A discriminação negativa, no âmbito das relações trabalhistas, corresponde à prática de condutas injustamente desqualificantes com base na raça, cor ou etnia do trabalhador. Tais práticas o humilham, constrangem e segregam, atingindo diretamente sua honra.
A discriminação positiva representa mecanismo próprio da tutela do princípio da igualdade. Já a discriminação negativa refere-se à noção comum de discriminação, representada pela adoção de critérios desiguais em relação a sujeitos, supostamente, titulares dos mesmos direitos e obrigações.
O conceito de discriminação positiva permite discutir as políticas públicas que, baseadas em uma igualdade formal ante a lei, têm contribuído para fortalecer as desigualdades reais entre grupos sociais. Na atualidade, é retomado nas conceitualizações das teorias da justiça em regimes democráticos.
Tipos de discriminaçãoPor raça: O etnocentrismo é a análise do mundo de acordo com os parâmetros de nossa própria cultura. ... Por orientação sexual: ... Por religião, ideologia, origem étnica: ... Por diversidade funcional (incapacitação): ... Por gênero: ... Por aparência:
A discriminação direta é aquela que contém em si o animus, a intenção de discriminar. O sujeito é discriminado intencionalmente, tratado de forma desigual, em função de uma característica, individual ou de grupo, que lhe é peculiar, tal como sua condição física.
19 curiosidades que você vai gostar
Discriminação indireta é, assim, aquela que decorre da existência de norma aparentemente neutra, mas geradora de discriminação quando aplicada. ... Distingue-se da discriminação direta, que é explícita e pode ser verificada de forma objetiva, a partir da análise do conteúdo do ato discriminatória.
Considera-se que existe discriminação indireta sempre que em razão da origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência e território de origem, uma disposição, critério ou prática aparentemente neutra coloque uma pessoa ou grupo de pessoas numa situação de desvantagem, designadamente em comparação com outra ...
A Lei 7.716/89 define os crimes resultantes de preconceito, que podem ser cometidos por intolerância racial, étnica, religiosa ou de nacionalidade.
Lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais são grande parcela das pessoas que sofrem atos discriminatórios. São as pessoas trans as mais afetadas, violentadas inclusive pelas próprias famílias. Esse tipo de atitude é chamada de transfobia.
O que as pessoas pensam da velhice?
Como ocorre a deformação plástica dos metais?
Como os óculos corrigem a visão?
Quais são as formas de trabalho infantil?
Onde ocorre a hidrólise das proteínas?
Como saber se o DirectX está instalado no meu PC?
Como configurar a impressora Epson L355?
Como a leishmaniose é transmitida para o homem?
Qual é a melhor forma de se depilar?
O que é degeneração gordurosa?
Como os hominídeos tinham acesso ao fogo antes de descobrir como Produzi-lo?
Como usar o Netflix no Windows 7?
Como parabenizar seu amor por uma conquista?