O ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo interposto entre os dois constituintes mineralizados do periodonto de sustentação (cemento e osso alveolar), estabelecendo, desta maneira, a articulação entre o dente e seu respectivo alvéolo (Gonfose).
O Osso alveolar é uma camada delgada que circunda a raiz dos dentes, mantendo-os seguros contra bacterias da gengivite devido a inserção das fibras colágenas do ligamento periodontal. É também chamado de osso maseirmo ou lâmina dura. Consiste no tecido ósseo o qual da sustentação aos dentes.
A nossa anatomia consiste em coroa, que é a parte visível, a linha de junção, que faz o trabalho de separar a gengiva dos dentes e a raíz, que é a parte invisível dos dentes e os mantém fixados nos ossos.
Em Odontologia, periodonto é nome dado a todos os tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso (maxila ou mandíbula).
Tecido conjuntivo mineralizado que recobre a dentina radicular tendo como principal função a inserção das fibras do ligamento periodontal na raiz do dente.
Os elementos mais importantes do ligamento periodontal são as fibras elásticas, sendo dispostas em feixe. O ligamento periodontal contém, em grandes proporções, substância fundamental preenchendo os espaços entre fibras e células.
A superfície externa do osso é sempre revestida pelo periósteo, que contém em sua estrutura, fibras colágenas, osteoblastos e osteoclastos. Os espaços medulares, no interior do osso, são revestidos por endósteo que tem muitos aspectos em comum com o periósteo. Os osteoblastos produzem osteoide, que sofre calcificação.
O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar. Na presença de inflamação, as fibras colágenas constituintes do ligamento periodontal encontram-se desorganizadas. ...
O osso do maxilar segura cada dente no seu alvéolo, sendo que é importante que este osso não seja exposto às bactérias, pois uma infeção poderá instalar-se, provocar danos e eventualmente a perda de dentes. As suas gengivas fornecem uma barreira protectora entre o osso e a placa bacteriana na sua boca.
O dente é constituído basicamente por cinco estruturas diferentes. São elas: o esmalte, a dentina, a polpa dentária, o cemento e o ligamento periodontal. A profissional explica que o esmalte é responsável pela proteção do dente, sendo a camada mais dura e servindo de barreira para a dentina e a polpa.
Tendo em vista a composição de cálcio e fosfato da camada mais externa do dente (o esmalte), ele é mais resistente que o osso, alias, o elemento dental é uma das partes mais resistente do corpo humano. ”O dente apresenta 97% do seu peso em conteúdo mineral, já o osso apenas 65%”, diz Elizabeth.
Após o preenchimento com materiais de enxerto ósseo, a gengiva é colocada na posição correta e devidamente suturada.
Além disso, os dentes estão sempre expostos, enquanto os ossos vivem escondidos sob nossa pele. Tendo em vista a composição de cálcio e fosfato da camada mais externa do dente (o esmalte), ele é mais resistente que o osso, alias, o elemento dental é uma das partes mais resistente do corpo humano.
“Os ossos quando lesionados, a exemplo de fraturas, são capazes de reparação, diferentemente do dente, que se quebrar necessita de um tratamento dentário restaurador. Isto tem relação com as diferentes capacidades de regeneração das células que os constituem.
Como jogar o jogo de cartas de Yu-gi-oh?
Como se joga dominó de 5 pontas?
O que é uma boa comunicação no trabalho?
Para que serve o jogo de palavras cruzadas?
Como imprimir boleto Coren 2021?
Como substituir o saco plástico?
Como trabalhar com o Layout do SketchUp?
Como brincar de jogo da velha passo a passo?
Como imprimir só uma parte do AutoCAD?
Como ganha no bolão da Dupla Sena?
Tem como ver o histórico de impressão?
Como jogar o jogo do avião no Google Earth?
Qual Ás cartas mais forte do truco?
Quanto tempo para emitir CNH simplificada?
Como jogar o Doodle do Google de hoje?
Como imprimir somente páginas ímpares no Excel?
Como importar um arquivo para o Python?