O que diz o artigo 435 do novo CPC?

Pergunta de Ivo Simão de Matias em 27-05-2022
(38 votos)

435. É lícito às partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos ocorridos depois dos articulados ou para contrapô-los aos que foram produzidos nos autos.

É possível a juntada de documentos em qualquer fase do processo?

A regra do artigo 396 do Código de Processo Civil não é absoluta, pois tem-se admitido a juntada de documentos novos em qualquer fase do processo, até mesmo na via recursal, desde que ouvida a parte contrária e inexistentes o espírito de ocultação premeditada e o propósito de surpreender o juízo.


Pode juntar documentos na audiência de instrução?

Desta feita, é possível a juntada de documento durante audiência de instrução e julgamento, devendo a parte contrária dele ter vista, em audiência. O não recebimento de novos documentos até a prolação da sentença configura cerceamento de defesa.

Pode apresentar novas provas na réplica?

1. É lícito à parte juntar documentos no momento de apresentação da réplica à contestação, ainda que tais documentos não se configurem como ¿documentos novos¿. Tal faculdade decorre da necessidade de contraposição a eventuais alegações de fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor.

Como impugnar documentos na réplica?

430 do CPC/15, a arguição de falsidade pode ser suscitada na contestação, na réplica ou a partir da intimação da juntada do documento aos autos. Dessa forma, a manifestação em face dos documentos juntados é o momento ideal para tal incidente.

CPC comentado. Produção da prova documental (arts. 434 a 438)


33 curiosidades que você vai gostar

É possível juntar documentos na réplica?

É possível a juntada de documentos na réplica à contestação, mormente se destinados à contraposição das alegações articuladas pelo réu, desde que não haja prejuízo para a defesa da parte contrária ( CPC , arts. 397 e 398 ).

Como se faz uma impugnação?

Procedimentos para redigir a impugnação a contestaçãoIdentificação do juiz;Identificação e qualificação dos personagens do processo;Veracidade dos fatos;Exposição dos argumentos com base em citações à legislação;Por fim e não menos importante, o pedido.

Qual o prazo para juntar novas provas?

435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

O que vem depois da réplica?

3º Após a "réplica", o procedimento comum entrará na fase de julgamento conforme o estado do processo. Depois da petição inicial do autor, da contestação do réu e da réplica do autor, o juiz decidirá o julgamento: I.



Outras questões

Qual a diferença entre federação e confederação esportiva?

Quais os tipos de Klebsiella pneumoniae?

Quais as formas do bebê engatinhar?

Até quando vai o parcelamento da PGFN?

O que é hifas Septadas?

Como tirar um sinal do rosto com alho?

Qual o Banco do cartão Magazine Luiza?

Quais as dificuldades de implementação da irrigação por gotejamento?

Quais são os kernels utilizados atualmente nos sistemas operacionais?

Como consultar benefício do INSS pelo CPF?

Quanto tempo pode ficar com a cinta?

O que é luto para Bowlby?

Quem foi o primeiro Hashira?

O que é Epicenos e Sobrecomuns?

Qual a diferença de autofagia é autólise?

Qual o melhor jeito de pentear o cabelo molhado?

Quem matou o Killer Bee?

O que são instrumentos financeiros exemplos?

Qual o símbolo de Lilith no mapa astral?

Quais são os espaços de uma escola?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com