Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas. O indivíduo ativo deve gastar no minimo 300 calorias por dia.
O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define sedentarismo como uma prática de atividades físicas leves inferior a 150 minutos por semana, de acordo com as recomendações atuais, para a população entre 18 e 60 anos (1).
Sedentarismo: tudo que você precisa saber!
O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividades físicas em pessoas de qualquer faixa etária. Entretanto, engana-se quem acredita que isso vale apenas para aquelas que não fazem nenhum tipo de exercício. Na verdade, também se caracteriza como sedentarismo a redução da prática de exercícios.
O ideal é que façam pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana. Os benefícios à saúde são mais significativos se houver o aumento da atividade física aeróbica de intensidade moderada para 300 minutos por semana.
Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.
O que é o sedentarismo? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas sedentárias as pessoas que não realizam, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas moderados por semana ou 75 minutos de atividades físicas intensas.
Você tem energia suficiente para fazer suas atividades habituais? A – Sempre, sem problemas; B – Quase sempre, poucas vezes tenho dificuldade para completar minhas atividades. C – Às vezes falta força ou folego para completar minhas atividades.
Na realidade, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.
A diferença significativa entre um estilo de vida sedentário e um estilo de vida ativo reside em questões relacionadas à saúde. Ao contrário do caso de um estilo de vida sedentário onde o indivíduo é propenso a ser um paciente de várias doenças, o estilo de vida ativo permite que o indivíduo seja saudável o tempo todo.
Uma vida ativa é sendo regularmente envolvida na atividade física , como andar, correr, andar de bicicleta, exercitar, etc. Isso garante que o indivíduo não só se torne saudável, mas também começa a aproveitar a vida. A diferença significativa entre um estilo de vida sedentário e um estilo de vida ativo reside em questões relacionadas à saúde.
Quais as doenças associadas à vida sedentária? O sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe.
Qual a diferença da tela OLED para AMOLED?
O que vestir numa temperatura de 15 graus?
Quais são as duas características do esporte espetáculo?
Por que as rochas não são contínuas?
O que não é normal durante a gravidez?
Qual é o significado do nome Hinata?
Para que serve a sonda na bexiga?
Por que tantos cubanos fogem de Cuba?
Quais os efeitos positivos da risperidona?
Qual o valor normal da glicemia depois do café da manhã?
O que são instrumentos de medição elétrica?