A DU-E é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação (art. 7° da IN RFB n° 1.702, de 2017).
O que é a DU-E? A Declaração Única de Exportação consiste em um documento eletrônico que define o posicionamento da operação de exportação e auxilia o despacho aduaneiro de exportação. Compreende informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística.
Elaboração da DU-E Passo a PassoExportador deve estar habilitado a operar no Comércio Exterior.Despachante Aduaneiro deve estar no Cadastro de Intervenientes.Emitir a Nota Fiscal de Exportação (NF-E)Emitir a Fatura Comercial de Exportação.Acessar o Portal Siscomex com Certificado Digital.
A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática. Mas não é tão simples assim, a Nota Fiscal poderá ter até 990 itens além de que cada DU-E pode ter diversas Notas Fiscais, tornando assim um processo com inúmeros itens.
8 vantagens da Declaração Única de Exportação (DU-E)Redução nas barreiras não-tarifárias;Economia nos custos de operação;Aumento da competitividade e participação no cenário global;Padronização nas operações de exportação;Processos mais simplificados;Redução de exigências das informações;
20 curiosidades que você vai gostar
- CIF – Cost, Insurance and Freight - modalidade equivalente ao CFR, com a diferença de que as despesas de seguro ficam a cargo do exportador. O exportador deve entregar a mercadoria a bordo do navio, no porto de embarque, com frete e seguro pagos.
Saiba mais sobre as modalidades de exportação neste artigo.Quais modalidades de exportação a empresa deve escolher? ... Entenda mais sobre cada uma das modalidades de exportação:Exportação Direta. ... Exportação Indireta. ... Exportação por conta e ordem e consórcios de exportação.
Exportador: qualquer pessoa que promova a saída de mercadoria do território aduaneiro. É o emitente da nota fiscal de exportação, nos casos em que a DU-E é instruída com tal documento fiscal.
A declaração de importação é emitida depois da chegada das mercadorias ao armazém na zona primária ou secundária do país, mas antes do despacho aduaneiro.
O regime aduaneiro especial conhecido como "drawback" consiste na suspensão ou eliminação de tributos incidentes sobre insumos importados para utilização em produto exportado.
DU-E a posteriori: nos casos em que o registro da operação se dá após a saída da mercadoria do país.
Para as pessoas jurídicas, a inscrição no REI da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) é muito simples: na sua primeira operação de exportação, automaticamente, será feito um Registro de Exportação ou de Crédito, sendo suas informações enviadas para a SECEX.
Para elaborar uma DE, basta acessar o menu "Declaração de Exportação", seguindo da operação "Nova", conforme figura abaixo: Informe o CNPJ ou CPF e clique em Prosseguir. Este campo é de preenchimento obrigatório com valores válidos e ativos de acordo com a tabela de CNPJ/CPF, que deve estar habilitado no sistema RADAR.
Despacho de exportação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo exportador em relação à mercadoria, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao desembaraço aduaneiro da mercadoria e a sua saída para o exterior (art. 4° da IN RFB n° 1.702, de 2017).
É possível consultar Registros de Exportação (RE) em lote, por meio de WebService com arquitetura REST. Trata-se de ferramenta que permite a comunicação “máquina-máquina”, por meio da qual as empresas poderão baixar os dados do RE diretamente do NovoEx, sem a utilização de “robôs” ou consultas individuais em tela.
O despacho posterior à saída dos bens para o exterior (DU-E a posteriori) é uma situação especial de despacho e está prevista nos artigos 102 a 104 da IN RFB nº 1.702/2017. Sua principal característica é o fato de o registro da DU-E ser feito após a efetiva saída da mercadoria do País.
Como você já deve ter imaginado, a LI, Licença de Importação, é gerada através do Sistema Integrado de Comércio Exterior, o SISCOMEX. No sistema é registrado todas as informações tanto de importações realizadas quanto de exportações feitas no brasil.
Como obter a Declaração de Importação (DI)?
Para obter a DI, é necessário que o importador tenha acesso ao Sistema da Receita Federal do Brasil (Siscomex Web) e preencha um formulário disponível nesse sistema, onde ele irá fornecer todas as informações referentes às mercadorias importadas.
O que é uma declaração de importação de remessa em processamento? Uma declaração de importação – DI, consiste em um documento que aglomera todas as informações necessárias sobre o processo de importação, formalizando todo o processo. Ele serve como base para o despacho aduaneiro de importação.
A exportação de encomendas internacionais contendo bens no valor de até US$ 1.000,00 poderá ser realizada por meio de formulário Declaração de Remessas de Exportação (DRE) ou Lista de Remessas (LR) registradas pelas empresas de courier ou pelos Correios (ECT) respectivamente.
A Declaração Única de Exportação (DU-E) instituída pela Portaria Conjunta RFB/SECEX nº 349, de 21 de março de 2017 consiste em um documento eletrônico que define o enquadramento da operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro de exportação.
A Declaração Simplificada de Exportação (DSE) elaborada e registrada recebe numeração automática, única, nacional e seqüencial reiniciada a cada ano pelo Siscomex.
No caso das Exportações as principais vantagens são: Valorização do Mercado de Produtos Nacionais perante aos outros países; Aperfeiçoamento dos Produtos ou Serviços da Empresa para atender a demanda do Mercado Internacional; Há então, um fortalecimento da empresa que investe em exportação.
Os 10 produtos mais exportados pelo Brasil em 2020 foram: Soja. Óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos. Minério de ferro e seus concentrados. Óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos. Carne bovina fresca, refrigerada ou congelada. Celulose.
A melhor forma de exportação dependerá de cada situação específica. Se você não tem experiência na área de comércio exterior, o melhor é inicialmente priorizar a exportação indireta, enquanto for adquirindo as habilidades necessárias para trabalhar com o mercado externo.
Como pedir isenção Concurso Banco do Brasil?
Como conseguir o número do RGCT?
Qual foi a primeira ação da Revolução Cubana?
Como saber se minha água foi cortada Cagece?
Como solicitar estorno de GPS?
Como se tornar uma pessoa neutra?
Como emitir certificado de dispensa militar?
Como oferecer parceria no Instagram?
Como ver o tanto de mensagens no WhatsApp 2020?
Como solicitar reembolso Cyberpunk 2077 PC?
Como solicitar o número de CPF de uma pessoa?
Como gerar um novo boleto para o Enem?
Como consultar o benefício INSS pelo CPF?
Como pedir reembolso Live Gold?
Como tirar segunda via do comprovante de alistamento militar?