Costumamos dizer que o melhor “exame” para avaliar a qualidade dos óvulos é perguntar “Quantos anos você tem?”. Portanto, qualidade se relaciona com idade. E quantidade, com a reserva ovariana, que pode ser estimada com exames como contagem de folículos antrais, FSH e hormônio anti-mülleriano.
O exame de reserva ovariana é capaz de detectar aproximadamente quantos óvulos restam no corpo da mulher. O exame é particularmente importante para quem deseja adiar a gravidez ou para quem não tem certeza se quer ser mãe.
Por que os ovários podem envelhecer tão rápido? O envelhecimento ovariano natural pode ser explicado de duas maneiras: pela genética (pelo encurtamento dos telômeros) e pela diminuição do funcionamento e número das mitocôndrias.
Durante a estimulação ovariana, não há como saber se os óvulos estão maduros ou não, uma vez que o controle da estimulação dos ovários é feito pelo crescimento dos folículos, assumindo-se que, se existem dois ou mais folículos com diâmetros maiores que 17 ou 18 mm, então existirão óvulos maduros.
Quando a mulher tem suspeita de baixa fertilidade, o exame de sangue para progesterona é o mais indicado. Ele avalia os níveis de progesterona circulante e se estão dentro do padrão. Alterações podem indicar problemas na ovulação.
A ultrassonografia para a contagem de folículos antrais é utilizada para avaliar o número de folículos (cada folículo abriga um óvulo) presente nos ovários. Consiste em um exame de ultrassonografia transvaginal realizado entre o segundo e o quinto dia do ciclo menstrual, preferencialmente.
A qualidade dos óvulos está relacionada às suas características morfológicas e saúde cromossômica. Ou seja, o óvulo perfeito é aquele que possui as formas e quantidade de cromossomas adequados para gerar um embrião saudável.
Embora a perda da capacidade de ovular seja uma consequência natural do envelhecimento, a idade não é único fator que influencia na qualidade e quantidade dos óvulos. Saiba quais são eles:
Causadores de tremendos desgostos e artifícios de mil alegrias, os óvulos são os grandes protagonistas no processo da reprodução. As mulheres começam a ovular na adolescência, normalmente, a partir dos 11 anos, e a ovulação termina por volta dos 50 anos, com a chegada da menopausa.
Como o corpo feminino não cria novos óvulos a cada ciclo, a quantidade de células presentes nos ovários diminui com o passar do tempo. Além disso, é natural que os óvulos passem por um processo de desgaste e envelhecimento naturais, o que afeta a sua qualidade. A qualidade dos óvulos é peça chave para uma FIV de sucesso.
Quais os grandes desafios do século 21?
O que é concêntrica e excêntrica?
Quais são os tipos de isômeros ópticos?
Quanto tempo demora para as plaquetas subirem depois da dengue?
Quem foi o primeiro homem a descobrir o Brasil?
Quais os principais marcos legais do SUS?
O que é doação com usufruto vitalício?
Pode colocar álcool no lampião?
Como fazer a brincadeira da gravata no casamento?
Como descartar produtos de higiene pessoal?
Quais foram os maiores reis Vikings?
Que cargos compõem o Poder Judiciário e quais as suas funções?
O que é defesa de mérito novo CPC?
Como configurar uma central telefônica Intelbras?