acção ou movimento do corpo, peculiar e repetitivo, parecendo bizarro por ser exagerado ou despropositado, não sendo involuntário. Pode ter um significado especial para o doente.
Alteração de movimentos que pode surgir em certas doenças psíquicas, como a esquizofrenia, caracterizada por gestos extravagantes, afetados ou prolixos.
É a gesticulação artificial, exagerada ou ritualística de movimentos corporais. Comuns em casos de tiques, ou em pacientes psiquiátricos e fase de mania.
O maneirismo foi o estilo de produção artística que se popularizou, especialmente, na Itália, entre os anos de 1520 e 1610. O termo deriva da palavra italiana maniera, que significa maneira ou modo. Mas era utilizada pelo arquiteto e pintor Giogio Vasari como sinônimo para graça, leveza e sofisticação.
O “Maneirismo” representa um estilo artístico que surgiu na Itália no século XVI, no período entre a Renascença e o Barroco (1520 a 1600). ... Esse movimento artístico utilizou da arquitetura, escultura, artes plásticas, música e literatura, para apresentar uma arte mais perturbadora, exagerada e sofisticada.
15 curiosidades que você vai gostar
As principais características da pintura maneirista são: Composição em que uma multidão de figuras se comprime em espaços arquitetônicos reduzidos. O resultado é a formação de planos paralelos, completamente irreais, e uma atmosfera de tensão permanente.
De certa forma o Maneirismo foi uma tentativa de conciliar a espiritualidade da Idade Média com o realismo da Renascença. O estilo é fortemente palaciano, pelo menos em sua origem, seus principais expoentes participavam dos círculos ilustrados das cortes e eram eles mesmos muitas vezes perfeitos intelectuais.
Principais características do maneirismo
Rompimento com o estilo clássico de beleza idealizada. Retratação de figuras em formato alongado e serpenteado. Uso de cores que não representam fielmente a natureza. As cores usadas em grande parte das obras maneiristas são frias, estranhas e artificiais.
Movimento estético europeu, que marca, a par do renascimento, um afastamento consciente dos modelos clássicos, e que decorre entre a segunda metade do século XVI e a primeira metade do século XVII, nascido primeiro em Florença e Roma e depois estendido a outros países europeus.
O termo surge da expressão a maneira de, usada para se referir a artistas que faziam questão de imprimir certas marcas individuais em suas obras. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começa a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.
El Greco (1541-1614) foi um pintor espanhol de origem grega, com suas figuras alongadas e seu estilo inconfundível, se tornou um expoente do maneirismo espanhol Sua obra representou uma antecipação do Barroco. ... Iniciou seus estudos artísticos provavelmente com pintores bizantinos de imagens, na Escola Cretense.
De todos os artistas venezianos, o único genuinamente maneirista foi Tintoretto. Outros pintores da Escola de Veneza que seguiram o Maneirismo foram Jacopo Palma, o Velho, Paris Bordone, Sebastiano del Piombo, Lorenzo Lotto e Jacopo Bassano.
As alterações da psicomotricidade podem ser divididas em: Agitação psicomotora: É uma das alterações mais comuns. Implica a aceleração e exaltação de toda a atividade motora do indivíduo,em geral secundária a taquipsiquismo acentuado. Comumente se associa à hostilidade e à heteroagressividade.
A agitação psicomotora é caracterizada por um estado de excitação mental e atividade motora aumentadas. Consiste na emergência mais comum em psiquiatria, presente em uma ampla faixa de transtornos mentais. Os episódios de agitação são freqüentemente erráticos e, muitas vezes, precedem um comportamento violento.
Arquitetura Maneirista: deixam de ter formas retangulares e passam a ter formas convexas, permitindo o contraste de luz e sombra. ... As composições são confusas e transmitem angústia, o contraste de cores é maior, as figuras aparecem alongadas e distorcidas.
Figuras alongadas, deformadas e/ou distorcidas. Fortes combinações de cores. Composições ambíguas, tensas, dramáticas, bizarras, perturbadoras.
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. ... Além disso, é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.
As principais características da arte barroca são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Seu caráter realista e detalhista tem a capacidade de mexer com o emocional do espectador.
As características do renascimento são o humanismo, racionalismo, individualismo, antropocentrismo, cientificismo, universalismo e a arte da Antiguidade Clássica.
- Presença de temas profanos e religiosos. - Valorização dos conhecimentos intelectuais na elaboração das obras de arte. - Presença de beleza, elegância, graça e características ornamentais. - Desconsideração da proporcionalidade e perspectiva.
O termo “maniériste” foi cunhado por Roland Fréart de Chambray (irmão de Paul Fréart de Chantelou, que era amigo de Poussin) em seu livro Idée de la perfection de la peinture (1662) como uma crítica a um grupo de pintores que incluía Giuseppe Cesari (1568–1640) e Giovanni Lanfranco (1582–1647), e foi empregado também ...
A perspectiva com um ponto de fuga, também conhecida como perspectiva renascentista ou perspectiva central, é o primeiro método de perspectiva exata, que se baseia em um ponto de fuga, situado na linha do horizonte, para o qual convergem as retas paralelas que, ao serem transformadas em diagonais no quadro, sugerem ...
Mas é Pieter Brueghel (ca. 1525-1569), O Velho, que irá se deter nas cenas de gênero, no seu caso, nas cenas da vida camponesa: os aldeões no trabalho e em festejos variados. Um Casamento Aldeão (1565) exemplifica a opção de sua pintura pela riqueza de detalhes, pelo colorido e técnica precisa.
O romantismo na pintura contou com aspectos similares aos da arte barroca. Além disso, teve como foco a emoção e seu modo de transmiti-la de modo subjetivo, assim como destacou as paisagens naturais e os fatos históricos.