A Aprendizagem Criativa é uma abordagem pedagógica que busca desenvolver conexões pessoais na qual o professor cria um ambiente propício ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração, buscando, assim, despertar os interesses dos estudantes.
Veja algumas formas de incluir a aprendizagem criativa na rotina escolar!
A aprendizagem criativa permite que o estudante construa a partir de uma experimentação concreta e ativa, ou seja, na prática. Esse movimento aprendizado, com erros e acertos, acontece dentro da construção cognitiva e é isso que chamamos de aprendizagem criativa.
Na Aprendizagem Criativa, o aluno é o centro do processo educativo e o professor atua como um mediador, observando, incentivando e orientando o trabalho. Resga- tamos o prazer em aprender, a liberdade de explorar, experimentar e trocar ideias, estimulando os alunos a explorar os fantásticos Micromundos.
O documento analisa a forma como o Scratch foi criado a partir da perspectiva dos Quatro Ps da Aprendizagem Criativa: Projetos, Parcerias, Paixão, e Pensar brincando.
Os quatro princípios (4Ps) que orientam os jovens para serem pensadores criativos são: projetos, parcerias, paixão e pensar brincando.
A criatividade assume um papel muito importante nesta trajetória do aluno. De acordo com um estudo realizado pela Fundação Botín, da Espanha, uma educação repleta de criatividade na infância pode aumentar em 17,6% as chances de uma criança ingressar no ensino superior e conseguir um bom emprego.
O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.
Por isso, os 4 Ps da aprendizagem criativa propõem:
É o aluno o responsável final pela sua aprendizagem ao atribuir significado aos conteúdos, no entanto é o professor que determina as atividades que os alunos devem desenvolver, possibilitando uma orientação adequada ao processo de construção do conhecimento.
Outra dica para compreender como se dá a aprendizagem de forma criativa é a leitura do livro A curiosidade e o prazer de aprender, de Hugo Hussmann, obra que trabalha a curiosidade como fator que desperta nas crianças o gosto por aprender.
Para dar inicio a essa abordagem em sala de aula, realize uma oficina com os alunos dispostos em grupos, leve um problema relacionando ao conteúdo a ser trabalhado e proponha aos estudantes que busquem a solução de maneira prática.
Por isso, ele deve ser inspirador e facilitador da aprendizagem, porém, não é o único ator para proporcionar a aprendizagem. Normalmente ao se criar um espaço para a aprendizagem criativa na escola é necessário ter o cuidado de se trabalhar antes com as pessoas envolvidas, para que não haja um afastamento delas em relação novo.
A Fundação Lemann e o MIT Lab criaram o Desafio Aprendizagem Criativa, visando tornar a educação brasileira tecnológica, significativa, colaborativa e lúdica e identificar pessoas que promovem práticas de aprendizagem criativa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em escolas públicas.
Quantos kg de carne moída para 100 pessoas?
Porque primos não podem se casar?
Qual a origem da palavra maquiagem?
Quem não pode tomar chá de arruda?
Quais são os 3 principais documentos que asseguram e regulamentam o direito à educação?
Como identificar depósito judicial no Banco do Brasil?
Qual é a profissão do marido da Marília Mendonça?
Pode congelar caixinha de creme de leite?
Qual tipo de rocha forma o sítio paleontológico?
Como é a cirurgia de perfuração no intestino?
Para que serve shampoo cavalo real?
Quanto tempo o vinagre de maçã pode ficar no cabelo?
Qual a posição dos rins no corpo humano?
Qual o nome do mascote da sorte dos títulos de capitalização Bradesco?