Termo: Classificação Funcional Classificação da despesa segundo as estruturas de funções e subfunções, que indicam as áreas de atuação do governo, como saúde, educação, transporte, entre outras.
A classificação é realizada em três estágios: médico, funcional e técnico. Na parte médica é feito um exame físico para verificar exatamente a patologia do atleta bem como sua inabilidade que afeta a função muscular necessária para um determinado movimento.
O sistema de classificação funcional dos esportes paraolímpicos se constitui como uma forma eficiente de conduzir uma competição mais justa e equiparada, nivelando os aspectos da capacidade física e competitiva e oportunizando a competição entre indivíduos com vários comprometimentos.
Os atletas recebem uma classificação funcional que varia de 1 a 4,5 pontos, de acordo com o comprometimento motor: quanto menor o comprometimento do atleta, maior a pontuação. Durante o jogo, a soma total dos cinco jogadores não pode ultrapassar os 14 pontos.
Para que a competição seja o mais justa possível, os atletas são avaliados e classificados em grupos, que são chamados de classes. As classes são nomeadas com uma letra e um número e quanto menor o número maior o grau de comprometimento do atleta. Já as letras são as iniciais da modalidade ou da deficiência.
24 curiosidades que você vai gostar
A primeira etapa é uma avaliação clínica, que serve para diagnosticar o tipo de patologia de cada atleta. A segunda etapa é uma classificação técnica, onde são observados os movimentos gerais e específicos à prática esportiva. Já a terceira etapa é a observação, onde o classificador avalia o atleta em competição.
Os jogadores são classificados de acordo com o grau de comprometimento físico, em uma escala que vai de 5 a 8 - quanto menor a classe, maior a limitação. Cada equipe deve ter em campo pelo menos um atleta das classes 5 ou 6 e, no máximo, um da classe 8.
Quanto menor for o número associado, maior é o grau de deficiência do atleta. Os atletas são classificados de 1.0 a 4.5, de acordo com sua capacidade funcional; quanto menor for o número, maior o grau de deficiência. A soma dos pontos dos jogadores de um time em quadra não pode ultrapassar 14.
A classificação funcional impede a competição de um atleta com grau de deficiência mais acentuado que o outro, e faz o nivelamento das capacidades física e competitiva, particulares à cada esporte.
Como se chamam os profissionais que trabalham no garimpo?
Como estimular o diálogo em um relacionamento?
Como proteger desenho industrial?
Como se chama o profissional que trabalha com ar condicionado?
Qual o laudo necessário para caracterizar ou descaracterizar a aposentadoria especial?
É um tipo de vírus cujo o hospedeiro e uma bactéria?
Como protocolar recurso de apelação no Eproc?
Como comprovar a prática de agiotagem?
Quem tem depressão perde o apetite?
O que é o preconceito de gênero?
Como conseguir os 3 anos de atividade jurídica?
Quem faz o juízo de admissibilidade do recurso inominado?
Como recolher custas no Eproc TJSC?
Quem mora em Nova York e O Quê?
Como reconhecer união estável judicialmente?