Um grupo de pesquisadores da Universidade Técnica de Hamburgo e da Universidade de Kiel, ambas na Alemanha, descobriu o material mais leve do mundo. Eles o chamam de aerografite. O material é composto por uma matriz de tubos de carbono que crescem em escalas micro e nanométricas.
Microlattice. Este é o nome de um novo metal, que promete revolucionar a indústria de tecnologia, design e construção. A Boeing, gigante da aviação, desenvolveu o produto em seu laboratório, o HRL e ele foi reconhecido há poucas semanas, pelo Livro dos Recordes, como o metal mais leve do mundo.
Durante muito tempo, o aerogel foi considerado o sólido menos denso do mundo. Mas, recentemente, um novo recorde foi batido com um concorrente de pouco peso: o SeaGel, uma espécie de aerogel produzido a partir de ágar-ágar, substância gelatinosa extraída de algumas espécies de algas.
O talco é o mineral de menor dureza da escala, por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais.
Cientistas chineses criaram o material mais leve do mundo: um aerogel de grafeno que é sete vezes mais leve que o ar e 12% mais leve do que o recordista anterior o aerógrafo. O material é 99,8% de ar e é tão forte quanto o aço. Um centímetro cúbico do aerogel de grafeno pesa apenas 0,16 miligramas.
15 curiosidades que você vai gostar
> Leves: cobre, estanho, zinco, chumbo, platina, etc; > Pesados: alumínio, magnésio, titânio, etc. O cobre é um dos metais não ferrosos mais antigos.
Na prática, o grafeno é o material mais forte (200 vezes mais resistente do que o aço), mais leve e mais fino (espessura de um átomo) que existe, segundo estudos da Universidade da Califórnia.
Batizado como Q-Carbon, mineral sintético é 60% mais duro que um diamante convencional. Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte afirmam ter um criado um material 60% mais duro do que um diamante.
DESCRIÇÃO. É um elemento químico representado pelo símbolo Ti, é um metal de transição de brilho prateado mais leve e mais resistente do que o aço, e quase tão resistente à corrosão quanto a platina.
Com uma resistência à tração de 1.510 megapascais, agora conhecemos o tungstênio como o metal mais forte que ocorre naturalmente na Terra.
Há também metais de baixa densidade, dos quais o mais conhecido é o alumínio. No entanto, há vários metais ainda menos densos, como o magnésio (1,74 g/cm3), o cálcio (1,55 g/cm3) e mesmo elementos menos densos que a água, como o potássio (0,86 g/cm3) e o sódio (0,97 g/cm3).
O gelo bóia porque sua densidade é menor do que a da água líquida em temperatura ambiente. Essa é uma propriedade incomum, porque a maioria das substâncias puras é mais densa no estado sólido do que no líquido.
Ambos ósmio ou irídio podem ser considerados os elementos mais densos. À temperatura e à pressão ambiente, a densidade calculada do ósmio é 22,61 g/cm3 e a densidade calculada do irídio é 22,65 g/cm3.
Simplificando, o grafeno é um material mais forte que o diamante, constituído de folhas de carbono com um átomo de espessura, leves, flexíveis e mais condutivas que o silício.
O ródio é o metal mais caro do mundo, sendo também extremamente raro: uma tonelada da crosta terrestre contém apenas 0,001 gramas deste metal de transição, caracterizado pelo seu elevado ponto de fusão e excelentes propriedades anti-corrosivas.
Gadolínio. Gd é o símbolo do gadolínio e o número atômico deste metal forte é 64, sendo posição líder nesta seleção, dos 10 metais mais fortes do mundo.
Sua principal diferença e o fator antialérgico. Então, as joias de titânio são as mais recomendadas para quem manifesta alergia a níquel e outros materiais. Além disso, assim como o aço cirúrgico, o titânio é uma excelente opção de material para piercings.
O titânio comercialmente puro apresenta tensão limite de resistência à tração variando entre 240 e 690 MPa.
O adamantium é mais forte. Nas HQs, porém, as garras de Wolverine talvez não dessem conta de superar o escudo do Capitão América, formado por uma liga dos dois materiais (fato que teoricamente seria impossível no Universo Marvel, mas ocorreu misteriosamente uma única vez, formando justamente o escudo).
Existe um material 10 bilhões de vezes mais resistente que o aço. É o que aponta um estudo que calculou a dureza do material encontrado no interior da crosta das estrelas de nêutrons.
É o diamante. Ele ainda mantém o posto de material mais duro existente na natureza. O mineral suporta uma pressão de até 97 megapascals (cerca de 9 mil vezes a pressão atmosférica) antes de se romper e só é riscado por outro diamante.
O AHSS é um aço avançado ultra resistente, de 1,2 GPa (Gigapascal – unidade padrão de medição da resistência à tensão), com alta capacidade de moldagem.
Conclusão sobre as diferenças entre ferro e aço
Tanto o ferro quanto o aço são materiais muito usados para diversas finalidades, no geral, a principal diferença entre ambos está no fato da resistência. O aço é mais resistente do que o ferro puro.
Propriedades mecânicas
O grafeno é o material mais resistente já conhecido. Essa resistência decorre das fortes ligações formadas entre seus átomos de carbono. Materiais largamente utilizados na construção civil, como o aço, suportam apenas um terço dessa pressão.
Qual é a diferença entre seleção natural e artificial?
O que significa a roupa das freiras?
São exemplos de isolante térmico?
O que tem de bom para comprar na Alemanha?
Qual o predador mais perigoso da Amazônia?
O que é uma demanda reprimida?
Qual a temperatura da Noruega no inverno?
Quantos de juros rende a poupança do PicPay?
Como se calcula o percentil 95?
Como medir a poluição do ar em casa?
Quem tem TDAH pode beber café?
Como funciona uma ação na Justiça?
Qual o dia da semana dedicado às almas?
Qual a natureza jurídica dos serviços extrajudiciais?
Que tipo de roupa usar em uma festa eletrônica?
Qual a diferença do mamão papaia e formosa?