O que diz o artigo 435 do novo CPC?

Pergunta de Ivo Simão de Matias em 27-05-2022
(38 votos)

435. É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.

É possível a juntada de documentos em qualquer fase do processo?

A regra do artigo 396 do Código de Processo Civil não é absoluta, pois tem-se admitido a juntada de documentos novos em qualquer fase do processo, até mesmo na via recursal, desde que ouvida a parte contrária e inexistentes o espírito de ocultação premeditada e o propósito de surpreender o juízo.


Pode juntar documentos na audiência de instrução?

Desta feita, é possível a juntada de documento durante audiência de instrução e julgamento, devendo a parte contrária dele ter vista, em audiência. O não recebimento de novos documentos até a prolação da sentença configura cerceamento de defesa.

Pode apresentar novas provas na réplica?

1. É lícito à parte juntar documentos no momento de apresentação da réplica à contestação, ainda que tais documentos não se configurem como ¿documentos novos¿. Tal faculdade decorre da necessidade de contraposição a eventuais alegações de fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor.

Como impugnar documentos na réplica?

430 do CPC/15, a arguição de falsidade pode ser suscitada na contestação, na réplica ou a partir da intimação da juntada do documento aos autos. Dessa forma, a manifestação em face dos documentos juntados é o momento ideal para tal incidente.

CPC comentado. Produção da prova documental (arts. 434 a 438)


33 curiosidades que você vai gostar

É possível juntar documentos na réplica?

É possível a juntada de documentos na réplica à contestação, mormente se destinados à contraposição das alegações articuladas pelo réu, desde que não haja prejuízo para a defesa da parte contrária ( CPC , arts. 397 e 398 ).

Como se faz uma impugnação?

Procedimentos para redigir a impugnação a contestaçãoIdentificação do juiz;Identificação e qualificação dos personagens do processo;Veracidade dos fatos;Exposição dos argumentos com base em citações à legislação;Por fim e não menos importante, o pedido.

Qual o prazo para juntar novas provas?

435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

O que vem depois da réplica?

3º Após a "réplica", o procedimento comum entrará na fase de julgamento conforme o estado do processo. Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: I.



Outras questões

Como ser uma mãe bem sucedida?

Em qual formato salvar logo?

Como fazer a localização de uma empresa?

Como ser atraente mesmo sendo baixo?

Como salvar uma conversa no Teams?

Como se tornar um nutricionista clínico?

Como tirar 2 via boleto cartão extra?

Como impermeabilizar parede para jardim?

Como se conectar a uma rede VPN?

Onde comprar roupas da Colcci para revenda?

Como fazer para trabalhar no Uai?

Onde posso vender minhas joias?

Como importar mapa do Google Earth para o Revit?

Como validar CRP em Portugal?

Em que posso trabalhar na Austrália?

Como diluir resina acrílica?

Como sair do cheque especial Bradesco?

Como vender coisas no desapega?

É possível pedir transferência de faculdade particular para pública?

Como tirar licença para Radio cidadão?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com