O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque.
No motor do carro, a definição de o que é torque não muda. Trata-se da força que o motor consegue gerar. Essa força é produzida pelo sobe-e-desce dos pistões. O movimento desses componentes ao longo de seu curso gira o virabrequim, um eixo interligado às rodas motrizes.
Torque (Nm – Newton metro): É obtido sempre em rotações baixas, associando a rotação de um corpo à uma ação de força externa, responsável por remover ou manter o motor na inércia. Potência (W - Watts): É a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico.
Já o torque (medido em kgfm – quilograma força metro – em nosso País) pode ser entendido como o responsável por entregar força. Tanto é que a potência costuma ser mais importante para automóveis, enquanto os caminhões, ônibus e demais utilitários demandam mais torque.
Dos dois, o torque é o responsável pela capacidade do motor produzir força motriz, ou seja, o movimento giratório. É essa força que faz o veículo sair da inércia, arrancar e vencer ladeiras íngremes sem que você precise efetuar muitas trocas de marchas.
20 curiosidades que você vai gostar
É uma medida de força do motor: quanto maior o torque, melhor ele responderá às acelerações. Assim, o torque é muito importante na escolha não só de veículos leves, mas principalmente de veículos de transporte, como caminhões e ônibus.
De uma maneira simplificada, potência é torque multiplicado pela rotação. Conceitualmente falando, torque é trabalho. O trabalho de subir um aclive é o mesmo se feito por um carro de 50 cv ou outro de 500 cv. Ambos vão subir a ladeira, vão realizar o mesmo trabalho.
No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter cavalos-vapor em watts é necessário reduzir cavalos-vapor a watts, isto é, 1 cv = 735,49875 W.O cavalo-vapor é uma unidade pouco utilizada no meio científico devido à existência do watt (unidade SI).
1 CV (ou PS) = 0,7355 kW. 1 hp = 1,0138 CV (ou PS)
Portanto, 1 cv é igual a 75 kg. m por segundo (75 kg. m/s).
Lembre-se que o comprimento de uma alavanca pode aumentar ou diminuir a força num objeto em detrimento da distância através da qual a alavanca deve ser empurrada. Da mesma forma, o torque produzido por um motor pode ser aumentado ou diminuído com o uso de engrenagens.
Aumente a tensão e a corrente de alimentação, mas o longo tempo de funcionamento queima o motor. Como a potência, a tensão de alimentação e a corrente do motor são constantes, ele pode ser danificado se exceder o limite. A velocidade de rotação é constante, o torque é aumentado e a potência é aumentada.
A potência é o resultado da multiplicação do torque pelas rotações por minuto (ou seja, velocidade do motor de movimentar). Assim, é importante encontrar um equilíbrio do motor para se atingir o melhor desempenho de potência e força.
O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque.
O torque é uma grandeza vetorial, isto é, possui módulo, direção e sentido, podendo ser calculado por meio do produto vetorial entre força e distância.
Um motor mono/bifás/trif de 1 CV ligado 6 horas por dia, em 30 dias, vai consumir em média 133,20 kWh.
HP e CV são duas formas de medida de potência iguais? Não. Cavalo-Vapor e horsepower não são duas unidades de medidas exatamente iguais. Ou seja: 1 cv é igual a 0,9863 HP; e 1 HP corresponde a 1,0139 cv.
Cavalo (ou cavalo-vapor) é uma unidade de medida de potência. Ele é utilizado para mostrar a potência do veículo.
O kW é a padrão do Sistema Internacional de Medidas (SI). 1 cv equivale a 0,7355 kW, e 1 hp corresponde a 0, 7457 kW. Já o PS (Pferdestärke) é, basicamente, o cavalo-vapor. Medido segundo uma norma alemã, o PS equivale, assim como o cv, a 735,5 watts.
Usando a fórmula (V × I × Eff)/746 = HP, determine a força-cavalo do motor elétrico. Multiplique voltagem, corrente e eficiência em conjunto e divida o resultado por 746. Por exemplo, uma força-cavalo de um motor de 230 v puxando 4 ampères com uma eficiência de 82% resultaria em 1 força-cavalo.
P = T x N x 2 x π / 60P = Potência;T = Torque;N = Rotação do motor;π = 3,14159;
A potência é obtida a partir do produto do torque pela rotação do motor em um determinado ponto de utilização. Para obter o valor em cavalo vapor basta dividir o resultado obtido por 735,499. Todos os dados de rotação e torque são obtidos através de um dinamômetro.
Trata-se da abreviação de Cavalo-vapor, que é uma medida criada para ilustrar a potência de um motor. Ela foi inventada por James Watt, no final do século XVIII, para comparar o desempenho de seu motor a vapor com os de cavalos, até então muito utilizados para os trabalhos.
Quais são os princípios aplicáveis aos contratos?
Para que serve o medicamento AAS?
Qual a melhor pomada para tirar manchas da virilha?
Quais as empresas que praticam a responsabilidade social?
Como tirar o cheiro de cigarro rápido?
Quais são as principais aplicações da logística?
O que fazer quando o cachorro não anda?
Quem responde processo pode viajar para fora do Brasil?
Quanto tempo um protetor solar dura?
Qual o valor de um apartamento de 2 quartos em Portugal?
Qual é o significado do nome Gabriela?
Qual a importância dos estudos de bioequivalência?
Quanto tempo para dobrar o joelho após cirurgia?
Como fazer o reconhecimento de paternidade gratuito?