Segundo Marconi e Lakatos (2007, p. 17), a metodologia nasce da concepção sobre o que pode ser realizado e a partir da “tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como lógico, racional, eficiente e eficaz”.
De forma complementar, Marconi e Lakatos (2003, p. 155) preconizam que "a pesquisa é um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para se descobrir verdades parciais".
Lakatos traz pela primeira vez o conceito de programa de pesquisa. A heurística positiva mostra também o que conservar, a negativa mostra também o que não contestar. O programa de pesquisa poderá ser progressivo, quando produzir resultados, ou degenerativo, quando deixar de produzir.
Dessa forma, Marconi e Lakatos (2010) explicam que a abordagem qualitativa se trata de uma pesquisa que tem como premissa, analisar e interpretar aspectos mais profundos, descrevendo a complexidade do comportamento humano e ainda fornecendo análises mais detalhadas sobre as investigações, atitudes e tendências de ...
Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.
39 curiosidades que você vai gostar
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de pesquisa menos estruturada usada para obter informações aprofundadas sobre a motivação e o raciocínio das pessoas. ... A pesquisa qualitativa é definida como qualquer forma de coleta de informações que visa descrever, e não prever, como no caso da pesquisa quantitativa.
Os objetos de uma pesquisa qualitativa são fenômenos que ocorrem em determinado tempo, local e cultura. Uma pesquisa qualitativa aborda temas que não podem ser quantificados em equações e estatísticas. Ao contrário, estudam-se os símbolos, as crenças, os valores e as relações humanas de determinado grupo social.
Ela consiste na coleta, classificação, seleção difusa e utilização de toda a espécie de informações, compreendendo também as técnicas e os métodos que facilitam sua busca e sua identificação.
Marconi e Lakatos (2003) definem que o método científico é dividido em quatro etapas, sendo elas: a) A observação que é a etapa em que há execução dos questionamentos sobre o fato observado, a formulação de uma hipótese que é uma possível explicação para o problema em questão; b) A experimentação, onde o pesquisador ...
Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. ... Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.
Uma pesquisa ou investigação é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano, gerando novos conhecimentos, podendo também desenvolver, colaborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que ...
Pesquisa científica é a aplicação prática de um conjunto de processos metódicos de investigação utilizados por um pesquisador para o desenvolvimento de um estudo. ... A pesquisa científica também pode fazer uma abordagem de algum estudo já existente, como forma de refutar os resultados produzidos nesta pesquisa.
Fundamentos de Metodologia Científica, de Marina Marconi e Eva Maria Lakatos, é um instrumento confiável por esclarecer procedimentos e abordar um conteúdo aprofundado com variados exemplos.
O conhecimento subdivide-se em diversos tipos, nomeadamente conhecimento popular (ou comum), científico, filosófico, artístico e teológico (religioso) (Marconi & Lakatos, 2003; Lukas & Santiago, 2004).
Segundo Marconi e Lakatos (2007, p. 17), a metodologia nasce da concepção sobre o que pode ser realizado e a partir da “tomada de decisão fundamenta-se naquilo que se afigura como lógico, racional, eficiente e eficaz”.
A pesquisa documental é um tipo de pesquisa que utiliza fontes primárias, isto é, dados e informações que ainda não foram tratados científica ou analiticamente. A pesquisa documental tem objetivos específicos e pode ser um rico complemento à pesquisa bibliográfica.
O objetivo da análise documental é a representação condensada da informação, para consulta e armazenagem, o da análise de conteúdo, é a manipulação da mensagem (conteúdo e expressão desse conteúdo), para evidenciar os indicadores que permitam inferir sobre uma outra realidade que não a da mensagem (BARDIN, 1977, p.
A pesquisa documental, segundo Gil (2007), diferencia-se da pesquisa bibliográfica por utilizar: a) material que não recebeu, ainda, nenhum tratamento analítico, como documentos arquivados em órgãos públicos e organizações privadas; e b) documentos como relatórios de pesquisa, tabelas estatísticas, relatórios de ...
Características da pesquisa quantitativa
Análise de respostas objetivas (dados numéricos, por exemplo); Uso de questionários de múltipla escolha, entrevistas individuais, etc; Métodos de coleta inflexível e previamente estruturado; Pesquisador-observador (não pode interferir nos resultados);
A pesquisa qualitativa é uma metodologia de caráter exploratório. Seu foco está no caráter subjetivo do objeto analisado. ... Nesse método, as respostas costumam não ser objetivas, ou seja, os resultados obtidos não são contabilizados em números exatos. A coleta dos dados pode ser feita de diversas maneiras diversas.
Ref.: 201402794248 5a Questão São caracteristicas da pesquisa qualitativa EXCETO: Neste enfoque não há medição numérica, como nas descrições. ... Utiliza métodos estatísticos e traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los.
Tipos de pesquisa qualitativaEtnografia.Pesquisa participativa.Pesquisa-ação.Pesquisa etnográfica aplicada à educação.História de vida.Análise temática.Bibliografia adicional.
Pesquisa quantitativa trata disso mesmo: quantidade. ... Com os números obtidos, o investigador pode mensurar problemas da sociedade e, a partir daí, propor soluções. Um exemplo hipotético: digamos que, de 500 estudantes de Ensino Médio, 357 afirmem não ter estudado a Teoria da Evolução.
Exemplos de pesquisa aplicada
Outro bom exemplo é o caso das forças armadas que realiza bastante pesquisa aplicada. Ou seja, eles podem querer saber sobre a eficácia do treinamento dos soldados, ou quão bem as práticas de recrutamento funcionam, como melhor lidar com os cidadãos nacionais em tempos de guerra.
Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..
Qual a origem dos cães domésticos?
Como lidar com uma pessoa muito tímida?
Como as bolinhas de gude chegaram ao Brasil?
Quais são os meios de comunicação atuais?
Como promover justiça social por meio da justiça fiscal?
Como surgiu a música dance Monkey?
Como uma pilha pode fornecer energia elétrica um aparelho?
Onde surgiram os primeiros Saloes de beleza?
Qual é o princípio de funcionamento de uma máquina térmica?
Como Calcular o índice de lucratividade de um projeto?
O que você acha que uma recepcionista de uma clínica odontológica deveria fazer?
Como calcular gastos de transporte?
Como calcular juros de conta negativa?
Como matematicamente são representados os anos e os séculos?