Significado de Desindexação [Economia] Anulação do reajuste estabelecido pelas variações, índices do mercado financeiro ou daqueles regulamentados pelo Estado: desindexação do salário mínimo com base na inflação.
Indexação é o nome que se dá para o ato de indexar contratos ou preços de produtos e serviços a determinados índices.
A Inflação Inercial é o processo automático de realimentação de preços. Resumidamente, é quando o índice de inflação é a soma da inflação passada, mais a expectativa da inflação futura. A Inflação Inercial é o processo automático de realimentação de preços.
Quando um preço, salário ou taxa de juros é ajustado automaticamente com a inflação, é considerado indexado. Um pagamento indexado aumenta de acordo com o valor do indicador que mede a inflação. Uma grande variedade de dispositivos de indexação é observada em mercados privados e programas governamentais.
A indexação é o processo de examinar arquivos, mensagens de email e outro conteúdo em seu computador e catalogar as informações, como as palavras e os metadados. Quando você pesquisa o computador após a indexação, ele analisa um índice dos termos para encontrar resultados mais rapidamente.
42 curiosidades que você vai gostar
2), conceitua indexação como “ato de identificar e descrever o conteúdo de um documento com termos representativos dos seus assuntos e que constituem uma linguagem de indexação”.
Inflação inercial
Basicamente, é causada por questões especulativas. A falta de confiança por parte do mercado gera um círculo vicioso no qual há a indexação da economia. Em outras palavras, índices de inflação são criados, servindo de reajuste de salários e preços e causam uma espiral inflacionária.
A inflação inercial é um diagnóstico menos difundido da inflação, todavia tem um caráter explicativo importante, sobretudo no caso brasileiro. A inflação inercial se refere à memória inflacionária. Ou seja, a inflação atual é decorrente do índice passado somado a expectativa de inflação futura.
Tipos de inflação1) Inflação de demanda. Aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.2) Inflação de custo. ... 3) Inflação estrutural. ... Videoaula relacionada:
[ Informática ] Programa ou módulo que serve para indexar. 3. [Brasil] [ Economia ] Relação entre valores ou medidas, geralmente para estabelecer o valor real (ex.: indexadores económicos ).
Indexação é o instrumento da economia pelo qual se aplica certo índice ou fator sobre os valores monetários nominais defasados pela inflação, ajustando-os ao valor real de seu poder aquisitivo. É impropriamente denominada de correção monetária.
Os indexadores são muito utilizados nas análises da economia. Provavelmente, você já ouviu falar deles no seu dia a dia. Os mais conhecidos são o IPCA e a taxa Selic. Além deles, há diversos outros índices que são mais focados para certas áreas, como é o caso do IGPM.
Os principais tipos de inflação envolvem conceitos como inflação de demanda, de oferta, de custos, estrutural, espiral, global, inercial, monetária, estagflação e hiperinflação.
Quais os principais tipos de inflação?Inflação Inercial. Em outras palavras esse tipo de inflação é a mega acumulada, aquela que aumenta gradativamente, também chamada de memória inflacionária. ... Inflação da Demanda. ... Inflação da Oferta. ... Hiperinflação. ... Estagflação. ... Inflação Espiral. ... Inflação Estrutural.
O que é inflação? Em palavras mais simples, podemos dizer que a inflação significa a alteração (aumento) no valor de um determinado bem ou serviço dentro de um curto ou médio prazo. Por exemplo: Um consumidor vai até o supermercado e compra 1 KG de carne pagando o valor de R$ 15,00.
Os fatores que concorreram para essa crise foram a reversão do financiamento externo, a queda dos preços das exportações e as elevadas taxas de juros internacionais.
A inflação é um fenômeno econômico caracterizado pela alta generalizada e persistente dos preços. É importante entender que a variação nos preços é comum em qualquer economia. Os preços oscilam por conta dos próprios movimentos de mercado. Quando a população tem mais dinheiro para consumir, os preços tendem a subir.
"A inflação pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), pode ter causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) e pode ter uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços)."
A Inflação de Demanda é quase o contrário da Inflação de Custos. Ou seja, a alteração está na demanda, e não na oferta. Explicando melhor: quando aumenta a procura por determinado produto e a oferta não se altera, o preço sobe. A demanda, portanto, supera bastante a oferta.
A indexação automática pode ser por extração ou por atribuição. A indexação automática por extração, denominada em (LANCASTER, 2004) como indexação por extração automática, consiste em extrair do texto do documento termos e depois ponderar e selecionar os termos mais relevantes.
A importância da indexação de documentos abrange a necessidade de manter os arquivos em um software seguro e de organizá-los de forma automática para que os resultados de busca sejam intuitivos e apresentem os documentos que o usuário realmente quer e precisa consultar.
A principal função da indexação, no âmbito bibliográfico, é a representação dos conteúdos contidos nos documentos, para fins de recuperação da informação. Esta operação, parece bastante corriqueira: folhear um livro, ler alguns trechos específicos deste volume e identificar os temas tratados pelos autores.
A alta inflação inercial afinal dominava a economia brasileira. Entre 1980 e 1983, portanto, a inflação, que era crônica no Brasil, transformou-se em uma alta inflação inercial. Na inflação crônica já havia um componente inercial, que, a partir dessa transição, passa a ser dominante.
O Plano Cruzado foi um plano de estabilização econômica ocorrida durante o governo de José Sarney (1985 - 1990) com o controle da inflação como objetivo principal. Aconteceu em duas versões: o Plano Cruzado I e o Plano Cruzado II.
A sigla INPC corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor. A sigla IPCA corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. A diferença entre eles está no uso do termo “amplo”. O IPCA engloba uma parcela maior da população.
Como usar feminino e feminina?
Quais profissões que nunca falta emprego?
Por que abaixar o fogo da panela de pressão?
Qual palavra substitui ensino?
Qual é a importância da agricultura para a economia do nosso país?
Quais são os principais aspectos do laudo psicológico?
Em que parte do corpo fica a nossa alma?
Como identificar a oração principal da subordinada?
O que fazer quando o teclado fica desconfigurado?
Qual é o CFOP de entrada para 5655?
Quantos submarinos O Brasil terá?
Qual o melhor alimento para desintoxicar o organismo?