Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.
A pedagogia diretiva, baseada na epistemologia empirista, admite que o conhecimento possa ser transmitido para o aluno. O conhecimento é algo que vem do meio físico ou social, portanto o objeto é determinante do sujeito.
A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. ... A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.
De grosso modo, podemos considerar que a pedagogia diretiva é uma abordagem pedagógica em que o professor fala e o aluno reproduz. Isso significa que o estudante deve seguir todas as instruções que lhe são transmitidas. Assim, a relação entre professor e aluno está dentro de uma hierarquia.
No primeiro modelo, Pedagogia Diretiva, Não diretiva e Relacional e seus pressupostos epistemológico temos a imagem do professor monopolizados da aula, “O professor fala e o aluno executa. O professor dita e o aluno copia. O professor decide o que fazer e o aluno executa. O professor ensina e o aluno aprende”.
26 curiosidades que você vai gostar
Inatismo, empirismo e construtivismo: três ideias sobre a aprendizagem.
5 métodos pedagógicos utilizados no BrasilEscola Construtivista.Escola Freiriana.Escola Montessoriana.Escola Waldorf.Escola Tradicional.
É a avaliação aplicada ao final uma aula para avaliar de forma pontual se o aluno compreendeu o conteúdo ensinado naquele dia. É uma forma de comparar o aprendizado que o aluno tinha antes com o que ele adquiriu após a aula.
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.
No ambiente escolar, a avaliação e a prova, muitas vezes, são utilizadas para classificar e rotular os alunos. ... Em entrevista à NOVA ESCOLA, o educador, uma referência no assunto, defende que o ato de examinar é classificatório, seletivo. Já a avaliação, ao contrário, deve ser diagnóstica.
A Tendência Liberal Renovada Progressivista é para as escolas que pretendem dar voz ao aluno, que querem se tornar um verdadeiro laboratório de ensino e, consequentemente, de aprendizagem. ... O Aluno Progressivista é aquele que se sente livre para falar, agir e transformar.
Pedagogia tradicional
É a linha pedagógica presente na maioria das escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Trata-se do modelo difundido a partir do movimento iluminista e da Revolução Francesa, ambos no século 18, cujo objetivo era universalizar o acesso à educação e padronizar os assuntos estudados.
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
Ele acredita no mito da transmissão do conhecimento - do conhecimento enquanto forma ou estrutura; não só enquanto conteúdo. O professor acredita, Page 2 portanto, numa determinada epistemologia.
O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).
Na terapia não-diretiva o indivíduo não é passivo ao terapeuta e nada dele recebe, muito pelo contrário, é ele, indivíduo, agente no seu processo. Além do mais, esta abordagem não trabalha com doenças a serem curadas, mas com diferentes formas de experienciação da realidade.
Tendência liberal tradicional / A Didática Tradicional[editar] São os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. As matérias de estudo visam preparar o aluno para a vida, são determinadas pela sociedade e ordenadas na legislação.
No pensamento freiriano, a educação crítica busca a libertação dos indivíduos e os auxilia na luta pelos seus direitos enquanto cidadãos, para que haja uma sociedade mais justa e democrática. Paulo Freire e Henry Giroux são os principais referenciais utilizados para a constituição deste estudo.
O tecnicismo é uma estrutura pedagógica de visão capitalista dentro das tendências liberais, que despreza as relações afetivas professor-aluno e valoriza a técnica e a reprodução sistematizada atrelada às capacidade e habilidades dos indivíduos.
Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.
A Avaliação Continuada é um modelo avaliativo que valoriza e recompensa todo o esforço do aluno. Foram pensadas vantagens que têm como proposta principal promover hábitos de estudos e manter constantes feedbacks, estimulando o aluno a realizar as atividades e acompanhar o seu progresso.
A avaliação qualitativa é uma forma de avaliação que busca compreender a subjetividade e leva em consideração aspectos humanos e pessoais de cada indivíduo. Por sua vez, a quantitativa procura basear-se em dados concretos e gerais, o que a torna irrefutável.
Conheça os principais métodos de aprendizagem e seus funcionamentosMetodologia de ensino tradicional. ... Metodologia tradicional de ensino sociointeracionista. ... Metodologia de ensino construtivista. ... Metodologia de ensino Montessori. ... Metodologia de ensino Waldorf.
1.1 Pedagogia Liberal: ... 1.2 Pedagogia Escolanovista: ... 1.3 Pedagogia Progressista: ... 1.1.1 O Pensamento Pedagógico Grego. ... 1.1.2 Pensamento Pedagógico Medieval. ... 1.1.3 Pensamento Pedagógico Renascentista. ... 1.1.4 O Pensamento Pedagógico Moderno. ... 2.1 Qualidade na Educação.
As escolas, correntes, círculos, estilos e movimentos de pensamento filosófico são muito importantes no estudo cognitivo do desenvolvimento do pensamento humano ao longo do tempo.ESCOLA JÔNICA. ... ESCOLA ITÁLICA. ... ESCOLA PLURALISTA. ... ESCOLAS SOCRÁTICAS. ... ESCOLA PERIPATÉTICA. ... ESCOLA EPICURISTA. ... ESCOLA ESTOICA. ... ESCOLA CÉTICA.
Como mudar de saque aniversário para saque rescisão?
Quem inventou o material escolar?
Como mudar o som de carregamento do celular Android?
Como saber se sua visão está boa?
Por que como muito e não engordo?
Que século surgiu o ensino superior no Brasil?
Quais foram os primeiros registros de pinturas rupestres?
Como resolver multiplicação entre parentes?
Qual curso fazer para trabalhar com Instagram?
Como surgiu o dinheiro resposta rápida?
Como mudar para um plano mais barato TIM?
Onde surgiu o cooperativismo de crédito?
O que deve ser feito para melhorar a mobilidade urbana?
Como surgiu o jogo de basquete?