A curtose ou achatamento mede a concentraç˜ao ou dispers˜ao dos valores de um conjunto de valores em relaç˜ao `as medidas de tendência central em uma distribuiç˜ao de frequências conhecida (a distribuiç˜ao Normal). A distribuiç˜ao apresenta uma curva de frequências mais fechada que a da distribuiç˜ao Normal.
Significado
+ ni é a frequência absoluta acumulada e Fi = f1 + f2 + ... + fi é a frequência relativa acumulada.
A distribuição leptocúrtica é aquela que é mais alta e concentrada que a distribuição normal, carinhosamente chamada também de distribuição com “caudas pesadas”. ... Ela é a distribuição que tem curva mais achatada que a normal, um exemplo é a distribuição T de Student!
De forma semelhante ao conceito de asfalto, a curtose é um descritor da forma de uma distribuição de probabilidade e, assim como para a aspereza, existem diferentes formas de quantificá-la para uma distribuição teórica e formas correspondentes de estimá-la a partir de uma amostra de uma população. ...
Figura 2: Curtose Pearson introduziu a ideia de curtose como medida do “achatamento” de uma distribuição, quando comparada à normal. As distribuições achatadas seriam as platicúrticas e as alongadas seriam as leptocúrticas.
Ser equiprobabilística nos leva a necessidade de definir outro termo que se confunde com amostra: MEDIDA. Para uma amostra ser uma amostra ela deve ter a mesma possibilidade de ocorrer que qualquer outra dentro do domínio amostrado. Na área de mineração usamos muito dizer “amostragem de testemunhos”, por exemplo.
Hoje, pode-se dizer que a compilação e a interpretação dos dados obtidos num estudo é a função da estatística, a qual é considerada um ramo da matemática. As estatísticas (o resultado da aplicação de um algoritmo estatístico a um grupo de dados) permitem tomar decisões no âmbito governamental, mas também no mundo dos negócios e no comércio.
ESTIMATIVA: é um valor aproximado do parâmetro e é calculado com o uso da amostra. ATRIBUTO: quando os dados estatísticos apresentam um caráter qualitativo, o levantamento e os estudos necessários ao tratamento desses dados são designados genericamente de estatística de atributo. VARIÁVEL: É o conjunto de resultados possíveis de um fenômeno.
O termo estatística provém do latim statisticum collegium (“conselho de Estado”) e do seu derivado italiano statista (“homem de Estado ou estadista”). Em 1749, o Alemão Gottfried Achenwall passou a utilizar a palavra alemã statistik para se referir à análise de dados estatais.
INTRODUÇÃO ESTATÍSTICA: ramo da matemática aplicada. ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Faziam "estatísticas". IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas. SEC.
O que significa 18 anos de idade?
Quanto vale 1 Bitcoin em 2010?
Como surgiu a Pedagogia como ciência?
O que é taxa de mortalidade e taxa de natalidade?
Quais os riscos da toracocentese?
Quanto custa para deixar o carro em Angra dos Reis?
Qual o sexto maior estado do Brasil?
Qual a estrutura predominante num ferro fundido branco?
Como ter acesso ao balanço patrimonial de uma empresa?
Quais os tipos de contaminação radioativa?
Como é que se mede a polegada do cano?
É exemplo de anti-inflamatório não esteroidal seletivo da COX-2?
Quanto tempo leva para dilatar 5 cm?
Quais são os valores essenciais e fundamentais que determinam o ser médico no século XXI?