminui por transferência de energia. Aumentando a energia térmica de um corpo, suas moléculas se movem mais rápido. A energia é medida em Joules (J) de acordo com o SI das medidas.
A energia térmica pode ser obtida através de certos recursos que implicam um impacto ambiental negativo. Por exemplo, combustíveis fósseisou energia nuclear. Durante a combustão de combustíveis fósseis, são liberadas dióxido de carbono (CO2) e emissões poluentes. A energia nuclear envolve outras desvantagens: gera resíduos nucleares.
Como aumentar o limite de transferência Banco do Brasil?
Quando o Sigepe vai atualizar a nova margem?
Como limpar os arquivos inúteis do PC?
Como faço para conseguir a chave Plants vs Zombies 2?
Como liberar espaço fotos iPhone?
O que fazer para levantar a autoestima de uma pessoa?
Como baixar o aplicativo Caixa Tem no meu celular?
Como levar caipirinha para a praia?
Como liberar memória do Samsung J5?
Como ativar a energia do corpo?
Como liberar exames pela Amil?
Como colocar Windows Media Center?
Como é feita a operação de hérnia?
Como montar estação de trabalho?
Como montar uma mesa de massas?
Como organizar a rotina da educação infantil?