Como tratar a estomatite no bebê
Além de hidratantes, o tratamento conta com antialérgicos orais para acelerar o fim da crise. Também são receitadas pomadas ou cremes à base de corticoide, que atenua a inflamação na pele. Em casos mais graves, os médicos apelam para remédios imunomoduladores e, se houver infecção no pedaço, a antibióticos.
É possível tratar a estomatite com remédios naturais, sendo opções a solução de mel com sal bórax, o chá de cravo-da-índia e o suco de cenoura com beterraba, além do chá feito com camomila, calêndula e flor de laranjeira, que também ajuda a aliviar os sintomas e desconforto da estomatite.
Estomatite é um quadro muito comuns em bebês que pode designar inflamações da cavidade bucal de diferentes causas. Por mais cuidado que os pais tenham, é normal que problemas na saúde dos pequenos surjam e, muitas das vezes, os pegam desprevenidos.
Os remédios mais usados no tratamento das aftas são os analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, pois aliviam a inflamação e a dor da afta, reduzindo o desconforto sentido pelo bebê. Estes remédios só devem ser utilizados com orientação do médico, uma vez que as doses variam de acordo com o peso da criança.
A estomatite viral é contagiosa por exemplo, sendo relativamente fácil de se transmitir ou “pegar”, através das gotículas de saliva ou do contato direto com a área afetada (beijo por exemplo), principalmente quando falamos do vírus do herpes (estomatite herpética).
Além do uso dos medicamentos e pomadas — que devem ser indicados por um médico —, alguns cuidados podem aliviar os incômodos causados pela dermatite. Banhos mais mornos e frios, uso constante de hidratante corporal, sabonetes específicos para bebês e/ou peles delicadas e uso de roupas de algodão são alguns deles.
Além disso, o pediatra pode ainda receitar o uso de uma pomada para dermatite, como Hidrocortisona 1% ou Dexametasona, que deve ser aplicada em fina camada sobre a pele afetada por cerca de 7 dias.
A tetraciclina, entre outros, constitui um antibiótico para estomatite bastante utilizado, exceto nos casos onde ainda se esteja a verificar a formação de dentes permanentes, sob o risco de os tornar mais escurecidos.
É importante que a boca do bebê esteja sempre limpa, para evitar a proliferação de microrganismos na afta, e pode ser recomendado o uso de medicamentos para aliviar os sintomas e diminuir o desconforto, como o Paracetamol, por exemplo.
A estomatite no bebê é uma situação caracterizada pela inflamação da boca que leva ao aparecimento de aftas na língua, gengivas, bochechas e garganta. Essa situação é mais frequente em bebês com menos de 3 anos e na maioria dos casos é causada pelo vírus do herpes, sendo conhecida nesse caso como gengivoestomatite herpética.
Estomatite Infantil – O Que é e Como Tratar | trocandofraldas.com.br Como são os sintomas iniciais da estomatite infantil e como tratar? Entenda porque o problema pode acontecer e qual o tratamento adequado.
Dar alimentos frios e sem temperos, como gelatina, sopa fria, iogurte ou sorvete, por exemplo, pois alimentos quentes e temperados aumentam a dor; Limpar a boca do bebê com uma gaze ou algodão umedecido em água fria para aliviar a dor.
Quem é filha de Dorinha Duval?
Qual é o significado de Vunesp?
O que é a data de validade do cartão de crédito?
São exemplos de má-fé processual?
Quanto o Brasil arrecadou em 2021?
Quais os fármacos em saúde do idoso considerados mais Iatrogênicos?
Como se avaliar se uma alteração de exame de imagem pulmonar é suspeita de câncer?
Pode usar azul no casamento civil?
Faz mal dormir com o celular do lado do travesseiro?
Porque o gel não fixa na unha?
Qual o tipo de tinta que é usado para pintar velas?