Como o nome já diz, as plantas de cobertura têm a finalidade de cobrir o solo, protegendo-o contra processos erosivos e a lixiviação de nutrientes, porém não se limitando a isso, já que muitas são usadas para pastoreio, produção de grãos e sementes, silagem, feno e como fornecedoras de palha para o sistema de plantio ...
A cobertura do solo é essencial na agricultura brasileira.
...
Solo e águaargila (para as partículas pequenas);silte (para as partículas médias);areia (para as partículas grandes).
A cobertura vegetal melhora as características químicas, físicas e biológicas do solo. Além de protegê-lo, ela, por meio do processo de simbiose, fixa o nitrogênio do ar (até 157 kg/ha de nitrogênio), fertilizando o solo.
Em um solo com baixo teor de matéria orgânica, a dica de Lauro é incluir plantas de cobertura que fixam maior quantidade de carbono em menor tempo e que tenham raízes agressivas e profundas e bastante massa seca, como milheto, capim sudão, braquiária, nabo forrageiro ou tremoço.
Pedras, cascalhos, seixos de rio, areia grossa e argila expandida podem ser usados para cobrir o substrato de um vaso ou o solo do seu jardim, porém não são uma cobertura tão rica quanto palhas, folhas secas e outros itens da nossa listinha lá do topo.
27 curiosidades que você vai gostar
A cobertura morta orgânica é formada por materiais como folhas de árvores, lascas de madeira, serragem, casca de arroz, capim seco, entre outros. Este tipo de cobertura se decompõe com mais facilidade, mesmo que em diversas velocidades. Por isso, a reaplicação deve ser feita com frequência.
Cobertura orgânica – ou, em inglês mulch – é qualquer tipo de resíduo vegetal que se acumula sobre a terra. A cobertura morta orgânica - mulch - não apenas conserva umidade, mas também alimenta as plantas, as minhocas, micróbios e outras espécies de vida no solo. ...
Esse processo contribui para reduzir o estresse do sistema do solo, planta e microrganismos, ajuda na redução de plantas daninhas resistentes a herbicidas, reduz a incidência de pragas e, consequentemente, a utilização de inseticidas, herbicidas e fungicidas.
Além disso, a conservação da palha na superfície protege o solo, evitando a sua erosão; melhora suas características físicas, químicas e biológicas; mantém a sua umidade, que é necessária às plantas; e ainda evita a contaminação dos mananciais de água que abastecem as cidades.
A utilização de coberturas vegetais de gramíneas e leguminosas aumenta a porcentagem de partículas agregadas no solo, o que aumenta a aeração, a velocidade de infiltração da água e diminui a densidade do solo.
A cobertura vegetal urbana contribui para a manutenção da qualidade ambiental e melhoria da qualidade de vida nas cidades (INTER AMERI- CAN..., 1997).
Atualmente, são conhecidos os atributos daquelas culturas plantadas em rotação com soja e milho, cujo objetivo é melhorar a fertilidade do solo, melhorar o balanço hídrico e aumentar a biodiversidade de ambientes produtivos.
A cobertura morta é uma das práticas mais benéficas que um proprietário poderá utilizar para melhorar a saúde de suas árvores. Coberturas mortas são materiais colocados sobre a superfície do solo para manter a umidade e melhorar as suas condições.
A cobertura morta reduz a perda de água por evaporação, conserva a umidade, reduz o volume diário de água na irrigação, melhora a fertilidade, aumenta os teores de matéria orgânica e atividades biológicas e de nutrientes e regula a temperatura do solo.
A cobertura morta com leguminosas proporciona rápida decomposição de resíduos e incrementa a disponibilidade de nitrogênio, nutriente essencial para o desenvolvimento das plantas, favorecendo o desempenho da lavoura de alface.
A cobertura morta do solo protege o mesmo das adversidades do clima. Os materiais mais utilizados são as palhas, folhas, serragens, e materiais sintéticos como o plástico, papéis e metais (Creagur & Katchur,1975).
cobertura morta de restos de gramas e folhas secas
Para quem tem grama em casa, use os restos da grama aparada. A grama é leve e pode ser usada para todos os tipos de plantas e especialmente para sementes, mudas jovens e delicadas.
Deve-se ter alguns cuidados no uso da cobertura morta pois circunstancialmente ela poderá trazer inconvenientes, como: 1. Morte de mudas pelo calor da fermentação de coberturas ainda “verdes”; 2. Perigo de fogo quando a cobertura além de muito espessa é posta em área total; 3.
No Brasil, predomina os latossolos. Esses apresentam relevo suave, grande profundidade e são fortemente ácidos. Possuem também alta permeabilidade. No uso agrícola, são indicados para culturas anuais, perenes, pastagens e reflorestamento.
Solo solto é o mais adequado para o plantio e traz facilidade para o cultivo de hortaliças. Isso facilita não só o preparo da terra, mas também o plantio ou transplante de mudas, assim como o próprio desenvolvimento das plantas.
O solo arenoso não é o ideal para a prática agrária. O solo argiloso apresenta uma grande quantidade de nutrientes e possibilita a produção agrícola, pois, após ser molhado, ele absorve a água, tornando-se mais arejado. Isso permite que a planta absorva melhor os nutrientes.
Se as lagartas já estão na horta ou jardim, a opção é catá-las e descartar as folhas com ovos ou aplicar óleo de Neem. Borrife calda de alho ou de coentro na planta. Aqui ensinamos a fazer uma calda caseira de alho e coentro, que é uma opção natural para quem quer combater os pulgões.
Estas forrações não ultrapassam 80 cm de altura, mas acrescentam core textura ao redor de árvores, compondo bordaduras e cobrindo vasosRosinha-de-sol. CRESCE | De 10 cm a 15 cm de altura. ... Alisso. CRESCE | Chega a 20 cm de altura. ... Lambari. ... Grama-amendoim. ... Tagetes. ... Verbena. ... Beijo-pintado. ... Grama-preta.