De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...
O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
A DRE é composta das contas de Resultado, ou seja, contas classificadas como Receitas e Despesas. A DRE vai nos mostrar se obtivemos lucros ou prejuízos, comparando e analisando a relação entre as receitas e as despesas.
O primeiro dado da DRE é a receita operacional bruta. ... É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
Qual é a estrutura da DRE?1 – Receita de vendas. ... 2 – Dedução de impostos. ... 3 – Receita Líquida. ... 4 – Custos de venda. ... 5 – Lucro ou resultado bruto. ... 6 – Despesas Administrativas ou fixas. ... 7 – Despesas com vendas. ... 8 – Despesas financeiras.
38 curiosidades que você vai gostar
Como analisar a DRE? Existem algumas formas já aplicadas de análise da DRE, conhecidas como análise vertical e análise horizontal. Na análise vertical, você pode ter um olhar mais específico, entendendo o percentual de cada despesa, custo ou receita em relação ao faturamento bruto.
Para que serve a DRE? A DRE é uma grande aliada do empreendedor. Por isso, saber usá-la é tão importante para a administração da sua empresa. Esse relatório confronta os dados das receitas e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido do seu desempenho e detalhando a real situação operacional de um negócio.
De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...
Deduções da Receita Bruta
São as devoluções de vendas, descontos concedidos na Venda, impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc e as Comissões sobre as Vendas.
Não entram na DRE. O resultado do exercício é transferido para o PL. Depois disso, ocorre o cálculo e a contabilização das reservas e dos dividendos. Vale dizer, as Reservas e os dividendos não aparecem na DRE e não afetam o resultado do exercício (irão afetar os lucros acumulados, no PL).
O modelo DRE que sua empresa deve seguir é:Receita bruta. (–) deduções.= receita líquida. (–) custo de mercadoria ou serviço vendido.= lucro bruto. (–) despesas com vendas. (–) despesas administrativas. ... = resultado operacional líquido. (–) despesas extra operacionais.= resultado antes IR e CS. (–) provisões IR e CS.
187 determina que a demonstração do resultado do exercício deva descriminar:I – a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;II – a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;
No Passivo você vai encontrar boa parte das contas referentes a pagamentos e provisões de uma empresa.
...
Então você encontra no Passivo, contas semelhantes a essas;Fornecedores a pagar.Empréstimos e financiamentos a pagar.Impostos a pagar.Salários a pagar.Provisão de 13º
As quatro principais demonstrações financeiras exigidas pela Securities and Exchange Commission (SEC) para apresentação aos acionistas são (1) demonstração de resultado, (2) balanço patrimonial, (3) demonstração das mutações do patrimônio líquido e (4) demonstração dos fluxos de caixa.
Como fazer um modelo de DRE= receita líquida. O equivalente a receita bruta menos as deduções de venda é chamado de receita líquida.– custo da mercadoria vendida. Agora, é deduzido da receita líquida os valores de custo de mercadoria. ... = lucro bruto. ... – provisões Imposto de Renda e Contribuição Social.
Significado de dedução
Retirada de uma parte do total: dedução no imposto de renda. Diminuição; ação ou efeito de deduzir, de subtrair, de retirar: conseguiu dedução do valor do seguro. Inferência; o resultado ou conclusão que se consegue chegar.
O que são deduções na DRE? As deduções sobre vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.
OBS.: São deduções das receitas de vendas: devoluções de vendas, abatimentos sobre vendas, descontos incondicionais concedidos, impostos e contribuições sobre vendas ou prestação de serviços (ICMS, ISS, PIS, COFINS, etc.).
Parece complicado, mas é simples.
Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.
As despesas operacionais são todos os custos de uma empresa que não se relacionam à produção de um produto, por exemplo: folha de pagamento, aluguel, material de escritório, marketing, seguros, impostos, etc.
Receita financeira é o ganho que uma empresa tem com aplicações financeiras ou qualquer rendimento proveniente da cobrança de juros.
20), a contabilidade tem como objetivo: controlar o patrimônio da entidade; apurar o resul- tado das entidades; prestar informações sobre o patrimônio, sobre o resultado das entidades aos diversos usuários das informações contábeis.
Você sabe qual é o papel da Demonstração do Resultado do Exercício, a DRE na contabilidade? ... A Demonstração do Resultado de Exercício, mais conhecida como DRE, é um documento que demonstra se a sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período de tempo.
Balanço patrimonial, ou balanço contábil, é uma demonstração contábil cujo principal objetivo é apresentar a situação contábil e financeira de uma empresa, dentro de um período específico.
O cálculo da análise horizontal é extremamente simples. Basta dividir o valor atual pelo seu valor anterior (também chamado de valor base). Assim, encontra-se o valor da variação entre os períodos de avaliação.
Qual a importância de cantar o Hino Nacional nas escolas?
Quando o banco pode parcelar minha fatura automaticamente?
Quais resíduos fazem parte do grupo B?
Qual o recurso do acórdão da apelação criminal?
Quais as complicações do choque hemorrágico?
Quais são palavras Polissílabas?
O que significa ft e in na altura?
Quando posso pegar as chaves do imóvel alugado?
Como montar um negócio do zero?
O que é H2O nos Estados Unidos?
Pode passar pó por cima do protetor?
Como conservar verduras e legumes cortados na geladeira?
Qual a idade para entrar na Escola Naval?
Quais são os principais tipos de interação medicamentosa?
O que é averbação de leilão negativo?
O que são as normas 568A e 568B?
Quais os vasodilatadores mais usados?
Que fatores devem ser analisados na escolha do sistema de irrigação?